Colóquios em Saúde: Status Nutricional de Selênio e Iodo em Crianças e Adolescentes da Bahia

Na próxima quinta-feira, 18, acontecerá mais uma edição dos Colóquios em Saúde. O tema desta vez é o “Status Nutricional de Selênio e Iodo em Crianças e Adolescentes da Bahia” e a palestrante desta semana é a Prof.ª Dr.ª Renata de Oliveira Campos.

O encontro acontece às 16 horas na sala 03 do pavilhão de aulas do CCS e é aberto ao público.

Apresentação:
O selênio é um micronutriente essencial para a saúde humana, pois constitui as selenoproteínas que tem papel antioxidante e participa da biossíntese e ativação dos hormônios tireoidianos. Metodologia: O presente estudo possui abordagem descritiva e delineamento transversal no qual foram avaliados de 980 escolares de 6 a 14 anos de escolas públicas da Bahia, Brasil. Neste estudo, o selênio e o iodo urinário foram medidos pelo método ICP-MS, juntamente com o hormônio estimulante da tireoide (TSH) em amostras de sangue de papel filtro. Resultados: O estudo revelou adequação na nutrição de selênio e iodo, considerando a média de excreção urinária (40,6±20,4 μg/L vs. 249,3±168,5 μg/L, respectivamente). Nenhum dos escolares apresentou ingestão excessiva de selênio. No entanto, uma prevalência de DS de 15,3% foi observada. Deficiência de iodo (DI) concomitante com DS foram observadas em 12% dos escolares. Houve uma correlação positiva entre a excreção urinária de selênio e iodo (r = 0,69, p = 0,00). A média geral do TSH foi de 1,06 μIU/L. Conclusão: Houve uma correlação importante entre o selênio urinário e a concentração de iodo aponta para o fato de que a nutrição com selênio pode interagir com outros nutrientes e/ou componentes da dieta. Assim, a inclusão da mensuração do selênio nas ações de monitoramento pode contribuir para uma maior efetividade dos programas de prevenção de distúrbios na população infantil.