Até o dia 06 de outubro estão abertas as inscrições para a “IV Jornada de Nutrição e Saúde da UFRB: Segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e conjuntura política atual”. A inscrição é online, gratuita e aberta também a estudantes de outras instituições, bem como profissionais da área.

O evento acontece no dia 09 de outubro, de 08h às 18h, no auditório do UMEPS, no Centro de Ciências da Saúde – CCS, em Santo Antônio de Jesus.

Confira a programação:

08:00h – Credenciamento

08:30h – Mesa de Abertura
- Prof. Dra. Flávia Henrique – Nutricionista - Diretora do CCS/UFRB
- Prof. Dra. Clotilde Assis – Nutricionista - Coordenadora do Colegiado de Nutrição - CCS
- Nut. Angelina Cordeiro Cavalcante - Conselheira do CRN-5
- Mediador - Prof. Ms. Permínio Vidal Jr. – Nutricionista - CCS/UFRB

09:00h – Apresentação Cultural

09:30h - Intervalo para Coffee Break (Café da Manhã)

10:00h – Tema 1. Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Povos Tradicionais
- Elionice Sacramento – Representante Quilombola (Comunidade de Salinas das Margaridas)
- Cláudio Lisboa - Tecnólogo em Agroecologia
- Deise Oliveira – Discente de Nutrição – CCS/UFRB
- Maeli Calmon – Psicóloga - CCS/UFRB
- Mediadora: Profa. Dra. Renata Campos – CCS/UFRB

12:00h – Intervalo para o almoço

14:00h – Tema 2. Segurança Alimentar e Nutricional na Conjuntura Política Atual
- Prof. Dra. Sandra Chaves – Escola de Nutrição da UFBA
- Kâhu Pataxó – MUPOIBA (Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia)
- Ms. Carolina Nascimento - UFRB
- Profa. Dra. Jacimara Santana – Universidade do Estado da Bahia - UNEB
- Vilma Reis – Mahins – Organização de Mulheres Negras
- Mediadora: Profa. Dra. Denize Ribeiro – NEGRAS/CCS/UFRB

16:00h - Lançamento de Livros

17:00h – Atividade Cultural (Coral da UFRB)

Sobre o evento:
A IV Jornada de Nutrição e Saúde é um evento aberto para Nutricionistas, estudantes de Nutrição, contará com temas atuais e de interesse para toda comunidade acadêmica, pois abordará a temática da segurança alimentar e nutricional (SAN), sustentabilidade e sua relação com o cenário político e social na atualidade. Nas últimas décadas, a questão da SAN ganhou centralidade na agenda internacional, influenciando os acordos e compromissos de desenvolvimento dos governos nacionais. Fortemente influenciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação (FAO), o conceito de SAN, incialmente circunscrito à produção e formação de estoques de alimentos, foi sendo acrescido de distintas dimensões que influenciam o sistema alimentar mundial e as condições de vida das pessoas. No Brasil, a SAN adquiriu especificidade própria conferida pelo amplo processo de participação social em torno da construção de uma agenda de segurança alimentar e nutricional, propiciando a criação de leis, planos e estruturas com vistas à implantação de um sistema nacional de segurança alimentar. A SAN tem sido defendida como um eixo do desenvolvimento e um objetivo estratégico das políticas públicas nacionais fundamentadas no princípio da soberania alimentar e do direito à alimentação. Adicionalmente, a temática da sustentabilidade tem ganhado importância para a manutenção da vida humana e dos seres vivos, tendo em vista que alimentação é uma atividade que envolve muito mais que o ato de comer e a disponibilidade de alimentos. Há uma cadeia de produção, que se inicia no campo, ou antes, na preparação de sementes, mudas e insumos, passando por ciclos, do plantio à colheita, em que elementos da natureza têm um papel crucial, mas que vêm sendo, cada vez mais, envolvidos por questões tecnológicas, financeiras, sociais e políticas. Desse modo, além de trazer novos conteúdos, a IV Jornada de Nutrição também é uma oportunidade para que profissionais e futuros profissionais possam dialogar com intuito de trocar experiências, refletir criticamente e criar estratégias de enfrentamento de problemas de cunho nutricional, político e ambiental e também confraternizar.

Inscreva-se!