Colóquio sem Saúde: Estágios no Curso de Psicologia da UFRB: Implicações Políticas, Institucionais, Curriculares e Formativas Profissionais

Palestrante: M.a Bianca Caroline Souza de Lima
Dia/horário/local: Quinta-feira, 24 de outubro, às 16 horas, na Sala 09 do Pavilhão de Aulas

Apresentação:

Este estudo tem como objeto as experiências dos estudantes na etapa dos estágios obrigatórios do Curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que buscou conhecer e compreender as experiências dos atores da formação através dos estágios, os referenciais teóricos que fundamentam a formação profissional, o currículo e os estágios, como acontecem os estágios na UFRB e no Curso de Psicologia e como se dá a compreensão e as implicações dos atores/autores nos processos formativos e operacionais dos estágios na graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva baseada na etnopesquisa-implicada e na pesquisa da experiência, em que a experiência do/a pesquisador/a e dos atores sociais se fortalecem nas narrativas e na interpretação dos seus etnométodos. A pesquisa ocorreu durante o semestre letivo 2018.1 e foram entrevistados três discentes matriculados e cursando componentes curriculares de estágio e quatro docentes orientadores de estágios obrigatórios que participaram da entrevista compreensiva. O estudo apoiou-se nos conceitos de construção identitária, formação e os seis aspectos que envolvem os estágios na graduação que são: currículo, políticas, operacionalização, concepção, regulamentação e gestão. Os resultados apresentaram um panorama dos estágios do Curso de Psicologia, a experiência dos discentes e docentes e o impacto de tais atividades para a sociedade em que a universidade está inserida, bem como, apresentou possibilidades de inovação e mudanças no projeto pedagógico do curso, na gestão de tais atividades e no âmbito da articulação entre a universidade e a sociedade.