2 de Julho em Defesa da Ciência

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai integrar a mobilização estadual, em defesa da Ciência e da Tecnologia, em evento marcado para 2 de julho, data dos festejos da independência da Bahia.

A concentração de estudantes, pesquisadores, professores e admiradores da ciência está marcada para as 7h30min no Largo da Lapinha, em Salvador. A expectativa é de reunir cerca de 500 cientistas baianos no ato.

A articulação do protesto está sendo feita pela Academia de Ciências da Bahia (ACB) e já conta com a adesão das instituições federais UFRB, UFBA, UFOB e UESB; e das estaduais UNEB, UESF, UESC e UESB. Apóiam a mobilização o Instituto FioCruz/BA, o IFBA, o IF-Baiano e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A manifestação tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o grave momento vivido pela ciência e tecnologia no Brasil e particularmente na Bahia, carente de recursos e investimentos para financiamento de pesquisas e fomento de projetos.

O presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Andrade diz que afalta de apoio à ciência no Brasil chegou a uma situação dramática; em decorrência disto, a mobilização da sociedade se faz necessária como forma de chamar a atenção sobre a questão, levando o governo a recompor o orçamento reduzido.

*Fonte: https://ufrb.edu.br/portal/index.php?option=com_chronoforms5&chronoform=ver-evento&id=464