11ª Semana de Enfermagem da UFRB

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 16 Maio 2019 15:59 | Publicado: Quinta, 16 Maio 2019 15:59 | Acessos: 773

No último dia 14, aconteceu no CCS a 11ª Semana de Enfermagem da UFRB. O evento científico contou com a presença da comunidade externa e interna. Neste ano, a programação nacional para a comemoração da Semana de Enfermagem direcionada pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (ABEN) e o tema escolhido surgiu como estratégia para articular e preparar o conteúdo que será desenvolvido durante o 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 12ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica e 5º Seminário Internacional sobre o Trabalho de Enfermagem, a realizar-se em Manaus, de 11 a 14 de novembro de 2019.

No CCS/UFRB, o tema desenvolvido foi “Desafios para uma prática equânime e grupos sociais heterogêneos: classe, gênero, geração, raça/etnia e cultura”.
A 11ª Semana de Enfermagem possibilitou ampla discussão das temáticas no âmbito local, fortalecendo, por conseguinte, o eixo ensino-pesquisa-extensão e oportunizando o envolvimento tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa.

Participaram do evento a Dra. Emanuelle Freitas Goes (Doutora em Saúde Pública com concentração em Epidemiologia pelo ISC/UFBA 2018) discutindo sobre os desafios para uma prática equânime na perspectiva de gênero, geração, raça/etnia e cultura; também participou a Dra. Climene Laura de Camargo. (Enfermeira, doutorado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo, Professora titular UFBA) e falou sobre os desafios para uma prática equânime no cuidado às comunidades vulneráveis e também a Dra. Helena Moraes Cortes. (Enfermeira, Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo/2016 UFRB). Trazendo o tema “Desafios para uma prática equânime no cuidado em saúde mental da população transgênera”.

O Dr. George Mariane Soares Santana (UFRB - Terapeuta Transpessoal Sistêmico e de Regressão) ministrou palestra com intervenção Terapêutica com o tema “As PIC’s como exemplo de práticas equânimes no SUS - o cuidado começa quando alcança o cuidador”.

Trabalhos científicos foram apresentados aos participantes e comunidade acadêmica presente e ainda foram realizados testes rápidos de Hepatite C e HIV e Vacinação contra gripe.

O MuNEAN disponibilizou duas ricas exposições:

- "História da Enfermagem: Contribuição do Afrodescendente" que traz um resgate da contribuição do profissional de Enfermagem afrodescendente na construção da história da Enfermagem brasileira, mulheres, que assumiram o papel do cuidar - amas de leite, mães de santo, heroínas da Revolução, Enfermeira na Segunda Guerra Mundial, os primeiros afrodescendentes a ingressar na Universidade, destaques na profissão e a reconfiguração do perfil do profissional da Enfermagem Brasileira e;

-"Mostra Indumentárias do cuidar" que mostrou de replicas da indumentária do cuidar no Brasil no período de 1880 a 1950.

Confira mais fotos do evento aqui

Saiba mais sobre o MuNEAN