Ações afirmativas, Autodeclaração e Sistema de fraudes nas Instituições de Ensino Superior - CCS Participa

Escrito por Anderson | Criado: Domingo, 18 Setembro 2016 11:52 | Publicado: Domingo, 18 Setembro 2016 11:56 | Acessos: 1330

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB participou, nos dias 15 e 16 deste mês, do seminário “Ações afirmativas, Autodeclaração e Sistema de fraudes nas Instituições de Ensino Superior - IES ”, que está em sua segunda edição. O seminário aconteceu no Instituto Federal da Bahia - IFBA, com inscrições gratuitas.
Participaram do encontro representantes da UFRB, das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial - SEPROMI e da Educação - SEC, do IFBA, da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, além de professores, técnicos e estudantes.

Na cerimônia de abertura, a UFRB foi representada na mesa do evento pela pró-reitora da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE, professora Maria Goretti, que também representou o reitor Silvio Soglia. Também completaram a mesa, Fábya Reis, Secretária da SEPROMI, Edna Matos, diretora do IFBA campus Santo Antônio de Jesus, Eva Dayane de Góes, Coordenadora de Acesso e Permanência Estudantil da UFSB e representando o reitor Naomar Filho, Marluce Macedo, Coordenadora do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos – CEPAIA e representante do reitor José Bites e Samuel Vida, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFBA.

Foi debatido com a comunidade universitária a experiência das ações afirmativas, o critério da autodeclaração e o sistema de fraudes no uso das “cotas” nas IES, promovendo a troca de conhecimentos para o fortalecimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial no território do Recôncavo.
A programação incluiu, ainda, o lançamento do livro “As Vinte e Uma Faces de Exu na Filosofia Afrodescendente da Educação”, de Emanoel Luís Roque Soares. O evento é uma realização do grupo de trabalho “Universidades” da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, vinculada à SEPROMI, em parceria com a SEC.

Confira as fotos do evento: