Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Implantação da Biblioteca Virtual em Saúde do CCS/UFRB

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 13 Setembro 2017 09:03 | Publicado: Quarta, 13 Setembro 2017 09:03 | Acessos: 2344

Na última terça-feira, dia 12, foi implantada no Centro de Ciências de Saúde/UFRB a Biblioteca Virtual em Saúde, a BVS. A BVS é resultado da evolução da cooperação técnica em informação em ciências da saúde conduzida pela BIREME/OPAS/OMS desde sua criação em 1967. Inicialmente, este modelo de cooperação técnica foi pautado pelas funções essenciais de uma biblioteca biomédica regional, promovendo o fortalecimento e uso compartilhado coleções e serviços entre bibliotecas. 

Em setembro de 2008, foi lançado o Portal da BVS Brasil durante o CRICS 8/ BVS 5 realizado na cidade do Rio de Janeiro, o portal da BVS Brasil por meio da parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde – representação Brasil, BIREME/OPAS/OMS e o Ministério da Saúde do Brasil. O portal surge com objetivo de convergir as redes temáticas brasileiras da BVS e integrar suas redes de fontes de informação em saúde, fortalecendo-as e dando visibilidade às mesmas.

A Biblioteca Virtual em saúde é uma estratégia do Ministério da Saúde para promover a inclusão digital. A BVS também possibilita a capacitação do profissional de saúde para o uso na informação da sua tomada de decisões em saúde. Ela permite o acesso gratuito a 60 fontes de informação com mais de 26 milhões de registros bibliográficos.

Os objetivos da BVS são: promover, democratizar e ampliar o acesso ao conhecimento científico e técnico atualizado em saúde; atender às necessidades de informação em saúde de autoridades, gestores, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de saúde e público em geral; contribuir para inclusão informacional e digital na área da saúde e; promover e qualificar o processo de tomada de decisões baseadas na melhor evidência científica disponível.

A cerimônia de implantação contou com a presença de: Georgina Gonçalves (Vice-Reitora da UFRB); Flávia Conceição Henrique (Diretora do Centro de Ciências da Saúde); Márcia Cristina Passos da Paixão Carneiro (Coordenadora de Informação e Documentação da UFRB; Magali Alves Albuquerque (Chefe da Biblioteca do CCS); Leandro Gomes Lobo (Secretário de Saúde do Município de Santo Antônio de Jesus); Shirlei Rodrigues Gonçalves (Coordenadora de Disseminação da Informação do Ministério da Saúde) e; Siomara Zgiet (Técnica da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde).

No turno da tarde, as técnicas do Ministério da Saúde promoveram uma capacitação de usuários para acesso à informação e evidências no processo de tomada de decisões em saúde, através dos recursos da BVS, BVS Brasil, BVS Saúde Pública e BVS Ministério da Saúde.

 

Confira as fotos:

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página