UFRB e SecultBA celebram acordo durante programação do Bembé do Mercado

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) assinaram um protocolo de intenções que formaliza uma relação de cooperação e trabalho. A assinatura do documento aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 17, em meio as comemorações do tradicional Bembé do Mercado, durante a Missa Afro, celebrada na Igreja do Museu do Recolhimento dos Humildes, no município de Santo Amaro.

A parceria foi firmada com a presença do reitor da UFRB, o professor Silvio Soglia, que se fazia acompanhado do diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), professor Danillo Barata; e a secretária da Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, cuja comitiva também foi formada pelo Diretor do Centro de Cultura Populares e Identitárias (CCPI), André Reis.

Secretária da Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana e o Reitor da UFRB, Silvio Soglia, assinaram protocolo de intenções.

Secretária da Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, e Reitor da UFRB, Silvio Soglia, assinaram protocolo de intenções. Foto: Lucas Rosário/SecultBA.

O estreitamento entre as duas instituições fortalece uma união já existente entre a SecultBA e o universo acadêmico. A priori, serão desenvolvidas ações como o mapeamento e a pesquisa de manifestações culturais de Santo Amaro e de outros municípios do recôncavo baiano. Esse projeto, por exemplo, envolve o corpo técnico da SecultBA e os professores, pesquisadores e estudantes da UFRB.

O acordo vai proporcionar uma maior integração entre a comunidade acadêmica da UFRB e os espaços e instituições culturais da região. O Teatro Dona Canô, por exemplo, é um forte espaço de intercâmbio. De acordo com o professor Danilo Barata, "o equipamento vai servir de laboratório e fortalecer a experiência prática dos alunos do campus, que conta com cursos superiores tecnológicos em Artes e Espetáculos, Produção Musical, Política e Gestão Cultural e, também, das Licenciaturas Interdisciplinares em Artes e em Música Popular Brasileira".

Para o reitor Silvio Soglia, "a parceria com a SecultBA vai além da missão da UFRB de formar pessoas e permite que a academia ocupe de forma mais efetiva e permanente os espaços culturais de Santo Amaro, atraindo mais turistas e fomentando a economia".

A secretária Arany Santana falou da missão da universidade pública de promover a democratização do conhecimento e da livre expressão do pensamento. “A educação e a cultura são fatores primordiais para o desenvolvimento de uma sociedade que precisa combater com empenho as desigualdades", ressaltou a gestora.

Com informaçoes da Secretaria de Cultura da Bahia.