UFRB abre inscrição para programas de mobilidade acadêmica para alunos

Publicado: Segunda, 16 Setembro 2019 11:38

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrição para estudantes de cursos de graduação que almejem participar de Programas de Mobilidade Acadêmica Nacional, para o semestre letivo 2020.1.

O Edital do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica direcionado aos estudantes da UFRB especifica os procedimentos para realizar estudos em outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Outro edital apresenta orientações para alunos de outras IFES ou da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que queiram cursar componentes curriculares na UFRB por um período determinado.

Programa ANDIFES

O estudante de graduação que deseja cursar componentes em outra IFES deverá se inscrever no período de 19 de agosto a 20 de setembro de 2019, no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico (NUGTEAC) do Centro de Ensino ao qual está vinculado, via abertura de processo eletrônico.

Poderão participar do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica os alunos que tenham integralizado, pelo menos, 20% da carga horária de seu curso; estejam com a matrícula ativa durante todo o semestre letivo 2019.2; e não somem mais que duas reprovações nos semestres letivos 2018.2 e 2019.1.

O edital especifica que não há previsão de concessão de subsídios, como bolsas, custeio de viagem, estadia, alimentação, seguro, ou benefícios similares. O aluno poderá se afastar da UFRB por até dois semestres letivos, prorrogável por mais um, de acordo com os critérios e a concordância entre as instituições parceiras.

Segundo o edital, não há limite de vagas para a mobilidade. O deferimento da solicitação ficará condicionado à disponibilidade de vagas e à possibilidade de matrícula nas atividades pretendidas na IFES anfitriã.

O edital também lista os documentos para a inscrição. Informa que é de inteira responsabilidade do estudante pesquisar junto à instituição anfitriã os programas dos componentes curriculares e outros documentos que sejam exigidos por ela como complementares.

Os processos de inscrição serão encaminhados pelos NUGTEAC para os Colegiados dos Cursos, responsáveis por apreciar os processos e encaminhá-los para o Núcleo de Gestão de Programas e Projetos (NUPROP) até o próximo dia 23 de outubro. Posteriormente, o NUPROP encaminhará os documentos dos alunos para as IFES anfitriãs até o dia 31 de outubro e disponibilizará a lista de inscritos no sítio eletrônico https://ufrb.edu.br/nuprop até às 17 horas do próximo dia 05 de novembro. De acordo com o edital, a IFES anfitriã é a responsável pela aprovação do pedido do aluno, assim como pelo envio da Carta de Aceite.

O aluno participante terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).

Segundo o edital,  os estudantes da UFRB que já estejam em mobilidade no semestre letivo 2019.2 e queiram solicitar prorrogação de participação no programa terão que atender aos mesmos fluxos e prazos contidos no edital.

Lista de IFES participantes do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica: http://www.andifes.org.br/institucional/mobilidade-academica/

Mobilidade na UFRB

A UFRB abre inscrições para recepcionar estudantes de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para a realização de mobilidade acadêmica na instituição, a se realizar no semestre letivo de 2020.1, com início das atividades previsto para 02 de março de 2020.

O edital estabelece que são requisitos para inscrição: não ter participado de programa de mobilidade por três semestres letivos; ter integralizado, no mínimo, 20% (vinte por cento) da carga horária do curso de Graduação em que esteja matriculado; estar devidamente matriculado na IES de origem no semestre letivo aqui equivalente ao período 2019.2; ter no máximo duas reprovações nos dois semestres letivos anteriores ao da atual matrícula; e, nos casos dos alunos da UNEB,  ter no máximo três reprovações nesses mesmos semestres.

Os alunos devem se inscrever em sua IES de origem. O setor responsável pela mobilidade na IES, deverá enviar os documentos do interessado para o e-mail do NUPROP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), entre os dias 19 de agosto a 31 de outubro próximos.

A lista dos inscritos será publicada no site www.ufrb.edu.br/nuprop até o dia 05 de novembro.

A informação sobre o deferimento do pedido será enviada pelo NUPROP, via e-mail, após apreciação da solicitação pelo Colegiado do Curso de Graduação pleiteado, o qual deverá apreciar as solicitações até o dia 06 de dezembro de 2019. O edital não garante concessão de subsídios para os estudantes, tais como bolsas, custeio de viagem, estadia, alimentação, seguro, ou outros benefícios similares.

Editais e formulários encontram-se disponíveis em: https://ufrb.edu.br/nuprop/programa-de-mobilidade-estudantil/editais-2

Informações complementares no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone (75) 3621-9109.