Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O CETENS/UFRB e a UEFS realizaram diversas ações durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Publicado: Quarta, 01 Novembro 2017 00:11

O CETENS/UFRB e a UEFS realizaram diversas ações durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

O Programa Biênio da Matemática Carloman Carlos Borges 2017-2018, uma parceria entre o CETENS/UFRB e a UEFS, realizou entre os dias 23 e 29 de outubro diversas ações no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A intensa programação do Biênio da Matemática começou na segunda (23), com a “Mostra de Matemática e Educação Inclusiva”, no CETENS/UFRB. A programação ocorreu durante todo o dia e contou com a participação de especialistas da área que apresentaram recursos tecnológicos voltados para o ensino de Matemática para pessoas com deficiência. Ainda na segunda, começou no Boulevard Shopping a exposição “Matemáticos e suas Obras”, que esteve aberta ao público até o domingo (29).

Na terça (24), aconteceu na UEFS a “Mostra Informática na Matemática”, além de exibição de vídeos, exposição de materiais educativos, jogos matemáticos, desafios e curiosidades sobre a Matemática.

Na quarta (25) e quinta (26), foi realizada a Mostra de Matemática Elon Lages Lima no Colégio Modelo, recebendo mais de 3500 visitantes. Com o tema “A Matemática está em Tudo” e uma equipe de mais de 200 alunos do CETENS/UFRB e da UEFS, muitas ações foram executadas com o objetivo de popularizar a Matemática.

Estudantes da educação básica de Feira de Santana e região participaram de diversas atividades como a cidade enlameada, a geometria das abelhas, o cálculo da área da pele humana, a faixa de um lado só, o desafio dos palitos, dentre muitas outras ações. Teve exposição de jogos, sólidos geométricos, biografia de matemáticos, materiais didáticos recicláveis além de entrega de panfletos educativos. A Matemática Gigante foi outro destaque da Mostra de Matemática, atraindo muitos visitantes. Espontaneamente, os visitantes organizaram competições como, por exemplo, a solução mais rápida da Torre de Hanói.

Na quarta (25), aconteceu a mobilização do Dia C da Ciência, com a distribuição de adesivos em alusão à campanha. Na quinta (26), o diretor-presidente da Fapesb, Lázaro Cunha e a gestora da diretoria científica, Renata Matos, visitaram a Mostra. Nos dois dias, mais de uma dezena de ônibus transportaram estudantes para participar do evento.

A programação do Biênio da Matemática Carloman na SNCT 2017, ainda realizou na sexta (26) a exposição “A Matemática está na feira”, na feira livre da cidade de Antônio Cardoso mostrando aos visitantes a Matemática presente na lida diária de homens e mulheres do campo.

O Biênio da Matemática Carloman Carlos Borges na SNCT 2017 conta com o apoio da Fapesb e do CNPq e dos seguintes parceiros: UEFS – Nemoc, Lema, Labmat, subprojeto de Matemática do Pibid, DAMAT, GEPEMATE e Grupo de Pesquisa em Informática, Computação e Sociedade; UFRB – NETAA, Ledoc, BES e Geinter; Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães; Colégio Estadual Padre Vieira; Colégio Estadual Carmem Andrade Lima; Colégio Estadual Luiz Viana Filho; Escola Professora Tecla Melo; Secretaria Municipal de Educação de Antônio Cardoso e Boulevard Shopping.

Para maiores informações sobre as próximas ações do Programa Biênio da Matemática Carloman Carlos Borges: (75) 3161 8115 e http://www.facebook.com/carlomancarlosborges. Acesse: https://www3.ufrb.edu.br/eventos/bieniodamatematica/.

IMAGENS DO EVENTO

23/10: Mostra de Matemática e Educação Inclusiva

clip_image002.jpg

clip_image004.jpg

clip_image006.jpg

24/10: Mostra de Matemática e Informática

clip_image008.jpg

clip_image010.jpg

25 e 26/10: Mostra de Matemática Elon Lages Lima

clip_image012.jpg

clip_image014.jpgclip_image016.jpgclip_image018.jpgclip_image020.jpgclip_image022.jpgclip_image024.jpg

Diretor da FAPESB e a Coordenadora do Popciência com estudantes do CETENS/UFRB

clip_image026.jpg

Diretor da FAPESB e a coordenadora do Popciência com as professoras da UFRB que coordenaram as ações do Biênio da Matemática Carloman na SNCT.

27/10: Mostra A Matemática está na feira

clip_image028.jpg

clip_image030.jpgclip_image032.jpgclip_image034.jpgclip_image036.jpgclip_image038.jpg

23 a 29/10: Exposição Matemáticos e suas obras

clip_image040.jpgclip_image042.jpg

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página