Discentes e docentes do CETENS ganham prêmio no Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste

Publicado: Sábado, 17 Março 2018 01:12

As discentes Juliana Souza de Jesus Silva, Natássia Ariele dos Santos Neves e Sillana Sena Gomes orientadas pelos professores Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão e Bruno Souza Fernandes do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade do CETENS/UFRB estiveram presentes em Juazeiro-BA para participar do Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste (IX SEPRONe) e do Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (VIII SEPVASF) que aconteceu 07, 08 e 09 de Março de 2018 na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e teve a participação de outras discentes do CETENS e do professor Bruno Fernandes.
Neste evento, durante a cerimônia de encerramento, realizada na tarde do dia 09 de março de 2018, o SEPRONe & SEPVASF reconheceram e premiaram os 10 melhores artigos apresentados no evento em reconhecimento por sua colaboração à Engenharia de Produção do Nordeste, presenteando-os com uma publicação no periódico de Engenharia e Tecnologia do ITEGRAM.

O artigo intitulado “AS CONTRIBUIÇÕES DA ERGONOMIA PARA A PRODUÇÃO DE UMA CADEIRA ADAPTADA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA”, de autoria das referidas alunas e professores foi premiado como destaque de melhor artigo na área de Ergonomia e Segurança do Trabalho. Este artigo é um desdobramento do projeto de extensão “O direito de Brincar”, e evidencia a importância de uma formação interdisciplinar ao unir Engenharia de Produção e Engenharia de Tecnologia Assistiva.

Durante o desenvolvimento do projeto foi produzida uma cadeira adaptada de baixo custo em uma oficina realizada pela pedagoga e mestra Luciana Damasceno e pelo pedagogo Jorge de Oliveira, levando em consideração a ergonomia e medidas antropométricas de dois alunos com deficiência física da Escola Municipal Monteiro Lobato da cidade de Feira de Santana que é parceira do projeto, para ser utilizada na Sala de Recursos Multifuncionais desta Escola.

O SEPRONe é o principal evento de Engenharia de Produção do Nordeste do país, e contou com diversas atividades, como palestras com representantes de empresas nacionais, minicursos de temas específicos da engenharia de produção, visitas técnicas em empresas da região, além de apresentações orais e sessão de pôsteres, referentes a resultados de trabalhos de pesquisa dos simposistas.

A comissão científica do IX SEPRONe e do VIII SEPVASF indicaram este trabalho como o melhor do Eixo 4: ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO. Assim sendo, o mesmo será encaminhado para publicação no Journal of Engineering and Tecnology for Industrial Applications (JETIA).

WhatsApp Image 2018 03 16 at 10.14.53

WhatsApp Image 2018 03 16 at 10.14.53 2