Alunos do Bacharelado em Energia e Sustentabilidade visitam primeira Usina de Biogás na Bahia

Publicado: Quinta, 02 Agosto 2018 11:58

No dia 04 de julho, como atividade de ensino coordenada pelo Prof. Luciano Hocevar e orientada pela Operadora de Processos Mirian Lima, da EMBASA, os alunos da disciplina de Energia e Sustentabilidade, do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, do CETENS/UFRB, visitaram a usina de biogás da EMBASA, localizada na ETE Jacuípe II, em Feira de Santana-BA.

A usina de biogás é a primeira a utilizar o lodo proveniente da decomposição do esgoto, que é transformado em energia elétrica para utilização na própria unidade.

Composta por um sistema de captação do biogás gerado nos DAFAs (digestores anaeróbios de fluxo ascendente), equipamento que faz parte do tratamento do esgoto, a usina canaliza o biogás para o gasômetro, onde é armazenado. Em seguida o gás vai para o motor onde serve como combustível para acionamento do gerador de energia, com potencial de gerar 80% da energia necessária para o funcionamento da própria ETE.