UFRB empossa nova diretoria do Campus Feira de Santana em mandato de quatro anos

Publicado: Sexta, 28 Junho 2019 01:19

A posse dos professores aconteceu na manhã da última quarta-feira, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS).

Por  Fábio Ferreira

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou a solenidade de posse da nova diretoria eleita do Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, na manhã da última quarta-feira, dia 19 de junho, na Sala 07, do Pavilhão 2, na própria instituição.

Os novos empossados nos cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, são os professores doutores Jacson Machado Nunes e Odair Vieira dos Santos, que substituíram as professora doutoras, Susana Couto Pimentel e Jacira Teixeira Castro, respectivamente. O mandato tem duração de quatro anos.

A solenidade de posse foi presidida pelo reitor da UFRB, professor Silvio Soglia. Da mesa institucional ainda fizeram parte, a vice-reitora Georgina Gonçalves dos Santos, os novos diretores e ex-diretores; e o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Antonio Carlos Borges Júnior.

Após a formação da mesa, aconteceu a execução do Hino Nacional e os pronunciamentos das professoras Susana Couto e Jacira Castro.

Susana Couto fez um balanço de sua gestão como diretora do CETENS, no período compreendido de 07 de julho de 2015 a 19 de junho de 2019. Ela prestou contas de sua atuação e agradeceu as pessoas que lhe apoiaram no cargo. Em seguida, discursou a vice-diretora cessante, Jacira Teixeira.

A solenidade prosseguiu com a assinatura dos Termos de Posse. A leitura das portarias de nomeações de Jacson Machado e Odair dos Santos foi feita pelo pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares. As respectivas portarias foram assinadas pelo reitor Silvio Soglia e os empossados nos cargos.

Os novos empossados fizeram uso da palavra. Primeiro Odair dos Santos e depois Jacson Machado, que dividiu seu discurso em duas vertentes: a trajetória pessoal e a profissional.

Por último, falou o reitor Silvio Soglia, que defendeu a UFRB como universidade pública, gratuita e de qualidade.

Perfis

Jacson Machado Nunes possui doutorado e mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde coordena a Engenharia de Produção e atua nos cursos de graduação oferecidos pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). É docente permanente do curso de Especialização Interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade. Tem experiência na área de manufatura de superfícies complexas, empreendedorismo, modelagem de processos e qualidade.

Já Odair Vieira dos Santos possui doutorado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Foi Professor da Universidade Federal do Tocantins de 2004 a 2015, e atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente em Sistemas Dinâmicos, Teoria do Caos e Expoentes de Lyapunov.

Estrutura

O CETENS conta com 648 estudantes de graduação e de pós-graduação; 81 professores efetivos (dos quais 71,6% são doutores e 27,1% são mestres) e 2 professores substitutos; 25 técnicos administrativos e 17 contratados de empresas terceirizadas. Até este mês desenvolve dezesseis projetos/programas de extensão; e tem cinco projetos de pesquisas aprovados

Presenças

Estiveram presentes à posse da nova direção do CETENS, o secretário municipal Antonio Carlos Borges Júnior; os pró-reitores da UFRB, Wagner Tavares da Silva (de Gestão de Pessoal); Tatiana Veloso (de Extensão); Rosineide Pereira Mubarack (Graduação); e Rosilda Santana dos Santos (de Administração); a vice-diretora do Centro de Formação de Professores (CFP), Creuza Souza Silva; o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Feira de Santana, Raigenis da Paz Fiúza; e representantes dos vários segmentos sociais e econômicos do Portal do Sertão.

Ouça os podcasts e veja as fotos na reportagem original no Portal da UFRB: https://ufrb.edu.br/portal/noticias/5548-ufrb-empossa-nova-diretoria-do-campus-feira-de-santana