Início
Seleção de Professor Substituto - Literatura Portuguesa - Homologação de Inscrições
Ter, 08 de Abril de 2014 11:16

Foram homologadas as inscrições para o Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto de Literatura Portuguesa.

Para mais informações, acesse o Edital.

 
Seleção de Professor Substituto - Literatura Portuguesa
Qui, 27 de Março de 2014 21:28

O Diretor do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, com vistas à contratação de Professor Substituto para o Centro de Formação de Professores, referente à disciplina Literatura Portuguesa, de acordo com a legislação vigente, pertinente e complementar, conforme as normas e condições contidas no Edital Interno, publicado no Centro de Formação de Professores da UFRB, em 25 de março de 2014.

Acesse o Edital.

 
Nota de Pesar
Qui, 27 de Março de 2014 15:49

O Centro de Formação de Professores, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Adenir Soares, irmã do servidor técnico-administrativo Ivanilson Soares, ocorrido na manhã desta quarta-feira (26.03.2014).

Nossas condolências à família e amigos.



 
III SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO - Filosofia, moral e religião
Qua, 26 de Março de 2014 16:58
III SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO
Filosofia, moral e religião

07 e 08 de abril de 2014
Sala do NUPEF (12)
Das 15h às 19h
A proposta do seminário é promover o intercâmbio filosófico entre os grupos de estudos de filosofia com participação efetiva dos alunos e professores dos grupos. Os principais objetivos do evento são: 1) possibilitar aos discentes, membros de grupos de estudos e pesquisa nas áreas da epistemologia e da fenomenologia, estreitar a discussão acerca de temas de pesquisa próximos de modo a estabelecer um diálogo permanente entre as duas áreas do NUPEF – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Filosofia do CFP; 2) Incentivar a produção filosófica entre os discentes dos grupos de estudos em filosofia do CFP; 3) Discutir resultados das pesquisas individuais dos alunos e professores membros dos grupos; 4) Exposição de tais resultados à comunidade do CFP; 5) Favorecer discussões de temas vinculados aos campos de investigação da epistemologia e da fenomenologia, valorizando a relação fecunda entre ambos.

 
Eleição de Representante Docente - Edital de Retificação
Ter, 25 de Março de 2014 22:28

A Comissão Eleitoral, responsável pela Eleição de Representantes Docentes do Conselho de Centro do CFP/UFRB, no uso das atribuições legais, torna pública a retificação do Edital 01/2014:

Edital de Retificação

 
Teste do teor de etanol em postos de Amargosa, uma atividade didático-pedagógica no curso de Licenciatura em Química
Sex, 21 de Março de 2014 21:43

Alunos do curso de Licenciatura em Química, matriculados no componente curricular CFP592 -Tópicos Especiais em Química: Fundamentos da Indústria do Petróleo e Gás, sob a responsabilidade do Prof. Jorge Fernando, têm trabalho aceito em maior evento de Química da América Latina (37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, a ser realizada em Natal-RN, de 26 a 29 de maio do corrente ano).

O trabalho surgiu a partir das discussões ao longo do semestre 2013/2 e teve como propósito promover o aprendizado técnico dos alunos e motivar o estudo científico dos mesmos, destacando questões como: segurança e método químico na aquisição de dados para avaliação da qualidade da gasolina (25±1% de etanol adicionado à gasolina nacional) comercializada nos seis postos de combustível do município de Amargosa-BA.

O trabalho consistiu de uma série de atividades, tais como: levantamento bibliográfico sobre derivados do petróleo, coleta de gasolina de diferentes marcas, análises laboratoriais de pH, teor de álcool na gasolina e densidade. Partindo para a atividade de campo, verificou-se que todos os postos possuem os kits para realização do teste do teor de etanol na gasolina, mas observou-se que 33.33% dos postos analisados não possuem o kit em perfeito estado (fora de especificação). Em todos os postos os frentistas estavam parcialmente capacitados. Quando solicitados a realizar o teste da proveta, os mesmos se opunham a realizá-lo; questionados se estavam cientes de como executar o teste, os mesmos rapidamente respondiam que apenas uma pessoa no posto estava capacitada a fazê-lo, e no caso não seria nenhum frentista, e sim um superior, o gerente.

Entretanto, os próprios gerentes não estavam qualificados a realizar o teste, uma vez que: a) não sabiam como explicar o que ocorria na reação de separação do álcool da gasolina; b) desconheciam por completo a metodologia preconizada em legislação vigente para realização do teste da proveta. A contribuição do trabalho foi o aprendizado das técnicas de segurança laboratoriais, manuseio e função de cada vidraria e equipamento utilizados em aula. Ao comparar os resultados com as especificações vigentes, a equipe adquiriu conhecimento técnico e aquele pertinente à sua função como cidadão.

Ficou evidente que os frentistas não estão capacitados e desconhecem a legislação. Com isto pretende-se ampliar as áreas de análises para outras cidades vizinhas, bem como efetivar parceria com os donos de postos para treinamento e qualificação das equipes que atuam diretamente no abastecimento de postos locais, o que ampliará o padrão de qualidade do combustível ofertado ao cidadão na região.

 

 
Estudantes do curso de Letras da UFRB realizam visitas de estudos a sítios históricos e artísticos em Cachoeira e São Félix
Seg, 17 de Março de 2014 21:08

Na última sexta-feira (14/03), estudantes da Licenciatura em Letras – Libras / Língua Estrangeira da UFRB visitaram diversos sítios históricos e artísticos nos municípios de Cachoeira e São Félix. Na oportunidade, puderam conhecer locais, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que integram um roteiro de espaços voltados para a arte e a cultura no Recôncavo da Bahia.

A atividade é decorrente dos temas abordados no componente curricular Literatura Brasileira I, ministrado pelo Prof. Tarcísio Cordeiro, em que são contemplados, dentre outros assuntos, o estudo da cultura barroca e sua estética. Nesse sentido, a visita a sítios históricos do período colonial, tais como a Ordem 3ª do Carmo, a Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Rosário e a Casa de Câmara e Cadeia, possibilita uma melhor compreensão dos elementos artísticos envolvidos na cena regional, inclusive, na perspectiva contemporânea, como se pode observar em espaços como a Fundação Hansen Bahia, a galeria Pouso da Palavra e o Espaço Cultural Dannemann.

A ação contou com o apoio institucional do Colegiado de Letras, coordenado pelo professor Gredson dos Santos, com a logística da equipe do Núcleo de Apoio Administrativo do CFP, na figura dos servidores Eduardo Costa, Josemary da Guarda e Josevando Pereira, além da condução segura do motorista Alexsandro Santos (Léo). A todos os apoiadores dessa atividade, registrem-se os devidos agradecimentos.

 
Grupo AfirmAção prorroga as inscrições para seleção de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial
Sex, 14 de Março de 2014 10:57

GRUPO PET AFIRMAÇÃO ABRE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS

 


 

ETAPAS

 

 

 

ATIVIDADE

 

 

 

DATAS

 

PROCESSO SELETIVO

INSCRIÇÕES

24/02 a 19/03 de 2014

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

20/03/14

REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA

24/03/14 às 09h (sala 07)

ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR

25/03/14

ENTREVISTA INDIVIDUAL

25/03/14

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

_________________

28/03/2014

 

Documentos necessários para inscrição:

Comprovante de conclusão do ensino médio em escola pública;

Histórico acadêmico;

Comprovante de matrícula do semestre atual;

Comprovante de residência;

Documento de identificação com foto.

Local de inscrição: Sala do Pet (gabinete 20) e Núcleo Acadêmico (atendimento no prédio de aulas).

 
Eleição dos Representantes Docentes no Conselho de Centro - CFP
Sex, 28 de Fevereiro de 2014 00:01

A Comissão Eleitoral convoca os interessados para a eleição dos Representantes Docentes no Conselho de Centro do CFP. As inscrições das chapas estarão abertas no período de 28 de fevereiro a 24 de março de 2014.

Para mais informações, acesse o Edital.