Início
RECONCITEC - Nota da Reitoria
Seg, 20 de Outubro de 2014 19:35

A Reitoria da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia divulgou nota suspendendo as atividades acadêmicas no período do III RECONCITEC, de 21 a 23 de outubro de 2014.

Veja na íntegra: Nota da Reitoria

 
Feliz dia do professor!
Qua, 15 de Outubro de 2014 14:02

Dia do Professor

Neste dia 15 de Outubro o Centro de Formação de Professores parabeniza a todos os professores pela comemoração de seu dia.
Desejamos a todos os professores perseverança e sucesso em sua missão: Educar para uma Sociedade Melhor.

Direção do Centro de Formação de Professores/UFRB.

 
Comunicado
Seg, 06 de Outubro de 2014 10:51

Encontra-se no atendimento do pavilhão de aulas, a lista de inscrições de transporte para o Reconcitec 2014. Vagas Limitadas.

 
Iº Encontro de Pesquisadores de Língua de Sinais do Recôncavo da Bahia - I EPLIS
Sex, 03 de Outubro de 2014 09:30

 

O Iº Encontro de Pesquisadores de Língua de Sinais do Recôncavo da Bahia - I EPLIS é um evento que se propõe agregar pesquisadores para debater diversos temas entrelaçados aos estudos surdos a fim de promover um avanço nas pesquisas e formação na região. Este evento é caracterizado como inovador porque é o primeiro encontro de Recôncavo da Bahia que se propõe a agregar na região pesquisadores da área de Língua de Sinais e, concomitantemente, expandir e substanciar o curso de Letras/Libras da UFRB.

Estão prorrogadas as INSCRIÇÕES com apresentação de trabalho até o dia 10 de Outubro de 2014.

http://www.ufrb.edu.br/eplis/

 
Nota da Direção: Suspensão das Atividades Acadêmicas
Qui, 02 de Outubro de 2014 09:03

Em função do falecimento do discente Davi Santos Borges (Licenciando em Matemática), o que promoveu um grande sentimento de pesar em toda comunidade acadêmica, informamos que as atividades acadêmicas estão suspensas no dia de hoje 02/10/2014

 
Nota de pesar
Qua, 01 de Outubro de 2014 18:07

A Direção do Centro de Formação de Professores informa, com imenso pesar, o falecimento do discente DAVI SANTOS BORGES, licenciando em Matemática, ocorrido hoje (01/10/2014).

Manifestamos nossas condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho, pela irreparável perda ocorrida.

Atenciosamente,

Clarivaldo S. Sousa.

 
Processo seletivo para docente do Centro de Formação de Professores
Sex, 29 de Agosto de 2014 09:11

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de contratação de docente por tempo determinado para atuar no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Amargosa. São oferecidas 04 vagas nas áreas de conhecimento: Cultura, Corpo e Educação/Educação Física; Docências, Saberes e Práticas Educativas; Humanidades, Letras e Artes. As inscrições seguem abertas até o dia 05 de setembro.

O concurso possui as seguintes etapas: análise de currículo, com peso 3 e prova didática, com peso 7. As provas serão realizadas a partir do dia 11 de setembro, no Centro de Formação de Professores em Amargosa. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível no site de concursos da UFRB. A taxa é de R$ 60,00.

O resultado final será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página eletrônica de concursos da UFRB. O contrato temporário terá a vigência de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo, não podendo ultrapassar a vigência de 24 meses.

Confira o Edital.

Mais informações na página de Concursos da UFRB.

 
Projeto de Extensão da UFRB participa de atividades no Japão
Qua, 20 de Agosto de 2014 11:11

O projeto de extensão Balaio de Gato, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), participou, entre os dias 4 e 10 de agosto, de uma série de atividades de integração cultural na cidade de Kanazawa, no Japão. O objetivo principal foi expor os avanços da UFRB no campo da Educação Inclusiva através da extensão acadêmica.

O projeto recebeu o convite da Escola de Educação Especial Hinagueshi. O professor e coordenador do projeto, Jean Adriano Barros, do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB, participou de conferência sobre educação, capoeira e inclusão e de vivências sobre a cultura popular brasileira. A preparação do material no Brasil teve o auxílio de 17 estudantes de graduação em Educação Física da UFRB.

Na oportunidade, foi promovido também um encontro com o prefeito e vereadores da cidade de Kanazawa, que segundo Jean Barros, resultou numa minuta de proposta de intercâmbio entre estudantes japoneses e brasileiros da UFRB para o ano de 2015. “Divulgando a nossa universidade e apresentando as culturas populares brasileiras, foi possível colaborar com estratégias metodológicas de inclusão que desenvolvemos aqui na UFRB”, informou Barros.

Sobre o projeto - O Balaio de Gato propõe atividades vinculadas ao estudo da cultura corporal, a partir das práticas culturais do recôncavo baiano, na formação de pessoas com deficiência, considerando as dificuldades e perspectivas da ação pedagógica. Promove a reflexão sobre alternativas no trato com a capoeira, samba, maculelê, dentre outras, para melhoria de questões que variam desde a mobilidade até as relações interpessoais.

 
UFRB abre seleção para aluno regular do Mestrado Profissional em Educação do Campo
Sex, 08 de Agosto de 2014 10:32

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o edital de seleção para aluno regular do curso de pós-graduação Stricto sensu em Educação do Campo, em nível Mestrado Profissional, para ingresso no semestre letivo 2015.1. São ofertadas 12 vagas, assim distribuídas por linhas de pesquisa: Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo (06 vagas) e Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (06 vagas).

As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração com objeto específico, ou ainda encaminhada via Correios para o Colegiado em Educação do Campo, localizado no prédio administrativo do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa da UFRB. O período de inscrição tem início no dia 25 de agosto e segue até 19 de setembro.

A seleção ocorrerá em quatro etapas eliminatórias: prova escrita conforme linha de pesquisa e referências de leitura, análise documental (carta de intenção e plano de trabalho), entrevista e avaliação do currículo. A prova escrita será realizada no dia 07 de outubro, das 8h30 às 12h30, no CFP. A entrevista será feita exclusivamente na forma presencial no dias 23 e 24 de outubro. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 5,0.

O resultado final será divulgado no dia 31 de outubro nas dependências do CFP e no site do curso. A aprovação no exame não garante ao candidato o recebimento de uma bolsa de estudos. As vagas liberadas por eventuais desistências de candidatos selecionados poderão ser ocupadas por uma segunda chamada dos classificados.

Sobre o curso - O Mestrado Profissional em Educação do Campo tem como público preferencial os profissionais da educação (docentes, gestores e técnicos) e educadores do campo que tem como locus da atuação profissional as escolas do campo, secretarias de educação e/ou as comunidades rurais. O foco da formação é a Educação do Campo no contexto social, político e econômico da realidade agrária brasileira.

Confira o Edital Nº 03/2014 - Seleção Mestrado Profissional Educação do Campo.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/educampo/selecao.

Seleção para a Licenciatura - A UFRB também anunciou o processo seletivo especial para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo. São ofertadas 240 vagas: 120 em Amargosa, para área de conhecimento em Ciências Agrárias, e 120 vagas em Feira de Santana, sendo 60 para área de conhecimento em Ciência da Natureza e 60 para Matemática. A inscrição pode ser realizada via internet na página do Processo Seletivo - PROSEL entre os dias 15 a 29 de agosto. Leia a notícia completa.

 
Consulta Pública 2014 - Listas de Votantes
Qui, 07 de Agosto de 2014 10:32

A comissão eleitoral do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no uso de suas atribuições conferidas pela Resolução 02/2014, define e torna públicas as listas de discentes, docentes e técnicos com direito a voto para a consulta pública para escolha de Vice-diretor e Diretor do CFP no período 2014-2018.

Lista de Discentes

Lista de Docentes

Lista de Técnicos