Início
Processo seletivo para docente do Centro de Formação de Professores
Sex, 29 de Agosto de 2014 09:11

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de contratação de docente por tempo determinado para atuar no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Amargosa. São oferecidas 04 vagas nas áreas de conhecimento: Cultura, Corpo e Educação/Educação Física; Docências, Saberes e Práticas Educativas; Humanidades, Letras e Artes. As inscrições seguem abertas até o dia 05 de setembro.

O concurso possui as seguintes etapas: análise de currículo, com peso 3 e prova didática, com peso 7. As provas serão realizadas a partir do dia 11 de setembro, no Centro de Formação de Professores em Amargosa. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível no site de concursos da UFRB. A taxa é de R$ 60,00.

O resultado final será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página eletrônica de concursos da UFRB. O contrato temporário terá a vigência de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo, não podendo ultrapassar a vigência de 24 meses.

Confira o Edital.

Mais informações na página de Concursos da UFRB.

 
Projeto de Extensão da UFRB participa de atividades no Japão
Qua, 20 de Agosto de 2014 11:11

O projeto de extensão Balaio de Gato, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), participou, entre os dias 4 e 10 de agosto, de uma série de atividades de integração cultural na cidade de Kanazawa, no Japão. O objetivo principal foi expor os avanços da UFRB no campo da Educação Inclusiva através da extensão acadêmica.

O projeto recebeu o convite da Escola de Educação Especial Hinagueshi. O professor e coordenador do projeto, Jean Adriano Barros, do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB, participou de conferência sobre educação, capoeira e inclusão e de vivências sobre a cultura popular brasileira. A preparação do material no Brasil teve o auxílio de 17 estudantes de graduação em Educação Física da UFRB.

Na oportunidade, foi promovido também um encontro com o prefeito e vereadores da cidade de Kanazawa, que segundo Jean Barros, resultou numa minuta de proposta de intercâmbio entre estudantes japoneses e brasileiros da UFRB para o ano de 2015. “Divulgando a nossa universidade e apresentando as culturas populares brasileiras, foi possível colaborar com estratégias metodológicas de inclusão que desenvolvemos aqui na UFRB”, informou Barros.

Sobre o projeto - O Balaio de Gato propõe atividades vinculadas ao estudo da cultura corporal, a partir das práticas culturais do recôncavo baiano, na formação de pessoas com deficiência, considerando as dificuldades e perspectivas da ação pedagógica. Promove a reflexão sobre alternativas no trato com a capoeira, samba, maculelê, dentre outras, para melhoria de questões que variam desde a mobilidade até as relações interpessoais.

 
UFRB abre seleção para aluno regular do Mestrado Profissional em Educação do Campo
Sex, 08 de Agosto de 2014 10:32

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o edital de seleção para aluno regular do curso de pós-graduação Stricto sensu em Educação do Campo, em nível Mestrado Profissional, para ingresso no semestre letivo 2015.1. São ofertadas 12 vagas, assim distribuídas por linhas de pesquisa: Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo (06 vagas) e Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (06 vagas).

As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração com objeto específico, ou ainda encaminhada via Correios para o Colegiado em Educação do Campo, localizado no prédio administrativo do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa da UFRB. O período de inscrição tem início no dia 25 de agosto e segue até 19 de setembro.

A seleção ocorrerá em quatro etapas eliminatórias: prova escrita conforme linha de pesquisa e referências de leitura, análise documental (carta de intenção e plano de trabalho), entrevista e avaliação do currículo. A prova escrita será realizada no dia 07 de outubro, das 8h30 às 12h30, no CFP. A entrevista será feita exclusivamente na forma presencial no dias 23 e 24 de outubro. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 5,0.

O resultado final será divulgado no dia 31 de outubro nas dependências do CFP e no site do curso. A aprovação no exame não garante ao candidato o recebimento de uma bolsa de estudos. As vagas liberadas por eventuais desistências de candidatos selecionados poderão ser ocupadas por uma segunda chamada dos classificados.

Sobre o curso - O Mestrado Profissional em Educação do Campo tem como público preferencial os profissionais da educação (docentes, gestores e técnicos) e educadores do campo que tem como locus da atuação profissional as escolas do campo, secretarias de educação e/ou as comunidades rurais. O foco da formação é a Educação do Campo no contexto social, político e econômico da realidade agrária brasileira.

Confira o Edital Nº 03/2014 - Seleção Mestrado Profissional Educação do Campo.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/educampo/selecao.

Seleção para a Licenciatura - A UFRB também anunciou o processo seletivo especial para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo. São ofertadas 240 vagas: 120 em Amargosa, para área de conhecimento em Ciências Agrárias, e 120 vagas em Feira de Santana, sendo 60 para área de conhecimento em Ciência da Natureza e 60 para Matemática. A inscrição pode ser realizada via internet na página do Processo Seletivo - PROSEL entre os dias 15 a 29 de agosto. Leia a notícia completa.

 
Consulta Pública 2014 - Listas de Votantes
Qui, 07 de Agosto de 2014 10:32

A comissão eleitoral do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no uso de suas atribuições conferidas pela Resolução 02/2014, define e torna públicas as listas de discentes, docentes e técnicos com direito a voto para a consulta pública para escolha de Vice-diretor e Diretor do CFP no período 2014-2018.

Lista de Discentes

Lista de Docentes

Lista de Técnicos

 
Biblioteca promove campanha de conservação do livro
Qua, 06 de Agosto de 2014 16:49

A Biblioteca do CFP iniciou uma campanha para a conscientização dos usuários, quanto à preservação dos materiais bibliográficos que estão disponíveis no acervo.

Nesse ínterim, a equipe teve um árduo trabalho para apagar os rabiscos feitos com lápis, canetas e marca texto. Todo trabalho foi fotografado, inclusive dos materiais danificados pelo uso incorreto dos usuários, com o intuito de promover a conscientização do público. Tudo está sendo exposto na TV Mural que fica no atendimento da Biblioteca, além do site e Facebook. Por isso, recomendamos um manuseio adequado dos livros e pedimos encarecidamente para que não sejam feitas anotações nos livros, tampouco sublinhar frases. Quando precisar marcar alguma página, faça isso com pedaços de papel e para realizar anotações, cálculos, utilize rascunho.

O zelo pelo patrimônio público, faz parte do desenvolvimento da cidadania.

Um livro danificado: 24 usuários, por semestre, não serão atendidos.

Preservando nosso acervo, preservaremos o saber!

Participe desta campanha!

#eucuidodolivro

Veja mais fotos.

 
Notícias do II Campeonato de Xadrez do CFP
Ter, 05 de Agosto de 2014 19:00

Numa bela manhã de sábado do segundo dia do mês de agosto de 2014, aconteceu na biblioteca do CFP o II Campeonato de Xadrez do Centro de Formação de Professores da UFRB. O campeonato foi bastante equilibrado, com fortes disputas nas primeiras colocações e distribuiu premiações para os três primeiros colocados. O discente Cléber José, do curso de Licenciatura em Química, foi o grande campeão dessa segunda edição. José Maurício, discente do curso de Filosofia, ficou em segundo lugar, seguido por Álvaro Fernandes, professor do CFP, que ficou com a terceira colocação.

Confira as fotos do II campeonato!

 
Pós-graduação Lato sensu em História da África da UFRB divulga edital de seleção
Seg, 04 de Agosto de 2014 20:35

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o edital de seleção para o Curso de Pós-graduação Lato sensu em História da África, da Cultura Afro-brasileira e Africana. As inscrições têm início nesta terça-feira, 05 de agosto, e seguem até o dia 20 de agosto de 2014.

No total são oferecidas 60 vagas, divididas em duas turmas (Turma I CFP, campus Amargosa, e Turma II CAHL,campus Cachoeira) e somente poderão concorrer os servidores e alunos egressos da UFRB. Cada turma terá a seguinte proporção de vagas: 20 vagas destinadas para alunos egressos e 10 para servidores de toda universidade.

Para realizar sua inscrição, o candidato deverá enviar, via sedex, para o Centro de Formação de Professores (CFP), os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido; carta de intenção com no máximo 02 (duas) páginas; cópia autenticada do Diploma de Graduação; cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação; cópia da Carteira de Identidade, do CPF e do Título de Eleitor, devidamente autenticados; Curriculum lattes e duas (duas) fotos 3X4 e contracheque ou declaração de servidor da ativa da UFRB.

O resultado final do processo seletivo será divulgado dia 03 de setembro de 2014 e estará disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI).

Confira o Edital de Seleção - Pós-Gradução História da África.

 
Consulta Pública - Regras e Formato do Debate
Sex, 01 de Agosto de 2014 10:42

A comissão eleitoral do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no uso de suas atribuições conferidas pela Resolução 02/2014, define e torna públicas as regras e formato do debate entre os candidatos a Vice-diretor e Diretor.

Regras do Debate

 
II CAMPEONATO DE XADREZ DO CFP/UFRB
Sex, 25 de Julho de 2014 18:01

 

No sábado dia 2 de agosto de 2014, das 8h às 11h na biblioteca do CFP, acontecerá o II Campeonato de Xadrez do CFP/UFRB. São apenas 20 vagas! As inscrições, por ordem de chegada e no valor de R$ 2,00 (dois reais), podem ser feitas com o Prof. Álvaro Fernandes Serafim através do e-mail .

Teremos premiações para os três primeiros colocados! A disputa será realizada em cinco rodadas no modelo suíço, cujos regulamentos, normas e emparceiramentos serão informados no dia do campeonato. Serão 12 minutos de reflexão para cada competidor.

Apareça!

Xadrez é arte e cálculo!

 
Monitoria - Resultado e Edital para vagas remanescentes
Qua, 23 de Julho de 2014 16:15

O Comitê de Monitoria do Centro de Formação de Professores informa aos alunos que estão abertas as inscrições para seleção de monitores voluntários para os Cursos de Licenciatura em Física, Matemática, Química e Educação Física.

Mais informações no Edital

Resultado da Monitoria.