Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A importância do backup

Qual a importância de se fazer backup? Esta questão pode ser interpretada de outro modo: qual a importância de meus dados? Assim, deve-se pensar o que aconteceria com seu trabalho se o disco rígido do PC ou servidor estragasse e todos os arquivos lá armazenados fossem perdidos? Refletindo sobre estas perguntas você pode analisar a seriedade de um backup bem feito.

 

A seguir explanamos alguns assuntos importantes que vão ajudar quem deseja dar início a fazer backups.

 

 

O que é fazer backup?

É fazer uma cópia de todos os dados importantes do PC ou servidor para que, numa eventual perda dos dados originais (apagamento acidental, corrupção dos dados, acidentes naturais, queda de energia, entre outros), você possa restaurar esses dados (através do backup).

 

Quais arquivos devem ser feito backup?

A decisão sobre quais arquivos incluir no backup é muito pessoal. Tudo aquilo que não pode ser substituído facilmente deve estar no topo da sua lista. Antes de começar, faça uma lista de verificação de todos os arquivos a serem incluídos no backup. Isso o ajudará a determinar o que precisa de backup, além de servir de lista de referência para recuperar um arquivo de backup-. Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar:

· Dados bancários e outras informações financeiras

· Fotografias digitais

· Software

· Música

· Projetos pessoais

· Seu catálogo de endereços de e-mail

· Seu calendário do Microsoft Outlook

· Seus favoritos do Internet Explorer (ou outros browsers)

 

Onde armazenar os dados backupeados?

Devem ser levados em consideração o volume de dados que precisam ser armazenados e a periodicidade de renovação do backup. A escolha da mídia dependerá desta análise. Alguns exemplos de mídias de armazenamento de backup: discos rígidos, CD/DVDs, pen drives, fitas magnéticas, servidor de armazenagem remoto acessado via FTP, etc.

É recomendável armazenar os backups em pelo menos dois lugares: um interno à empresa (por exemplo, um disco rígido em outro micro, acessível pela rede), que permita fazer uma restauração rápida (por exemplo, recuperar um arquivo que tenha sido inadvertidamente apagado) e outro que possa ser armazenado fora das dependências da empresa (CD/DVDs, fitas magnéticas, etc), de maneira a deixar os dados a salvo de problemas físicos que destruam não só os dados originais, mas também o backup interno (furto, incêndio, etc).


Fonte: http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/update/backup.mspx,

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3pia_de_seguran%C3%A7a

e

http://melquilima.blogspot.com/2009/08/tecnologia_14.html

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página