28 de janeiro de 2010

Para entender a nota do Enem

Existe uma nota global do Enem?
Não, o Inep não calcula uma média global de desempenho, apenas apresenta as médias separadamente.

A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, mais a média da redação. Para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas foi utilizada metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que busca medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. No caso da redação, os critérios são os mesmos do Enem tradicional.

Para distribuição das vagas no Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação, as instituições vão utilizar o conjunto de notas do Enem seguindo critérios específicos de agregação e peso.

Como é calculada a nota do Enem em TRI
Diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.

O que representa a nota
Na escala construída para o Enem, dentro de cada uma das áreas avaliadas, a nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova (excluídos os egressos e treineiros). Portanto, quanto mais distante de 500 for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.

Escala
Os limites da escala, dentro de cada área, variam conforme o nível de dificuldade das questões da prova e o comportamento dos estudantes em cada questão. Portanto, o mínimo e máximo para cada área avaliada não são pré-fixados.

Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a análise TRI apontou que a menor média de proficiência observada foi 263,3. Esse número representa o início da escala para essa área, ou seja, o nível mais baixo de proficiência possível de mensuração pelas questões da prova. A maior proficiência foi 903,2.

Para Ciências Humanas e suas Tecnologias, as notas variam entre 300,0 e 887,0.

Para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, as médias ficam entre 224,3 e 835,6.

No caso de Matemática e suas Tecnologias, as notas vão de 345,9 a 985,1.

Enem 2009

Área do conhecimento
Menor nota TRI observada
Maior nota TRI observada
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias

Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep/MEC

55 Respostas

1. Deise Santos disse:

Márcia,

Para obter esta informações você precisará entrar em contato com a IES em questão.

2. Regina disse:

Fiz minha inscrição para o Enem aqui em São Luis, Maranhão mas não fiz escolha do curso que eu quero. Qual o momento certo para isso e onde posso fazer essa escolha? Como funciona?

3. Regina disse:

Como posso saber o número de vagas para Nutrição aqui em São Luis?

4. Deise Santos disse:

Regina,

Primeiro você precisa fazer a prova do ENEM que acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro de 2010. Depois disso, lá para o início do ano que vem, será aberto um novo SISU e você poderá se inscrever usando o n.º de inscrição do ENEM. Neste momento é que você optará pela Universidade e o curso que deseja estudar. Mas, para conseguir a vaga é necessário ter uma boa pontuação no ENEM, assim como acontece nos vestibulares.

Só para esclarecer:
    O ENEM é o Exame Nacional que avalia o nível do ensino médio de nosso país.
    O SISU é um sistema que seleciona alunos para ingressarem em Universidades públicas participantes usando as notas do ENEM.

5. Deise Santos disse:

Regina,

No Maranhão, a IES que participou deste SISU foi a UFMA. Assim, para saber o número de vagas ofertadas basta acessar a página d unoversidade.

Envie seus comentários