28 de setembro de 2009

Tipos de Redação

Tema sugerido por Eliane através de um comentário

Para se produzir uma boa redação, não existem fórmulas mágicas ou técnicas especiais. Tudo aquilo de que você necessita é seguir algumas regras essenciais, lembrar dos pontos estruturais (começo, meio e fim) e fazer o trabalho de distribuição das idéias de maneira correta em cada período do texto. Como você já deve saber, existem três estilos de textos: dissertativo, narrativo e descritivo.

Dissertação

Texto que se caracteriza pela defesa de uma idéia, ponto de vista ou questionamento, para abordar um determinado assunto. Em geral, este tipo de produção textual costuma distribuir o seu conteúdo da seguinte maneira.

Introdução – ponto em que se apresentam as idéias que serão defendidas ao longo do texto.

Desenvolvimento – momento em que se desenvolvem as idéias anteriormente apresentadas, de modo a convencer o leitor por intermédio de argumentos sólidos e dados concretos.

Conclusão – é a parte em que se elabora um desfecho coerente do desenvolvimento com base nos argumentos apresentados.

Neste tipo de construção, é permitido ao autor acrescentar julgamentos ou opiniões para defender sua idéia, desde que se transmitam credibilidade e consistência, sem abandonar o formato de discurso persuasivo.

Narração

Caracteriza-se pela representação de fatos reais ou fictícios, envolvendo personagens e fatos que ocorrem num determinado tempo e espaço.

A narração de fatos reais é muito comum em livros científicos, jornais, livros de História e outros.

Por sua vez, a narração de fatos fictícios não tem compromisso com a realidade e permite inventar e criar fatos de acordo com a imaginação de quem relata. Todo texto narrativo existe na medida em que há uma ação praticada por personagens e conta com dois elementos principais tempo e lugar.

O narrador pode estar ou não embutido dentro dos acontecimentos e so­frer ações e intromissões de outros personagens de acordo com o contexto em que se passa a historia. Os verbos neste tipo de texto são usados em pri­melra pessoa para personagens e em terceira pessoa quando um observador esta contando algum fato.

Descrição

O termo descrever significa representar, por meio de palavras, as características de um objeto, uma idéia ou um sentimento. Um texto descritivo tem como objetivo trans­mitir informações sobre seu foco principal, de modo que o leitor crie na sua mente uma imagem do objeto, pessoa, sentimento ou ser descrito.

Os pontos de vista existentes em uma descrição podem ser exibidos de duas maneiras: objetiva ou subjetiva.

A forma objetiva e aquela que apre­senta um objeto e indica suas carac­teristicas principais de maneira pre­cisa, cuidando para que as palavras não permitam mais de uma interpre­tação. Já a forma subjetiva acontece quando se trabalha com a linguagem para selecionar palavras ricas de sen­tido e o emprego de construções livres que permitem mais de uma in­terpretação do leitor.

Fonte: INEP

Eliane, espero ter esclarecido sua dúvida e de todos que compartilham da mesma.

    9 Respostas

  1. Juscelita disse:

    Parabéns pelas dicas de como fazer uma boa redação.

  2. Tainara Cerqueira disse:

    Parabéns, ótimas dicas!

  3. Esse assunto eu achei muito legal pois fala muito dos tipos de redação pois vou precisar desse assunto por quê vou fazer o CEFET(IFRN) e quero muito mas muito mesmo passar…
    VLW!!!!!!! e OBG!!!!!!!!

  4. eu achei esta pagina muito boa!!! pois fala muito bem dos tipos de redação, e assim você aprende melhor!!!!!

  5. joao batista disse:

    essa pagina é muito importante ,pois com essas dicas ajudam a gente a se sair bem nas provas de redacao.
    por favor manda uma redacao descritiva pronta pra me .pois eu fui fazer uma prova hj e eu acho que eu nao fui bem .e me add ai msn .
    jb_souz@hotmail.com.
    obrigado .

  6. Barbara Rodrigues disse:

    Adorei essa página, me foi de muita ajuda no momento em que estou.Hoje vou fazer uma prova em que vai cair redação descritiva e estava procurando um lugar que me explicasse como seria a estrutura desse tipo de redação.
    Estou muito satisfeita. =D

    Obrigada.

  7. jadson santos de souza disse:

    essa pagina é muito importante ,pois com essas dicas ajudam a gente a se sair bem nas provas de redacao.
    por favor manda uma redacao descritiva pronta pra me .pois eu fui fazer uma prova hj e eu acho que eu nao fui bem .e me add ai msn .

  8. EDVALDO LIMA disse:

    PARABÉNS PELOS ESCLARECIMENTOS…
    SÃO SEMPRE MUITO ÚTEIS PRA QUEM PRECISA E PROCURA MANTER-SE SEMPRE IMFORMADO. PODERAM ME TRAZER MELHORES CONHECIMENTOS E MELHOR AMADORECIMENTO NA CONSTRUÇÃO DE REDAÇÃOES… MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO…

  9. gleydson disse:

    achei muito interessante essa pagina…!
    concerteza eu irei precisa desse assunto…estarei precisando logu…logu no provão da minha escola.waleuu!!

Envie seus comentários