Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
InГ­cio do conteГєdo da pГЎgina

 

seminário Mirleide 2A Física ainda é a área da Ciência com menor participação feminina e inúmeros são os  fatores que contribuem para esta realidade, dentre os quais, podemos destacar: questões culturais, situações de assédio (moral e sexual), a pouca visibilidade dada aos trabalhos realizados pelas mulheres (contemporaneamente e historicamente), entre outros. Diante desta realidade, é preciso destacar que a Ciência consiste em um empreendimento humano e, como tal, necessita de uma multiplicidade de olhares, pois estudos apontam que ambientes com mais diversidade favorecem a resolução de problemas complexos, tais quais os abordados no âmbito científico. Neste cenário, urge o desenvolvimento de ações que minimizem a desigualdade de gênero na Ciência, ainda muito contundente na Física. Tais ações se vinculam muito fortemente a questões culturais e por essa razão elas devem ser trabalhadas e discutidas desde os primeiros anos da Educação Básica.
Nesta perspectiva, precisamos formar professoras e professores que compreendam como as relações de gênero permeiam nossas vidas e interferem em nossas percepções, influenciando inclusive as escolhas profissionais. Esta realidade não pode ser um apêndice nos cursos de formação docente e precisa cada vez mais ser trabalhada com a seriedade devida. Na última década, muitas iniciativas têm sido tomadas neste sentido, no entanto, elas ainda estão muito aquém do que se espera em uma sociedade justa e igualitária. Deste modo, discutiremos o contexto ora problematizado, almejando coletivamente apontar encaminhamentos para a problemática descrita.

Palavras-chave: Mulheres na Física; Desigualdade de Gênero; Formação de Professorxs.

#ParaTodosVerem Arte digital com fundo em tons de salmão e vermelho. Na parte superior, o texto "II Ciclo de Seminários da Licenciatura em Física - CFP/UFRB, Mulheres na Física: desafios e perspectivas, sexta, 08/07, às 17h, via Google Meet". Na parte central, do lado esquerdo, foto da professora Mirleide Dantas, com a legenda "palestrante - UFCG". Do lado direito, na parte central, foto da professora Diana Almeida, com a legenda "mediação - CFP/UFRB". No rodapé, a chamada "Registre-se agora https://forms.gle/1wmR9DZDmF52PZi18".

Inscrições abertas de 01/07 a 08/07/22 através do site (com emissão de certificados): www.sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public Ou através do formulário: https://forms.gle/1wmR9DZDmF52PZi18 Tutorial sobre inscrições: https://youtu.be/9KYvfEHtU0U

registrado em: ,
Fim do conteГєdo da pГЎgina

sikiş