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seminário EderPires

Resumo:  

Vivemos uma mudança de paradigma social. Estamos, em relação à participação da pessoa com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, no início da passagem de uma visão segregacionista e assistencialista para uma inclusivista e de autonomia. Este processo, de contexto mundial, é irreversível, o Brasil não pode regredir. Não faz muito tempo que a interpretação comum e direta acerca da escolarização, por exemplo, do aluno com deficiência, convergia à criação de espaços diferentes e separados dos alunos sem deficiências. Há aqueles que defendem tal ponto de vista. Há, entretanto, uma postura crítica que defende o direito à manifestação da diversidade em seus múltiplos aspectos. Esta postura, tornada organizada e legal por convenções internacionais e legislações nacionais, reconhece na heterogeneidade humana a potencialidade de novas abordagens sociais, e especificamente, para a sala de aula de ciências, metodológicas e de valorização da multissensorialidade. A diversidade é algo que marca o ser humano. Entendê-la e explorar suas potencialidades valoriza o homem e cria situações de atuação plena, pois, estrutura os ambientes físico e social em função de múltiplas variáveis. Tal estruturação, na lógica da inclusão, é central para a participação efetiva de todas as pessoas. Neste contexto, defendemos mais do que a criação de estratégias e materiais específicos aos alunos com deficiências. A compreensão da função de tais elementos é indispensável à consolidação de um espaço educacional inclusivo. Concordamos que a valorização de múltiplas potencialidades em sala de aula vai além, apontando para o aproveitamento da diversidade humana, gerando assim ambientes adequados à participação de todos os alunos. Assim, não basta ver, é preciso tocar, ouvir, cheirar, não basta a obtenção de conclusões próprias, é preciso o compartilhar, o questionar, o descrever sob várias perspectivas. Reconhecemos então a importância da diversidade, revelada em nossas investigações em razão da utilização, em processos de ensino/aprendizagem, dos múltiplos sentidos constituintes das vias perceptuais que nos abrem ao mundo. Portanto, entendemos que um ensino de ciências apoiado em atividades dialógicas/participativas, em experimentos e representações multissensoriais e em comunicações plenamente acessíveis à todos os estudantes, promovem inclusão e cidadania.

#ParaTodosVerem Arte digital com fundo em tons de marrom e bege. Na parte superior, o texto "II Ciclo de Seminários da Licenciatura em Física - CFP/UFRB, Ensino de Física a partir de uma abordagem multissensorial, quarta, 15/09, às 15h, via Google Meet". Na parte central, do lado esquerdo, foto do professor Eder Pires de Camargo, com a legenda "palestrante -UNESP". Do lado direito, na parte central, foto do professor Eider de S. Silva, com a legenda "mediação - CFP/UFRB". No rodapé, a chamada "Registre-se agora www.sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public "

Incrições abertas de 26/08 a 15/09/21 através do site  (com emissão de certificados):

www.sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public

Ou através do formulário: 

https://forms.gle/3bTqtajyu48B9a5z6

Tutorial sobre inscrições:
https://youtu.be/9KYvfEHtU0U

 

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