Roda de conversa em homenagem aos 100 anos de Carolina Maria de Jesus

Os 100 anos de Carolina Maria de Jesus foi tema de roda de conversa no VIII Fórum Pro-igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, com a presença das integrantes do Coletivo Carolinas de Mulheres Negras: Geny Guimarães, Cidinha da Silva, Vilma Reis e, como convidada especial, a escritora Conceição Evaristo. O espaço teve como objetivo discutir as vozes negras e femininas na Literatura a partir das obras de Carolina Maria de Jesus.

“Foi a situação subalternizadas dessas mulheres que nos permitiram hoje estar aqui e criar um novo lugar e uma nova situação para essas mulheres que estão nos sucedendo. Embora Carolina não tenha deixado de ser pobre, a sua historia é uma historia de ascensão”, disse Conceição Evaristo durante sua fala na mesa sobre o legado de ascensão deixado pela homenageada Carolina Maria de Jesus.

Coletivo Carolinas de Mulheres Negras é um grupo formado por mulheres negras artistas, intelectuais e militantes que se juntam no projeto "Carolinas ao Vento, centenária e atemporal" para que o cem anos de Carolina Maria de Jesus, em março de 2014, fosse comemorado Brasil a fora, atuando pelo direito à memória e à celebração como expressão maior de resistência plantada na diáspora africana por mulheres e homens negros.