Categoria | Política

O mapa político do Recôncavo

Postado em 14 outubro 2008 por Coordenador

Após as eleições de 05 de Outubro, o quadro político no Recôncavo obteve algumas mudanças significativas.O DEM e partidos aliados sentiram os efeitos desta mudança e perderam terreno para outras forças como o PT e o PMDB.Cidades como Cruz das Almas, Amargosa, Cachoeira, Santo Antonio de Jesus e Maragogipe conseguiram reeleger os seus prefeitos. Mutuípe e São Félix mantiveram grupos políticos no poder com outros candidatos. São Francisco do Conde, Nazaré, Conceição da Feira, Santo Amaro, Muritiba e a maioria das cidades na região possuem novos prefeitos, o que explica uma grande renovação quantitativa no mapa político do Recôncavo.

FORÇAS POLÍTICAS – O PT foi o partido que mais ganhou prefeituras, oito no total. Conseguiu manter o eleitorado das cidades que ainda governa como Cruz das Almas, Amargosa e Maragogipe além de  conquistar os eleitores de Vera Cruz, São Francisco do Conde e Conceição da Feira. O PMDB ficou com sete prefeituras, destaque para as cidades de Cachoeira, que reelegeu Tato Pereira, Conceição do Almeida e Governador Mangabeira. O DEM por sua vez, perdeu força na região, mas ainda se mantém vivo com seis prefeituras, tendo Santo Antonio de Jesus sob o seu domínio. O PP conseguiu três prefeituras. PR, PSDB e o pequeno PT do B ganharam em duas cidades cada um. PRP,PSC,PDT e PSB ficaram com uma prefeitura..

Por Gustavo Medeiros

4 Comentários Para Este Artigo

  1. renato luz bob Disse:

    essa polarzação não aconteceu apenas aqui no recôncavo, mais sim em todo o estado da Bahia, o PT teve um crescimento proporcional de 210 %,com 67 prefeituras, no entanto o PMDB ocupou o vazio deixado com a morte de ACM, conquistando 112 prefeituras.

  2. Gustavo Disse:

    Bom BOB,diante que vi nessas eleições PT e PMDB sairam fortelidos.Vale lembrar que estes 2 partidos juntos governam 40 cidades do interior.No Recôncavo estão juntos em Laje,Gov.Mangabeira,Conceição da Feira e São Francisco do Conde respectivamente.

  3. Carlindo santos pinto Disse:

    Apesar do candidato Aurino Machado filho ter renunciado de concorrer ao cargo de prefeito por problema juridico, faltando apenas dois dias para o pleito, e colocar sua esposa Romildes Rios em seu lugar,devido o apoio de Geddel, o PMDB também consquistou a prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu.

  4. Gustavo Disse:

    Carlindo,Cabaceiras está entre as 7 cidades que o PMDB governa no Recôncavo.Me referi as cidades onde o PT e o PMDB governam juntos,uma vez que essa relação partidaria,a partir deste momento,está passando por uma crise,uma vez que João Henrique foi reeleito em SSA.Como esses dois partidos saíram fortalecidos das urnas vamos ver no que é que vai dar para 2010.

Deixe uma Resposta