Projeto de PM realiza a primeira formatura em Cachoeira

Postado em 04 dezembro 2008 por Marlene Lima


A PROEDI (Programa Educacional de Resistência as Drogas), criado por grupo do Governo dos EUA e depois introduzido no Brasil através da Polícia Militar (PM), realiza a primeira formatura na cidade da Cachoeira. Esse programa visa ensinar as crianças a respeito do perigo que as drogas causam e os efeitos na vida de seus usuários. “Nas aulas trabalhamos através de dinâmicas e assuntos que falam das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, as aulas tem duração de duas horas e meia por semana e sempre contamos com a presença de todos”, afirmou a soldado PM Michele. Já a instrutora e Sargenta da PM Regina, reafirmou que a formatura serve como incentivo para mostrar que é valido participar desse projeto e que ele deve ser colocado em prática e usado no dia-a-dia de cada um em situações adversas que eles poderão deparar.

Os policiais são capacitados na UNB (Universidade de Brasília) e em seguida retornam aos seus Estados de origem, onde passam a trabalhar com crianças da 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. O objetivo dos PMs ao colocar em prática este projeto, é trabalhar nas crianças e adolescentes, que possuem uma estrutura familiar abalada, mais confiança e uma maior ligação com a corporação, e assim dissociar polícia de medo, violência, etc.

Segundo a PM Michele, muitos dos alunos já vivem situaçóes de risco e alguns já fazem uso de drogas. É preciso alertá-los a respeito das conseqüências que o vício poderá causar na vida deles e na sociedade.

Nas aulas, os estudantes produzem uma redação e, a partir da escolha da turma, a melhor é lida pelo autor na formatura, assim como poesias e músicas também são produzidas e apresentadas na cerimônia. Todos os autores das melhores performances foram premiados e aplaudidos.

A formatura contou com a presença da comunidade e recebeu homenagem feita pela Lira Ceciliana. O Projeto trabalha ainda a relação e a comunicação da polícia com a comunidade onde vive parte dos alunos. E estes passam a ter responsabilidade pelas pessoas que moram por perto e tem a função de “passar  adiante” os ensinamentos que obtiveram.

O projeto também foi implementado em Cruz das Almas e estará se estendendo a outras cidades do Recôncavo.

Por Aline Pires

Deixe uma Resposta