A empresa Multiner pretende implantar na cidade de Sapeaçu, a 12 Km de Cruz das Almas, no Recôncavo, duas termoelétricas. Segundo Professor Sivanildo Borges, da UFRB, que é morador da cidade de Sapeaçu, esse óleo é altamente poluidor, pois é a fração do petróleo próxima ao àquela usado para pavimentação de vias.
Ele está na organização de uma manifestação para esclarecer a população sobre esse tipo de geração de energia. ‘A manifestação se justifica uma vez que as termoelétricas deverão gerar cerca de 300 mW de energia elétrica com a queima de cerca de 59 toneladas por hora do óleo pesado da Petrobrás. Isto significa uma contaminação ambiental atmosférica sem precedentes para o Território do Recôncavo da Bahia. O alcance das substâncias emitidas pelas termoelétricas serão de, no mínimo, 40 Km (palavras dos representantes da Multiner). Mas, acredito que deverá alcançar uma distância muito maior’, Sivanildo afirma.
E acrescenta : ‘A incidência de muitas doenças respiratórias está relacionada com o aumento da poluição atmosférica. Os hospitais da nossa região não estão preparados para tratar dos casos decorrentes desta poluição’.
A manifestação será realizada no dia 02 de julho (quinta-feira), a partir das 08h30min, na Praça da Matriz da cidade de Sapeaçu – BA.


junho 29, 2009 - 17:05
Essa usina vai matar a população sapeaçuense mais rapido vai destrui a cidade sir ou morados n tomar uma atitude são 35 dias queimando oleo pesado na cidade sera que o povo sapeaçuens vai surpota?
por que essa termeletrica foro espulsa do sudesti e eles jogarão para o nordesti vamos povo sapeaçuense espulça esse cancer de sapeaçu !!
junho 30, 2009 - 12:42
É vergonhoso saber que essas usinas poderão ser instaladas em nosso recôncavo, não podemos deixar que isso aconteça, já que não temos politicos competentes para barrar estes poluidores faremos isso nós mesmos dia 2/7 temos que fazer diferênça…
junho 30, 2009 - 12:58
Essas empresas estão aqui no interior da Bahia afim de explorar, poluir e lucrar!! seu histórico é sujo no sul do Brasil,fama de empresa propineira, poluidora,devasta e deixa seus rastros ambientais e sociais pelo Brasil, tem um termoelétrica na Amazônia desmatou a floresta e continua desmatando!! apoiar esse abuso é apoiar o aquecimento global e um desastre a saúde publica! o impacto socio-ambiental não vale 300 empregos-escravos temporários não, ACORDA POPULAÇÃO !!! Não vale a pena arrisca nossas vidas e das futuras gerações por um progresso as avessas!! ESTOU REVOLTADA!!
junho 30, 2009 - 18:04
Nós de sapeaçu não queremos essa termoelétrica. Por isso estou aqui para pedir o apoio a todos os amigos das cidades vizinhas para nos ajudar a embargar essa obra cancerosa que quer se instalar aqui no reconcavo. Venham no dia 02/07/09 e traga mais uma pessoa com você, pois essa empresa vai poluir o ar em até 50km de distancia, ou seja, o problema não é só de sapeaçu e sim de todo o reconcavo. desde já conto com o apoio de vocês.
junho 30, 2009 - 18:08
EU DE NOVO
Num comentário visto por mim em um blog, alguém disse que existem EMPECILHOS para a construção das usinas em Sapeaçu. Vê-se quão dotado de conhecimento esse indivíduo deve ser que coloca “SUAS SÁBIAS PALAVRAS”, seu único argumento o fato de que outras cidades possuem usinas, então Sapeaçu deve ter tb. Não pensa e não coloca em pauta a questão mais importante para todos que é preocupação com o meio ambiente, com a saúde dos moradores, mas pelo visto, trata-se de alguém desprovido de conhecimento crítico.
Outra pessoa alegou que devemos olhar o lado positivo que a instalação das usinias trará: INVESTIMENTOS(rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs). Eis as pelavras dela:
“TRARÁ PROBLEMAS SIM MAS TRARÁ TAMBEM INVESTIMENTOS PARA CIDADE.
TEM CIDADES POR AI QUE TEM USINA SE NEM POR ISSO DEIXAM DE VIVER”
Amigo, cidadão sapeaçuense, pense comigo e reflita: a quantidade de empregos é ínfima e se for para a população de Sapeaçu. Veja o número de empregos que essas indústrias promovem e depois debata com argumentos plausíveis. INVESTIMENTOS??? Quais? Vc está em que planeta?
40 ou 50 empregos em troca de doenças? Em troca de uma qualidade de vida pior? Em troca de sofrimento? Em troca de terrenos, fauna e flora prejudicados?
Não pense em vc apenas, pq deve ter um rabo preso com algum empreguinho miserável.
Aprenda a pensar no bem da coletividade.
UM DOS GRANDES MALES DE SAPEAÇU TALVEZ SEJA ESSE: a comunidade não sabe pensar na coletividade.
julho 1, 2009 - 16:37
Vamos divulgar esta manifestação, e o nosso alerta contra esta termoelétrica em Sapeaçu. Podemos começar informando amigos, vizinhos com informação de “boca-a-boca” e também por e-mail e sites de relacionamento como orkut, msn entre outros. Vamos fazer a nossa parte1
julho 3, 2009 - 8:38
A ignorancia do povo do interior é grande demais, uma usina como essa vai fazer elavancar a economia da cidade, não existe desenvolvimento sem pequenos maleficios,muitos pais de familia ja saiu de sapeaçu para ir ganhar a vida em lugares mais desenvolvidos, como são paulo, camçari , salvador e outras..,,
poluição essa que não se compara com as termoeletricas que seram instaladas na cidade, a poluiçaõ esta por todo lugar.
meus avos moram em camaçari, cidade altamente poluida e nem por isso deixaram de chegar aos 90 anos e nunca ouvir falar em problemas respiratórios neles. Gente abre a cabeça, com esse investimento a cidade vai ficar bem mais conhecida nacionalmente e ganhando um lugar no mapa.
julho 3, 2009 - 17:55
Será pelo “progresso” que querem instalar essa fabrica aqui na região?Penso que ja esta mais que evidente o impacto que empreendimentos desse tipo causam nos lugares em que estão instalados,principalmente em se tratando de queimar um oleo desse.
Estamos numa região de intensa ocupação,em que se sobraram poucos remanescentes de vegetação natural,onde o ambiente ja foi seriamente prejudicado,não podemos deixar agora que mais um fator desse venha a prejudicar o ambiente e a saude da população.
Temos que ver alternativas melhores de geração de energia e geração de emprego
julho 6, 2009 - 19:31
O município de Sapeaçu vive uma decadência, o comércio esta falido, a saúde do município não existe, hospitais funcionando apenas com estágiarios e sem matérial para fazer curativos, ainda querem trazer pra cá uma usina termoelétrica que irá adoecer e retirar a pouca qualidade de vida da população, as autoridades do município devem pesar um pouco no povo e deixar de o lucro de lado.
julho 11, 2009 - 18:23
Diante de todos os comentários já feitos, por pessoas graças a Deus esclarecidas, só me resta perguntar: é esse o governo socialista? Que está do lado do capital e não da vida? Muita decepção. Que vergonha!!! O capitalismo avançando por todos os espaços, através do capital financeiro e, diga-se de passagem, estrangeiro, com certeza. Mas, é preciso lutar contra esse monstro e defender nosso espaço contra a maldade das grandes corporações e dos interesses de governos e pesoas inescrupulosas.
Avante!! Todos à luta em favor da vida!!
julho 16, 2009 - 13:43
O povo de Sapeaçú deve cobrar uma atitude de quem concedeu a licença para instalação da Usina. O prefeito deve explicar
porque concordou com esta insanidade, sendo medico e conhecendo
asituação falimentar da Saúde na Região. Devemos exigir a atuação
de todos os Prefeitos da região prejudicada no sentido de embargar
essa pretenção.
julho 17, 2009 - 21:21
AMIGOS DO RECÔNCAVO BAIANO PRECISAMOS DO APOIO DE VOCÊS PARA JUNTO BANIR ESSAS TERMOELÉTRICAS DAQUI DE SAPEAÇU. POIS MUITA GENTE É CONTRA COMO EU E PARTICIPA DAS MANIFESTAÇÕES, AJUDA DE ALGUM MODO, MAIS, TAMBEM TEM MUITA GENTE QUE É CONTRA MAIS TRABALHA NA PREFEITURA E NÃO PODEM MANIFESTAR A SUA OPINIÃO PARA NÃO SOFRER RETALIAÇÕES. POR ISSO NÓS DE SAPEAÇU PRECISAMOS DO APOIO DE TODAS AS CIDADES CIRCUVISINHAS COMO CRUZ DAS ALMAS, GOV. MANGABEIRA, MURITIBA, SÃO FELIX, CACHOEIRA, MARAGOGIPI, CAB. DO PARAGUAÇU,C. DO ALMEIDA, SÃO FELIPE, D. MACEDO COSTA, STº ANTONIO DE JESUS, NAZARÉ, CASTRO ALVES, STª TEREZINHA E ITATIN. POIS ESSE PROBLEMA É DE TODOS NÓS JÁ QUE ESSA POLUIÇÃO VAI CHEGAR A 50KM. FALEM COM AS AUTORIDADES DE SEUS MUNICIPIOS, PROCUREM OS AMBIENTALISTAS. POR FAVOR NOS AJUDEM.
julho 18, 2009 - 6:29
Bom dia amigos.
Atualmente exerço o cargo de operador na AREMBEPE ENERGIA em Camaçarí – BA, e gostaria de participar a vcs como realmente isso funciona.
A princípio, como vcs já devem saber, a previsão para uma teremo-elétrica que trabalha com OCB1 rodar é muito baixa, isso porque existe uma hierarquia determinada pela ONS onde prioriza, em caso de necessidade, a partida das termoelétricas que funcionam a gás e outros insumos mais baratos como por exemplo bagaço de cana e etc.. Caso essas termo-elétricas ainda assim não venham a suprir a demanda nacional, realmente haverá a necessidade de partir as termo-elétricas que funcionam a OCB1 e caso isso realmente aconteça a termo-elétrica irá funcionar durante aproximadamente 19 dias.
Vale a pena ressaltar que o impacto ambiental não significa, como alguns comentário feitos neste blog, a morte dos moradores de Sapeçu. Isso fica bem claro quando analisamos a cidade de Camaçari e Salvador que possuem termoelétricas e o exemplo maior de Manaus – onde a produção de energia é basicamente por termoelétricas – e todos os seus morados continuam sobrevivendo e atingindo a expectativa normal de vida para um brasileiro comum. (Confira em: http://noticias.uol.com.br/ultnot/infografico/2008/09/24/ult3224u92.jhtm) Ao meu ver, o que poderia causar uma diminuição na expectativa de vida de um brasileiro, é se o mesmo estiver numa UTI durante um apagão.
Vale a pena ressaltar também que essa demanda que faz com que haja a necessidade de termo-elétricas é de nossa inteira responsabilidade, pois nós que criamos o consumo, nos que compramos TV’s, celulares, câmeras, ar-condicionado, geladeiras, chuveiro elétrico e etc. e utilizamos os mesmos. Nos que provocamos a necessidade de construção de termo-eletricas.
Vcs moradores de Sapeaçu devem pensar seriamente no caso, com calma, sem euforia e analisando claramente os fatos.
Uma termo-elétrica trará um certo impacto ambiental ? Sim, trará. Mas até que ponto?, O que é verdade nesse alarde todo?
Uma termo-elétrica trará benefícios? Sim trará. Emprego e desenvolvimento para a cidade. Evitará apagoes e etc..
Em fim pensem a respeito, porque se essa termo-elétrica não ir para Sapeaçú, ira para outra cidade próxima como Camaçari (170Km de dstância), o que devido a atividade atmosférica com certeza trará esses impactos por correspondência p vcs de qualquer forma.
julho 22, 2009 - 14:30
Pior seria se fosse uma hidreletrica,q iria afogar todo mundo… T anta gente fuma botando fumaça pra dentro e não tem nadaa.Deixa ai pelo menos é um desenvolvimento pra cidade.
julho 23, 2009 - 5:38
se é tão ruim assim porque em camaçai um cidade bem mais desenvolvida que sapeaçu, já tem duas termoeletricas funcionando e eu nunca ouvir falar em manifestações ou morte será que os sapeacuenses são mais cultos do que os camacarienses?
julho 31, 2009 - 6:35
se vocês são a favor da termoelétrica levem para a cidade de vocês. pois sapeaçu e região não precisa e nem quer sofrer com essas termoelétricas.
agosto 9, 2009 - 6:35
Meu marido é operador pleno de uma termeletrica em camaçari. Moramos aqui desde quando saímos de sapeaçu, isso já fazem 14 anos.
Esses problemas que estão dizendo que irá acontecer em Sapeaçu caso a termeletrica seja instalada é mentira. Se fosse assim aqui em Camaçari não existiraia mais vida. Pensem!! Como o governo iria autorizar a instalação de uma industria que mata pessoas??
agosto 12, 2009 - 3:40
Convém salientar que o nosso email é termoeletricas.jamais@yahoo.com.br. Teremos uma audiência pública no dia 21/08 na cidade de São Felipe. Nos convidem para esclarecimentos e possíveis audiências.
agosto 19, 2009 - 9:08
AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SÃO FELIFE SOBRE A INSTALAÇÃO DAS TERMOELÉTRICAS MOVIDA A ÓLEO PESADO EM SAPEAÇU. DIA 21/08/2009 (SEXTA-FEIRA), NO SALÃO PAROQUIAL ÁS 19:00h. ESTÃO TODOS CONVIDADOS.
agosto 29, 2009 - 9:51
Acredito que é o progresso chegando pra regiao.todos nos devemos ter calmar ser racionais e ve qual a real intencao.ninguem tem condicoes de impedir o progresso,observamos que tem gente falando muita balela,mas no momento que a empresa se instalar ai os que falam contra serao os primeiros a mudar o discurso.
agosto 30, 2009 - 16:10
Caros Amigos!!!
É de estarrecer que pessoas em pleno século XXI não se incomode com a questão ambiental neste momento, o aquecimento global não é boato, é fato mesmo. Independentemente das pelejas políticas e ideologicas locais seria prudente que todo cidadão do Recôncavo baiano se preocupasse mais com a natureza, uma vez que o mesma encontra-se altamente degradada. Com os plantios de cana de açucar, café e agora a pecuária não conseguimos desenvolvimento econômico e social. Se chegou progresso aqui, foi o da destruiçao do meio ambiente. Levemos em consideração que o recôncavo é o berço da civilização brasileira e o que foi dado em troca até hoje? Infelizmente muito pouco se fizermos uma simples comparação com o sul e sudeste.
Política ambiental nunca foi prioridade para os nossos governantes levemos em considração,(pelo que conheço) nenhum municípo da nossa região dispõe de rede de esgoto, estamos todos poluindo os lencóis freáticos ou jogando os dejetos nos Rios, não temos nenhum trabalho de preservação de nascentes e conservação de matas. Grupos geradores de energia produzindo fumaça é mais uma contribuiçao desses agentes agressores a um ecossitema tão maltratado.Além disso estamos andando na contra-mão do mundo sendo pró aquecimento global. O que ficará para as futuras gerações?
Desenvolvimento econômico-social e sustetável, aumento da expectativa de vida não é sonho, tem que ser realidade. Com usinas temoeletricas. Já mais.
agosto 31, 2009 - 14:43
Temos já o nosso blog:http://movimentotermoeletricasjamais.blogspot.com/
agosto 31, 2009 - 19:47
RAPAZ SE ESSAS TERMOELÉTRICAS FOSSEM BOM COMO DIZEM ELAS FICARIAM NO EIXO RIO-SÃO PAULO;
RAPAZ SE ESSAS TERMOELÉTRICAS FOSSEM BOM COMO DIZEM ELAS FICARIAM EM SANTO ANTONIO DE JESUS OU CRUZ DAS ALMAS. POIS SÃO AS MAIORES CIDADES DA REGIÃO E AMBAS POSSUEM ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E INDUSTRIAIS FORTES.
DIGA NÃO AS TERMOELÉTRICAS MOVIDA A ÓLEO PESADO EM SAPEAÇU
setembro 2, 2009 - 14:02
oi não conheiso mas envi sobre a termelétrica
setembro 4, 2009 - 9:32
Camaçari e Candeias, municípios do recôncavo norte, também estão sendo ocupadas pelas termelétricas. Já são 3 instaladas por aqui. Se aí tem muita água, saibam que este é o motivo: eles bebem muuuuuuita água. Todas aqui estão sobre grandes corpos hídricos. A de Candeias está em um lugar paradisíaco. É de chorar!
setembro 4, 2009 - 9:35
Ah! Não esqueçam que Lula botou Marina prá fora por que ela levava a questão ambiental a sério. Agora, tudo indica, ela será candidata a presidência. Tá na hora de dar o troco. É preciso acreditar e … votar!
setembro 4, 2009 - 10:05
Pretendo auxiliar na mobilização do MOVIMENTO CONTRA A INSTALAÇÃO DE TERMOELETRICAS NA BAHIA, haja vista que será queimado ÓLEO PESADO e o resultado é TERRÍVEL para a população e para o meio ambiente. POR QUE NÃO QUEIMAR BIODIEZES? Existem interesses econômicos estimulando a instalação dessas plantas industriais pra queimar ÓLEO PESADO. O mundo inteiro está buscando fontes de energias limpas e o Nordeste não pode andar na CONTRA-MÃO da caminhada pelo DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
setembro 6, 2009 - 8:05
A Terra e o Tempo…
(Oren Lyons, índio do hemisfério norte, da tribo Tartaruga, nação Onondaga)
Criação é o UNIVERSO; criação é tudo o que podemos ver e, provavelmente, muito do que não podemos, provavelmente, mais do que não podemos ver; mas é sobre quem somos e é o relacionamento, esta incrível rede de vida que nós temos aqui.
Então, o que ocorrerá quando escolhermos nos erradicar deste planeta? Seja como for, a Terra vai prevalecer; e com o tempo, vai se recuperar e todos os lagos serão puros, os rios, as águas, as montanhas, tudo voltará a ficar verde, será tranqüilo.
Poderá não haver pessoas, mas a Terra vai se recuperar. E sabe por quê?
PORQUE A TERRA TEM TODO O TEMPO DO MUNDO E NÓS NÃO!!!
Portanto, nós precisamos refletir sobre isso”
Meu nome é Mário Sérgio, de Sto. Anto. de Jesus-BA (magodobem@uol.com.br).
Apoio apoiador do MOVIMENTO TERMOELÉTRICO JAMAIS
setembro 9, 2009 - 20:10
PAULO
SAPEAÇU É UMA CIDADE PEQUENA ONDE TODO MUNDO CONHECE TODO MUNDO E É UMA PENA QUE NÃO TE CONHEÇO, UMA PESSOA CULTA E INTELIGENTE MAIS ME PARECE QUE VOCÊ É TÍMIDO POIS FOI A AUDIÊNCIA EM CRUZ DAS ALMAS E NÃO DEBATEU O ASSUNTO COMO PROFESSOR, FICOU SÓ ASSISTINDO.
NA VERDADE ACHO MELHOR VOCÊ FICAR POSTANDO EM BLOGS MESMO, POIS O POVO DE SAPEAÇU SABE E CONHECE A INDOLE E CONDUTA DO PROFESSOR SIVANILDO QUE NÃO TEM MEDO DE SE EXPOR POIS QUEM FALA A VERDADE NÃO MERECE CASTIGO.
POVO DE SAPEAÇU E REGIÃO DIGA NÃO AS TERMOELÉTRICAS MOVIDA A ÓLEO PESADO EM SAPEAÇU
setembro 10, 2009 - 4:34
JÚNIOR
TAMBÉM NÃO TE VI NO DEBATE. POR QUE SERÁ???
setembro 13, 2009 - 20:53
Sou de Santo antonio de jesus.
Interessante, então porque o sudeste e o sul não quis a termoeletrica significa que nós analfbetos do nordeste queremos né ?
Esse “cancer” só faz contribuir para o aquecimento global, efeito estufa e chuvas acidas, além da grande quantidade de oxidantes e redutores que entram em contato com nós da região.
DIGA NÃO !
setembro 14, 2009 - 12:27
A Associação Ecológica Buriti-AEB está preocupada com a avalanche de Usinas Termoelétricas de grupos forasteiros(Alienígenas) que de uma hora pára outra aparecem como proprietárias de uma concessão comprada no leilão do Governo Federal com todos os direitos de se instalar, degradar, poluir e arruinar a vida de milhares de pessoas que não irão utilizar esta energia para nada. Não foram consultados previamente via audiências públicas. Apenas mantiveram contatos com algumas pseudo-lideranças que por interesses pessoais se posicionam como “defensores”. Cadê o respeito aos princípios da cidadania e da Territorialidade. Será que é este tipo de investimento que os munícipes desejam? Quais os prejuízos aos produtores da Agricultura Familiar? E como vai ficar a qualidade dos nossos alimentos? Quem vai monitorar a qualidade do ar diariamente no entorno destas Usinas ? E a qualidade da Água superficial? E os efeitos destas substancias nas plantas? Comprovado é que os gazes produzidos pela queima do óleo são nocivos a saúde humana, o que será dos médios, pequenos animais e microorganismos que compõem a Matéria Orgânica nos solos?
Os municípios que estão sujeitos às mesmas condições de Sapeaçu são: Feira de Santana, Governador Mangabeira, Sr do Bonfim Camaçarí, Catu e Candeias. Cuidado se o seu município estiver a uma distancia inferior a 60Km destes, pode arrumar as malas e cai fora com sua família para não ser envenenando ou vamos arregaçar as mangas e nos unir para vencer estes mal intencionados.
Não queremos ver inocentes empregados colocando em risco sua própria saúde e a saúde dos seus conterrâneos e vizinhos enquanto o governo paga esta conta com os nossos impostos. Vamos participar para aprender mais sobre os malefícios das Usinas Termoelétricas e exercitar nossa cidadania, o professor Sivanildo e outros voluntários do ‘Movimento Termoelétricas Jamais’ estarão dispostos a nos informar.
O povo informado é mais difícil de ser enganado.
Pedro Paulo Silva
presidente da ONG Buriti
setembro 20, 2009 - 11:39
Meus queridos
Tenho acompanhado esse debate e algumas coisas me chamam a atenção.
Antes gostaria de me apresentar. Sou Engenheiro Químico com Pós doutorado pela UNICAMP – São Paulo.
Essa preocupação sobre a contaminação total do ar, solo e água da região do recôncavo, a partir da instalação das termeletricas é uma preocupação descabida de quem está sendo motivado por outros motivos diferentes ao ambiental. A legislação brasileira é uma das mais rigorosas do mundo no que se refere à fontes de emissão de poluentes. não há a menor possibilidade de acontecer essa catástrofe toda que o meu colega Professor Sivanildo anda dizendo que irá acontecer.
setembro 20, 2009 - 19:10
alguns politicos de sapeaçu falaram na inauguração do colégio do murici que seriam a favor da decisão do ima, outro politico disse na rádio liderança fm que tambem seria a favor da decisão do ima.
pois bem o ima deu parecer desfavoravel a construção das termoelétricas. queremos vocês no nosso movimento.
povo de sapeaçu e região diga não as termoelétricas movida a oleo pesado em sapeaçu
setembro 21, 2009 - 3:47
O IMA NÃO EMITIU PARECER ALGUM SOBRE AS TERMELTRICAS. ISSO QUE VCS ESTÃO DIZENDO É MAIS UMA INVENSÃO DO PROFESSOR SIVANILDO.
ESTIVE NO IMA SEXTA FEIRA 18/09 E CONVERSEI COM A COORDENADORA DO ESTUDO DENTRO DO ÓRGÃO A DR. ANA CORDEIRO. ELA ME AFIRMOU QUE NÃO EXISTE PARECER AINDA. LANÇOU UM DESAFIO: QUEM ESTÁ FALANDO QUE TEM PARECER É SÓ MOSTRAR A CÓPIA.
TAMBÉM DISSE QUE NÃO EXISTE QUALQUER EMBARGO CONTRA AS TERMELETRICAS. PARA CONFIRMAR ISSO É SÓ ENTRAR NA PÁGINA DA WEB ima.ba.gov.br E PROCURAR SOBRE O ASSUNTO.
QUANTO À POLITICAGEM EU NÃO VOU COMENTAR APENAS FICO FELIZ EM SABER QUE AS PESSOAS JÁ ESTÃO DESCOBRINDO OS REAIS MOTIVOS DESSE BARULHO. NINGUÉM QUE TENHA ESTUDADO UM POUCO O ASSUNTO CONSEGUE ENTENDER ESSA PAIXAO TOTA CONTRA AS TERMELETRICAS.
setembro 21, 2009 - 9:52
PAULO
VOCÊ SEBE INFORMAR O MOTIVO PORQUE AS OBRAS DAS TERMOELÉTRICAS PARARAM?
SE SOUBER INFORME AQUI NO BLOG.
SÓ ESPERO QUE NÃO DIGA QUE ESTÃO TRABALHANDO E QUE É MAIS UMA MENTIRA DO PROFESSOR.
POVO DE SAPEAÇU E REGIÃO DIGA NÃO AS TERMOELÉTRICAS MOVIDA A ÓLEO PESADO EM SAPEAÇU.
setembro 21, 2009 - 13:22
Paulo:
E por que as obras estão paralisadas e o escritorio da multiner está fechado, desde o dia 10 de setembro?
Qual a próxima mentira que você vai contar?
setembro 21, 2009 - 16:44
JÚNIOR E PEDRO( MESMA PESSOA)
ESTOU ESPERANDO A CÓPIA DO PARECER QUE VCS DIZEM TER NAS MÃOS.
QUANTO A PARALIZAÇÃO DA MULTINER, PERGUNTEI AO IMA SOBRE ISSO E ME DISSERAM QUE NÃO HÁ EMBARGO ALGUM. PORQUE VCS NÃO PERGUNTAM NO IMA TAMBÉM.
PERGUNTEI TAMBÉM PARA O ENGENHEIRO DA MULTINER E ELE ME DISSE QUE FIZERAM TUDO QUE PODIAM FAZER COM A LICENÇA QUE TINHAM. OS PRÓXIMOS PASSOS PRECISAM DE OUTRAS LICENÇAS.
CONTINUO AGUARDANDO A CÓPIA DO PARECER. MAS TEM QUE SER OFICIAL, NÃO ME VENHAM COM COISA FAJUTA
setembro 22, 2009 - 18:24
Amigos
procurei no IMA e não achei nada contra as termeletricas de Sapeaçu. Essa história de embargo é realmente mentira.
setembro 23, 2009 - 5:49
Olá,
O parecer do IMA é realmente contrário à instalação das usinas. Não porque a poluição gerada vá matar as seres vivos em um raio de 40km mas porque mesmo que as simulações feitas no computador indiquem que os valores estarão abaixo dos níveis determinados pela legislação.Não há nenhuma garantia de que eles não serão ultrapassados. Além disso poluentes com alto potencial carcinogênio (como os HPAs) e metais pesados derivados da queima, mesmo com a instalação dos filtros, não possuem legilação especifica no nosso pais, o que indicam que eles não necessitam manter seus níveis. Para os HPAs (hidrocarbonentos policiclicos aromáticos) não existe nível de segurança (ou seja, qualquer concentração pode provocar danos à saude)
setembro 23, 2009 - 6:01
Dia 02 de setembro será votado no CEPRAM se haverá ou não a concessão da Licença de Localização das Usinas Termoeletricas.
Ao contrário dos técnicos do IMA a secretaria da fazenda do estado possui outra postura em relação à termoeletricas tanto que de acordo com a reportagem de um site oficial foi reduzido de 17% para 12% a taxa do ICMS (imposto sobre mecadorias e serviços) do óleo a ser utilizado nas Usinas de Sapeaçu (o OCB1).
setembro 25, 2009 - 14:49
Se termeletrica é tão ruim assim porque o estado do Espirito Santo além de já estar construindo 6 termeletricas ainda está atraindo todas que foram liberadas para a Bahia. Inclusive as de Sapeaçu.
Fico me perguntando: O que de fato está por detrás dessa briga toda?
setembro 27, 2009 - 12:34
ão ter energia elétrica em disponibilidade em uma região significa menos investimento e menos empregos. É uma pena a região de vocês não percer isso. Digo isso,pois trabalho há 15 anos na CHEF e entendo um pouquinho do sistema elétrico nacional. A Bahia não tem energia suficiente para manter um rítmo pelo menos razoável de crescimento. Nós não temos um bom potencial hidrelétrico, diferente do que alguns pensam.
Carlos Henrique
Eng. Mecânico
CHESF
setembro 28, 2009 - 6:02
Carlos Henrique, o problema em questão não é ter energia, mas sim de onde virá a energia.
Hoje, os países que investem em termoeletricas movidas a carvão ou óleo pesado são aqueles que não tem outras fontes de energia menos poluentes. E o Brasil não tem a menor necessidade de utilizar essas fontes geradoras de energia que emitem tanto CO2.
Nós devemos melhorar as hidrelétricas que estão defasadas, e temos sol e vento de sobra para gerar energia.
Nós estamos sendo criticados no mundo todo devido a essa atitude do Governo Federal. É extremamente contraditória.
setembro 29, 2009 - 9:22
Estou acompanhando o debate pela primeira vez e fico feliz por ver um assunto dessa envergadura ser debatido levando em consideração os mais diversos pontos de vista. Acho que voces de Sapeaçu deveriam se respeitar no momento do debate pois vivemos numa Democracia e todos teem o direito de expressão. Quanto a implantação da Usina Termoelétrica, vejo com preocupação mormente pelo momento que o mundo todo enfrenta (aquecimento global). Assisto cotidianamente países se esforçando para diminuir os índices de emissão de poluentes e ao mesmo tempo o nosso país anda na contra-mão, confesso que não compreendí. Devemos analisar com imparcialidade quais seriam os beneficios e consequencias dessa implantação na cidade. Não vale dizer que vai gerar empregos com altos salários pois sabemos que na região não há mão-de-obra capacitada. Tenho conversado constantemente com um funcionário da CHESF em Governador Mangabeira e o mesmo se posicionou radicalmente contra a implantação com argumentos contudentes. O assunto merecemesmo ser debatido até a exaustão. Que Deus abençoe a todos.
outubro 1, 2009 - 5:00
A instalação de uma termeletrica não envolve apenas a geração dos empregos na construção e na montagem, como aspecto possitivo. A garantia de fornecimento de energia em uma determinada região significa a possibilidade de atrair diversas outras industrias que dependem dessa garantia de fornecimento para se instalarem.
Não tem como esconder que o recôncavo está ficando distânte das outras regiões da Bahia no que se refere a geração de emprego e renda.
É muito bonito o discurso do meio ambiente contemplativo. Mas e os emprego para o povo que vive tendo que se submeter aos sub empregos da industria do fumo? Tem gente que faz postagem nesse blog com discurso bonito, mas consegue pagar 200,00 por mês aos seus funcionários de suas lojas.
Parece que algumas pessoas querem manter essa disparidade na sociedade, até como forma deles próprios continuarem como elite.
outubro 3, 2009 - 14:27
Todas tipo de geração de energia tem vantagens e desvantagens, sabemos q n consequiremos viver sem energia eletrica . contodo deve-se ter etica ambiemtal e respeito aos semelhantes . o lucro não deve sobrepor ao social estamos num motento de urgente transformação . o homem deve lembrar que merecemos viver em harmonia em todos os aspectos. Sou contra a implantação de termelétricas pois me aprofundei num estudo sobre o tema e não goetei dos resultados obtidos eé tudo muito degradante e desnecessário
outubro 6, 2009 - 8:59
Existem muitos argumento que corroboram a postura de não aceitação de Termoeletricas na Área de Sapeaçu;
A quantidade de combustivel fóssil a ser queimado, mesmo com a instalação de sistemas de controle pra alguns poluente não ocorrerá para todos a exemplo dos metais pesados, hidrocarbonetos, e o dióxido de carbono (serão cerca de 60 toneladas por dia)
A situação atmosferica da região (com tendência a formar neblina) e com a emissão de tanto poluente vai gerar inversão termica
A alteração do tipo de uso do solodo municipio que passará de uma área basicamente rural para uma área industrial
O fato de não haver pessoal capacitado em Sapé para trabalhar nessas usinas, logo virá muita gente de fora, provocando insegurança e aumentado o custo de vida;
As doenças respiratórias que certamente se agravarão em decorrência da operação das usinas
O fato de nossa Bahia possuir um potencial de geração eletrico alto por outras fontes (hidrelétricas e nos últimos anos energia éolica).
A possibilidade de instalação de usinas termoeletricas (quando realmente necessário) em áreas não tão vulneráveis como Sapeaçu;
Existem muitas outras (que podem ser citadas aqui em um momento oportuno) vamos discutir primeiro essas.
outubro 7, 2009 - 19:40
EM BREVE VARIOS ARTISTAS DE SAO FELIPE SE MOBILIZARAM NO PROJETO:
BEM ME QUER
MAL ME QUER
TERMOELETRICAS JAMAIS
Venderemos camisas para ajudar na campanha. Entraremos em breve em contato com o grupo termoeletricas jamais.
outubro 14, 2009 - 7:26
Sei o quanto sera bom essa fabrica em Sapeaçu pois nos moradores precisamos de emprego,portanto quero fazer parte dessa fabrica vamos crescer juntos tenho fé que for fazer dessa parte do quadro de funcionario e assim agradeço minha oportunidades.
outubro 14, 2009 - 20:14
segunda -feira dia 19/10/2009 audiência pública (imparcial) sobre as termoelétricas em sapeaçu com a participação dos seguintes orgãos: ima, cepran, multiner, prefeitura municipal e o movimento termoelétricas jamais.
horário e local a confirmar.
vamos todos para juntos podermos dizer “NÃO AS TERMOELÉTRICAS EM SAPEAÇU”
outubro 16, 2009 - 8:00
Ana
Apresente dados técnicos provando o que vc diz.
Não me venha com devaneios sem fundamentação.
Vc e os outros pseudos fundamentalistas acham que as pessoas de Sapeaçu não podem se manifestar a favor das termeletricas. Se vc fosse de Sapeaçu saberia muito bem que muitos filhos da cidade concluiram curso superior e ocupam bons cargos em empresas. Apenas não ficamos tentando induzir a população como faz o Professor Sivanildo. Diferentemente dele, eu não vou ser candidato a nada nas próximas eleições.
outubro 19, 2009 - 12:40
Marli Paiva Marques. Como a senhora está defendendo uma coisa que nem sabe o que é? NÃO É FÁBRICA, É UMA USINA. Procure se informar mais um pouquinho.
Conheço fábrica de sapatos, fábrica de colçhões, fábrica de automóveis e outras. Só se essa de Sapeaçu for fábrica de fumaça.
outubro 19, 2009 - 15:39
Eu conclui o 2º em uma escola Cenecista, mal tive aula de Química. Daí quando Silvanildo esteve em São Felipe, no salão paroquial explicando sobre a termoeletrica fiquei assustada como leiga. Fui até Salvador no Cepran e lá eu ouvi Drª Elizabete Vagner dá seu depoimento desfavoravel a termoeletricas bem como a sociologa Eliana. 15 KM de distância da termoeletricas a saúde da população é afetada no periodo de pico e 2km as folhas das árvores caíram.
Os técnicos falam para a população os seus argumentos cabendo ao povo sentir o que interesse pessoal e o que é interesse coletivo e não partidário.
Acredito que o movimento não é partidário, mas infelizmente nas cidades pequenas as coisas são levadas sempre para o lado politico partidario, não respeitando o nosso direito a liberdade.
Me sinto livre, pois me considero amiga do prefeito de Sapeaçu mesmo não concordando com a sua ideia de apoiar a vinda dessas termoeletricas.
Soube que ele ainda não assinou o ALVARÁ.
Fica aí a minha esperança do prefeito Dr. GEORGE nosso médico amigo mudar de opinião, já que o Ima deu o seu parecer junto ao Ministério público Federal desfavorável as poluentes TERMOELETRICAS
BEM ME QUER
Saúde Ambiental é o que queremos!
outubro 20, 2009 - 19:35
NÃO QUEREMOS TERMOELETRICA.QUEREMOS UM PLANETA MELHOR…
SOLICITAMOS DOS CONSELHEIROS DO CEPRAM A SENSIBILIDADE NA VOTACÃO DO DIA 29 DE OUTUBRO ONDE DECIDIRAM SOBRE O FUTURO DA SAÚDE AMBIETAL DA POPULAÇÃO DE SAPEAÇU,SÃO FELIPE E REGIÃO.
O PLANETA É O MACRO E NOS SOMOS O MICRO,SE DESTRUIROS O MACRO NÃO HOVERA O MICRO.
ESTUDANTES DO LUIS EDUARDO-SÃO FELIPE
novembro 8, 2009 - 18:49
Me expliquem uma coisa: Nas reuniões que o Sivanildo fazia em outros municípios a presença do derotado Tarso e dos vereadores da oposição era certa. Sempre faziam seus discursos e depois iam embora. Por que será??
Não é novidade pra ninguém que esse é um movimento político sim.
Disser que DurvaL errou é insignificante diante do mau que vcs estão fazendo para Sapeaçu.
O medo de vcs é de que ele fortalesa ainda mais e se eleja prefeito de Sapeaçu
novembro 9, 2009 - 3:23
Fui convidada pelo professor para ir para Salvador participar da reunião do Cepram, onde foi votada a licença das termeletricas.
Fiquei chocada com o que vi e ouvi o professor falar e fazer. Ele orientava várias pessoas a gritar e a fazer baderna. No fim da votação ele e outras pessoas partiram para a agreção. Algumas pessoas que saíam da sala de votação foram verbalmente e fisicamente agredidas por ele e outros.
Graças a Deus alguns meninos de pouca idade tiveram o equilíbrio que o Sivanildo não teve e impediram uma catástrofe.
Fica aqui o meu registro de profunda tristesa e frustração em relação a esse Professor que se mostrou um despreparado e irresponsável lider. Um péssimo exemplo para todos que estavam presente. Meu nome usado no blog não é verdadeiro, pois temo represárias.
novembro 12, 2009 - 5:07
12/11/2009 – 08h55
Lula diz a assessores que sistema elétrico não é totalmente perfeito
VALDO CRUZ
da Folha de S.Paulo, em Brasília
TEXTO ESTRAÍDO DE MATÉRIA PUBLICADA NA FOLHA DE SÃO PAULO
“Durante a conversa com Lula, Samek procurou tranquilizar o chefe dizendo que o sistema estaria restabelecido no dia seguinte pela manhã. “Não vai ter problema de energia, porque as [usinas] térmicas não estão ligadas. Basta ligá-las”, disse ao presidente.
Naquele momento, o dirigente de Itaipu, que havia recebido um primeiro telefonema de Lula por volta das 23h, avaliava que a hidrelétrica deveria voltar a operar com três ou quatro linhas de transmissão e que as termoelétricas iriam suprir a ausência das linhas que ficariam fora de operação”.
TERMoELETRICA SERVE PARA EMERGÊNCIAS E NÃO PARA FUNCIONAR DIARIAMENTE. E VEJAM QUE MESMO COM A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO AS TERMoELETRICAS NÃO FORAM ACIONADAS.
novembro 12, 2009 - 8:51
Carlos Peixoto, se o nosso dinheiro fosse investido nessas hidreletricas que estão defasadas e ultrapassadas não teríamos o problema desse apagão. O problema da energia não se resolve com termoeletricas mas sim renovando as hidreletricas antigas que não recebem mais investimento por parte do governo. O governo gastaria menos e não precisaria acabar com a saude da população do Recôncavo Baiano.
Além disso, se as termoeletricas que querem instalar em Sapeaçu vão gerar energia para o Sudeste, porque eles não instalam essas termoeletricas lá no Sudeste mesmo?
novembro 14, 2009 - 7:32
Devemos refletir com o fato e propor fontes alternativas de energia – energias limpas.
novembro 14, 2009 - 11:57
Eu não acho que o governo deve cruzar os braços e deixar o país faltar energia.
O que eu não concordo é com as alternativas extremamente poluidora.
A Associação Copioba dos Filhos e Amigos de São Felipe tem um trabalho ao longo destes 9 anos com caminhadas ecologicas voltadas para o estudo das margem do rio copioba, registradas em atas de reuniões e divulgação no próprio jornal Copioba. O que mostra que o apoio ao movimento não é politico partidário. Na escolha dos membros desta associação escolheram-se pessoas dos diversos grupos politicos da cidade para que os nossos objetivos não fossem barrados pela politicagem local(comum em toda cidade do interior o que ocasiona um atraso no desenvolvimento da cidade).
Este momento é a hora de deixarmos as paixões de lado e lutarmos pela natureza imagine um Brasil sem as nossas riquezas naturais.
O que adianta eu pedir a um pequeno trabalhador para diminuir a sua produção agricola para deixar uma area para preservação ou fazermos um trabalho para pedir a ele para plantar arvores nas margens do rio, informando a eles sobre as multas dos orgãos ambientais. Que moral um órgão ambiental terá de multar um sitio, uma fazenda sobre por exemplo desmatamento se o governo esta se mostrando incensível aos cuidados do meio ambiente.
Na considerada cidade grande uma termoelétrica representa emprego, mais aprovar em uma área de agricultura familiar representa muito mais desemprego do que emprego, muito mais pobreza.
A proposta da nossa Associação para 2010 estará voltada para fazermos uma cartilha falando sobre a preservação das nascentes, bem como visitas a propriedades rurais que se disponha a servir como fazenda modelo, onde plantaremos arvores na beirada do rio.
Tudo isso servirá para que as novas gerações possam respirar um ar melhor.
Infelizmente eu tenho que criticar o governo que eu votei, pois como poderemos lutar contra o aquecimento global vivenciando estas contradições.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Felipe, por exemplo participa do movimento termoeletricas jamais, bem como acredito que todos os vereadores de São Felipe são contra.
Porque se alguém for a favor vai ter que se declarar. O povo quer saber quem é contra e quem é a favor dessas coisas que não prestam.
Quero ouvir o pronunciamento dos deputados que receberam voto de São Felipe:
Ainda eu não sei em quem eu vou votar?
De preferência um deputado que seja contra as termoeletricas do recôncavo, pois este sim merece meu voto.
Ao governador, ao meu governador será que você sabe o que está acontecendo neste pedacinho do reconcavo. Ou os interessados no dinheiro não estão passando os devidos estudos.
O povo esta aflito, eu estou mesma é aflita não consigo mesma parar de escrever.
Nossa agricultura é familiar.
“Nossa terra tem palmeiras onde canta o sábia”
Aqui tudo que planta dá: plantação de mandioca, cana de acucar,pimenta do reino, cebola,acerola, cajú,jaca,coco,fruta pão,graviola, pimenta giaba,mamão,girassol, feijão, quiabo.jiló, batata, ihame, laranja, limão,lima, abacaxi, maracujá, fumo, milho, amendoim, banana, mimoso, cenoura,chuchu, alface, quento, flores silvestre, melancia, abobora, jabuticaba, carambola, sapoti, ingá.
Lembro-me das conversas com Dr. Osano Barbosa (meu tio de consideração, anestesista de muitos anos do hospital português, filho de São Felipe), comentavamos qual a fruta que está terra abençoada não dá?
Ficavamos horas conversando!
Na sua fazenda tem o maior exemplo de preservação na natureza A Serra da Copioba de propriedade hoje do seu filho André. A parte pertencente ao mesmo(maior parte) esta preservada, as demais foram desvastadas.
Isto também é uma vergonha.
novembro 16, 2009 - 10:11
Continuo dizendo não as termoeletricas poluidoras.
Cada dia que passa me convenço mais que devemos dizer não.
Fiquei feliz quando ouvir uma jovem na Igreja Catolica fazer uma apreece dizernto não as TERMOELETRICAS de Sapeaçú.
Espero que Deus ouça nossas preces e estas ENERGIAS DO BEM possam cair sobre os homens bons dessa terra, influenciando nas suas decisões de dizer não a este empreendimento.
Acredito que se as pessoas, passarem a analizr este empreendimento sem paixões as razôes vão aflorar.
A acredito que o dialogo será a melhorar forma de um entendimento.
Não se fechem para isso seja oposição ou situação, vamos parar com as despreciações ao invés de acreditarmos na democracia.
É comprovado pelo parecer do Ima o aumento do aquecimento global, daí devemos dizer não a este empreendimento.
Por favor você que faz parte do legislativo, veja de que forma pode nos ajudar.
Vamos ajudar a aumentar a auto estima do povo, fazer com que ele saiba que a força popular é capaz de transformar nações
Acredito no Associativismo como uma forma de ajudar a comunidade a melhorar a sua auto estima e procurar meio de buscar melhoria nas diversas areas sociais. Tudo no momento é questão de estudo desenvolver projetos e saber a onde encaminhar.
novembro 17, 2009 - 19:26
o apagão foi por sobre carga de energia nas linhas de transmissão. trocando em miudos o país tem muita energia tanto é que o sistema de transmissão não suportou a quantidade de energia. agora pergunto a vocês defensores das bombas cancerigenas.
se o brasil tem tanta energia pra que essas termoeletricas?
por o presidente lula foi a frança assinar tratados para diminuir a emissão de CO2, se aqui no brasil ele que empurrar essas termoelétricas poluidoras e cancerigenas em cima da gente?
sera demagogia?
povo de sapeaçu e região diga não as termoeletricas movida a oleo pesado em sapeaçu
novembro 18, 2009 - 15:11
Realmente não dá para entender as atitudes de o Lula. Lá fora ele não menciona o projeto de tantas termoeletricas para o Brasil, e o tempo inteiro cobra dos países a diminuição de CO2 na atmosfera.
Ele deverá leva as propostas e atitudes que o Brasil deverá cumprir para diminuir a poluição na Conferência do Clima, no exterior. Por que ele esconde o projeto das termoeletricas? Como ele pode cobrar dos outros países a diminuição de CO2 na atmosfera se o Brasil está se tornando o grande poluidor? e vai piorar mais ainda se essas termoeletricas forem instaladas.
Vejam que durante esse apagão em nenhum momento das reportagens Lula falou que as termoeletricas são necessárias, e que precisamos instalar mais. Ele não toca no assunto porque sabe que isso é errado mas insiste em trazer para nós.
novembro 19, 2009 - 10:20
Juarez
O jornal Atarde esteve lá sim mas não para falar com a comunidade no Ima eles só falaram com o presidente do CEPRAN. Eu perguntei ao reporter que disfilava com a sua maquina fotografica e ele confirmou representar o jornal Atarde. Na frente do prédio do Ministério público é que um jovem com um cracha do Jornal Atarde e um uma maquina fotografica pequena é que nos entrevistou. A final ele ou alguém escreveu tudo errado tudo errado. Informaram 100 pessoas mentira forma 11 ônibus. E muito mais erro.(o deseinterese foi tanto que Geraldo Pires é morados de São Felipe e colocaram Sapeaçu). E muitoa mais erro…
O próprio presidente do Cepran pode confirmar isso ou melhor se você leu o jornal Atarde de 07 de novembro de 2009. Vai ver que o jornal Atarde estava lá. ~
Como estou para falar a verdade. No final da reunião vi um pouco de tumulto caracterisados por gritos e vaias não vi agressão fisica, o fato é que aquele conselheiro foi muito incensível aos argumentos do povo. Ele só falou indiretametne em dinheiro. E de pessoas egoista o povo não gosta.
Tentar denegrir a imagem de Silvanildo com inverdades é corvardia.
O movvimetno Termoeletricas Jamais é formado por pessoas das diversas correntes sociais: poucos doutores e os que tem lutadores, pequenos empresarios comerciantes das cidades, agricultores, representantes de diversas associações rurais a exeplo em São Felipe: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Felipe filiados a FETAG(cujo conselherio votou a favor da termoeletrica para mim umavergonha), ACISFE Associação Comercial e Industrial de São Felipe, Associação Copioba dos filhos e Amigos de São Felipe, Igreja Catolica, Proferssores municipais e estaduais,grêmios estudantis emfim posso levar meu filho com toda a tranquilidade, se fossemos conseguir a coisa através da força já tinhamos mandado colocar umas bombinhas e mandariamos tudo para o leu. Mais como apesar das manobras acreditamos em um Braís como Luiz Alberto Deputado federal falou: Um Brasil democratico prefiro fazer o jogo do contente e acreditar que tudo vai mudar, poisacredito que a violênciqa não leva a nada.
Temos outras formas de chamar atenção das pessoas que não precisa de violência: como o projeto Bem Me Quer, Mal Me Quer – Termoeletricas Jamais. Você que é artista se junte-se a nós vamos aumentar o numero de quadros na próxima exposição.
Nós artistas de São Felipe já estamos bolando um outro tema: Somos peixes pequenos para as aumas pequenas, formamos mesmo é um belo cardume que com a força do nado criaremos saúde ambiental PREVENTIVA. Faça a sua arte e entre em contato com a gente.
A violência não estará nunca no meio de nos, pois lutamos pelo amor a natureza.
A nossa luta esta vitoriosa, apezar dos relampagos, acredito no Ministério Público do lado da verdade.
Queremos Saúde Ambiental Preventiva.
novembro 22, 2009 - 6:39
Vocês hoje que estão reunidos no Sapé no Movimento muita sorte. Que o dialogo possa ser sempre o caminho de juntos buscarmos soluções e que os grupos politicos de Sapé consigam se unir em prol da população do reconcavo.
Fecho os olhos e levo estas mensagens a Jesus onde peço a mãe que com o seu manto azul, cubra os homens transformando nações. Acredito muito na força do pensamento, por isso acredito na nossa vitória.
Já venci muitas batalhas consideradas para os hoemens de pequenos pensamentos impossível, e o tempo provou que quando queremos, quando temos determinação é possível realizar. Eu sinto que a força que vem do grupo é forte pela determinação, pela coragem, pelo amor a natureza.
A todo o momento eu olho os lados de uma forma critica, mais a logica que eu enchergo esta com o lado do movimento, daí eu coloco o meu apoio.
novembro 22, 2009 - 20:02
GENTE A MULTINER FALA TANTO DA TERMOELÉTRICA DE PETROLINA. VEJAM NA REPORTAGEM DO JORNAL A TARDE O QUE ACONTECEU LÁ.
Banco de Notícias
TERMELÉTRICA É AUTUADA EM R$ 100 MIL POR CRIME AMBIENTAL EM PETROLINA
Quinta-feira, 19 de Junho de 2008
Ibama multa termelétrica em Petrolina, Pernambuco, na divisa com a Bahia, em R$ 100 mil, por despejar cerca de 800 mil litros de resíduos de óleo combustível em oito hectares de caatinga
A Companhia Energética de Petrolina (CEP), empresa privada do setor termelétrico, foi autuada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em R$ 100 mil por despejar cerca de 800 mil litros de resíduos de óleo combustível em oito hectares de caatinga, num local situado a 19 km de Petrolina (PE).
A Companhia Energética de Petrolina (CEP), empresa privada do setor termelétrico, foi autuada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em R$ 100 mil por despejar cerca de 800 mil litros de resíduos de óleo combustível em oito hectares de caatinga, num local situado a 19 km de Petrolina (PE).
A maior parte da área atingida pertence à Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), que possui uma jazida de argila no local. O outro terreno prejudicado é de propriedade do agricultor Ivo Antônio da Silva. Segundo o Ibama, a termelétrica assumiu a autoria do despejo do material. A empresa tem até o dia 26 deste mês para recorrer ou pagar a multa. O resíduo do óleo afetou diversas espécies de plantas e animais macroscópicos e microscópicos no local. O material se assemelha a borra asfáltica, tanto pela textura quanto pelo cheiro. O primeiro despejo aconteceu no início deste mês e foi o mais prejudicial. Vinte carretas da termelétrica levaram cerca de 600 mil litros do material tóxico para uma área que fica a 16 km de onde ela está localizada, no km 10 da BR-235. O tempo estimado para recuperação da área atingida é de dois anos.
O Ibama foi informado da situação por denúncia anônima. Após vistoria do local, o órgão constatou o fato e autuou a termelétrica em R$ 50 mil. Mesmo assim, outro despejo de óleo foi feito na última segunda (16), desta vez a 3 km de onde ocorreu o primeiro e à beira da BR. Por haver riachos perto dos locais onde houve o despejo, há suspeitas de que o material tenha sido levado pela chuva ou lençóis freáticos e chegado até o Rio São Francisco.
Na primeira área atingida, houve contaminação de uma lagoa usada por animais de criação de agricultores como Ivo Antônio da Silva, que afirma ter perdido quatro cabras que consumiram a água contaminada. Segundo ele, cada uma dela valeria R$ 300. “Não há multa que pague esse crime ambiental”, revolta-se o agricultor, que diz estar entrando na justiça e quer uma indenização de R$ 10 mil pelos cerca de 200 m2 atingidos em área de sua propriedade.
De acordo com o chefe do Ibama em Petrolina, Carlos Vanderlei Pinheiro, entre os animais da caatinga encontrados mortos estavam patos selvagens, nanico, mergulhão, cabeça vermelha, rolinha e outros. “É impossível saber a quantidade de animais e plantas mortos por causa desse óleo. O prejuízo aqui é incalculável”, disse Pinheiro, segundo o qual a empresa terá de gastar ainda mais R$ 100 mil para recuperar toda a área.
MORTE – A tentativa de recuperação da primeira área atingida, foi iniciada no último sábado. A poucos metros do local é possível ser animais mortos com a boca suja de ólel. Segundo o chefe do Ibama, além da contaminação da água, o óleo penetrou cerca de 50 centímetros no solo. “Esse material que está sendo retirado não pode ser jogado em outro lugar. Ele pode ser aproveitado para se usar em asfalto”, disse Pinheiro.
O dhefe do Ibama informou ainda que a Codevasf também foi notificada, Segundo ele, a empresa teria omitido o crime. A reportagem de A TARDE tentou contato diversas vezes com o superintendente da Codevasf em Petrolina, Luiz Eduardo Matias Frota, mas não obteve retorno.
O gerente da Companhia Energética de Petrolina, Marcos Vinícius Dias Alves, informou que não poderia se pronunciar em nome da empresa e que o responsável seria o diretor técnico Hélio Takeno, que reside em São Paulo e visita Petrolina a cada 15 dias. Por telefone, Takeno disse que a termelétrica está analisando o material que contaminou a área.
Apesar de não reconhecer que o resíduo de óleo combustível é originário da termelétrica, Takeno afirmou que a empresa se antecipou no reparo do prejuízo causado na área para permanecer na mídia. Ele disse que o recolhimento do resíduo do óleo é serviço terceirizado. “Prefiro não falar quais são as empresas que fazem o sérvio. Vamos recorrer e depois veremos quais providências tomaremos”, disse Takeno.
Fonte: Jornal A Tarde
DA SUCURSAL JUAZEIRO
REPÓRTER: MÁRIO BITTENCOURT
EM 19/06/2008.
novembro 24, 2009 - 5:17
Júnior
Esse fato ocorrido em Petrolina está sendo investigado pela Polícia Federal sob suspeita de sabotagem industrial.
É de se imaginar pelo menos como estranho que uma empresa derrame resíduo contaminante, produzido por ela, bem do lado da própria empresa.
Quero te fazer umas perguntas: Em suas pesquisas na net você encontrou alguma matéria sobre a poluição atmosférica causada pela termeletrica de Petrolina?
Encontrou algum depoimento sobre a contaminação das frutas produzidas em Petrolina e Juazeiro? lembrando que a região é a maior produtora de frutas do Brasil.
Encontrou alguma reportagem sobre crianças nascidas com deformações genéticas causadas pela poluição da termoeletrica?
para concluir: Porque vocês não aceitam os convites públicos que a Multiner faz para irem conhecer uma termeletrica de perto? Por que??
novembro 24, 2009 - 20:35
PAULO DE SOUZA
A MATÉRIA DO JORNAL A TARDE, VOU SIMPLIFICAR PARA VOCÊ. “TERMOELÉTRICA POLUI ATÉ DESLIGADA”.
SE A EMPRESA TERCEIRIZOU O SERVIÇO, PROBLEMA DELA POIS ELA É A UNICA RESPONSÁVEL.
E PRA FINALIZAR VEJA SE A REPORTAGEM ABAIXO RESPONDE SUAS PERGUNTAS.
:: Acessibilidade :: Sites do MPF Noticias do MPF Membros do MPF Notícias do Site → Meio Ambiente e Patrimônio Cultural → Tractebel terá que medir poluição de usina termoelétrica
Ações do documento Tractebel terá que medir poluição de usina termoelétrica
26/1/2007 13h04
A pedido do MPF, a Justiça obrigou a usina a fazer o Estudo de Impacto Ambiental.
O Ministério Público Federal em Tubarão, no sul de Santa Catarina, conseguiu determinar judicialmente que a Tractebel (Usina Termoelétrica Jorge Lacerda) seja obrigada a fazer o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para aferir a poluição e os danos causados ao meio ambiente, especialmente à saúde humana. Em abril deste ano, a Procuradoria da República em Tubarão ajuizou Ação Civil Pública contra a Tractebel pedindo que a termoelétrica seja submetida a uma Auditoria Ambiental a fim de precisar o volume e a espécie de poluição produzidos e os seus efeitos sobre a saúde humana. Outro pedido da ação é que a Tractebel seja obrigada a adequar os níveis de poluição, hoje muito acima dos permitidos.
Com a ação, o procurador da República Celso Antônio Três quer também que a Usina indenize as pessoas vitimadas por doenças em razão das emissões. Além da Usina, o procurador arrolou como réus na ação, a União, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Fatma.
Desde 1996, o Ministério Público Federal em Criciúma questiona a não-exigência por parte da Fatma da elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). À época dos fatos, estudos atestaram que a população desta região da usina apresentava índice médio de mortalidade por neoplasias (câncer) e doenças espiratórias (bronquites, sinusites, alergias, etc.) superior ao resto do território catarinense e nacional. Outro dado levantado aponta que a mortalidade de crianças menores de um ano por doenças respiratórias, anomalias congênitas, notadamente no sistema nervoso, incluindo anencefalia (fetos sem cérebro) também são superiores ao resto do país.
Na decisão proferida no curso da ação pela juíza Federal Gysele Maria Segala da Cruz, ficou determinado a elaboração de um laudo único, no prazo de 90 dias.
Cléria Nunes
Assessoria de Comununicação
Procuradoria da República em Santa Catarina
Fone/fax (48) 229-2466 / 9969-5747
——————————————————————————–
novembro 25, 2009 - 15:00
Junior
Você deveria pesquisar melhor. Essa termoeletrica que vc se refere na verdade é um complexo termeletrico situado em Santa Catarina chamado COMPLEXO JORGE LACERDA segue os dados:
localização:Capivari de Baixo (SC)
Combustível:
carvão mineral
Capacidade Instalada:
857,00 MW
Funcionamento : contínuo
PORTANTO É UMA USINA MOVIDA A CARVÃO MINERAL, SENDO ASSIM NÃO TEM NADA A VER COM TECNOLOGIA USADA EM SAPEAÇU. Além disso o regime de operação dela é continuo e o da termoeletrica de Sapeaçu é por disponibilidade.
novembro 27, 2009 - 4:26
Júnior
Estou aguardando as respostas das perguntas que fiz a você. Vou repiti-las:
Quero te fazer umas perguntas: Em suas pesquisas na net você encontrou alguma matéria sobre a poluição atmosférica causada pela termeletrica de Petrolina?
Encontrou algum depoimento sobre a contaminação das frutas produzidas em Petrolina e Juazeiro? lembrando que a região é a maior produtora de frutas do Brasil.
Encontrou alguma reportagem sobre crianças nascidas com deformações genéticas causadas pela poluição da termoeletrica?
para concluir: Porque vocês não aceitam os convites públicos que a Multiner faz para irem conhecer uma termeletrica de perto? Por que??
novembro 30, 2009 - 17:56
Hoje em Maragogipe participei de uma reunião onde ouvi um amigo informar que teria uma ONG junto com a Natura e a Petrobras fazendo uma campanha sobre construção de um fogão para substituir o antigo poluidor fogão de lenha o que ajudaria na diminuição da poluição.
Não consigo entender a controvérsia destes assuntos.
Que moral um órgão fiscalizador do governo terá de aplicar uma multa, por exemplo, a uma casa de farinha que estiver cortando arvores de forma ilegal, se ele autoriza uma termoelétrica poluidora para cá?
Não posso aceitar a hipocrisia. Espero que o governo passe para o lado do povo defendo o meio ambiente ou então ele ficara desacreditado pela população principalmente as novas gerações que tem acesso ao estudo, à leitura.
Termoelétricas Jamais queremos no recôncavo.
Não precisamos visitar outras termoelétricas simplesmente, não as queremos aqui, porque acreditamos na avaliação do Ima e do Ministério Público, visitar outras termoeletricas para que se o olho muitas vezes não vê, tem coisas que o tempo vai dizer. E o meu filho não tera que pagar pela experiência que querem fazer.
Problemas para resolver sobre poluição já temos de mais, rio copioba que abastece a cidade de São Felipe este poluído e agente bebe desta água e muito mais problemas.
Por favor, junte-se a nós vamos juntos negociar e chegar a conclusão que esta na hora de arrumar a mala e sair do Sapé e do recôncavo, o governo e a empresa precisa acordar que nos não queremos mesmo este bicho poluidor. Seremos unidos até o fim, consequentemente estamos do lado de Deus cuidando do bem maravilhoso que ele criou a natureza.
Eu amo os funcionários do IMA porque acredito no trabalho sério que fazem parabéns a funcionaria Liana, a seu coordenador Dirceu.
Eu amo a vida e as pessoas.
Eu amo céu e o verde das matas.
Eu amo a Associação Copioba dos Filhos e Amigos de São Felipe.
Eu amo o que é certo, o que é justo, o que é honesto e o que é melhor para o nosso meio de vida.
dezembro 2, 2009 - 5:58
Você quer respirar ar puro. Participe dp movimento Termoeletricas Jamais.
A mobilização popular é muito importante neste momento decisivo.
Vamos ajudar a salvar nosso planeta com a preservação do meio ambiente!
Oléo pesado não queremos e não vamos deixar isto acontecer, caso intensifique este objetivo a mobilização vai ser bem maior.
Aqui em São Felipe todas as escolas estão engajadas no movimento.
dezembro 2, 2009 - 10:06
Paulo de Souza, até o presidente Lula está percebendo a atitude absurda que ele está tomando com relação a energia do Brasil. Leia abaixo o que o presidente Lula falou no dia 26 de novembro de 2009, na última quinta-feira. O gás natural é menos poluente que o petróleo, mas é claro que também emite muito CO2 para a atmosfera. Mas já considero um avanço do governo em ter coragem de assumir que o óleo é muito poluente e precisa urgentemente ser substituído por outras fontes.
LULA COBRA USO DE ENERGIA LIMPA NO AMAZONAS PARA QUE O PAÍS POLUA MENOS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou que o processo de migração da matriz energética no Amazonas seja efetivamente concluído até setembro de 2010. Lula quer que as empresas que usam combustíveis poluentes como fonte de energia mudem para fontes limpas. Entre essas empresas estão a Petrobras e a Eletrobrás. A cobrança tem como pano de fundo a necessidade do país em reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
A cobrança foi feita na quinta-feira (26), durante a inauguração do Gasoduto Urucu-Manaus, que vai transportar gás natural no estado. Segundo o presidente, a mudança é uma decisão do governo e não será admitida interrupção dessa migração. Ainda segundo o presidente, ele próprio estará no Amazonas para anunciar a conclusão da mudança.
“Vamos deixar claro que não vamos chegar ao dia 1º. de outubro de 2010 e dizer que não deu para fazer a mudança. A produção da energia no Amazonas vai ter que mudar de óleo combustível para gás até setembro do ano que vem”.
Na avaliação do presidente, o gasoduto será responsável por uma revolução na matriz energética do Amazonas. Ele disse ainda que a obra do gasoduto é como se fosse um filho dele próprio, do governador do estado, Eduardo Braga, do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielle e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
“A partir de setembro do próximo ano queremos anunciar ao mundo, ainda no meu mandato, essa mudança. O Eduardo (Braga, governador do Amazonas) não vai estar porque é candidato, o Alfredo (Nascimento, ministro dos Transportes) não vai estar porque acho que é candidato, a Dilma (Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil) também não vai estar porque acho que é candidata, mas eu não sou candidato e estarei no Amazonas para apertar o botão de todas as empresas usando o gás na produção de energia elétrica desse estado”.
A obra é integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem 661 quilômetros de extensão na linha tronco, que liga Urucu a Manaus. O gasoduto servirá, principalmente, para geração de energia elétrica em Manaus, que hoje é atendida por usinas termelétricas movidas a óleo combustível e a óleo diesel. (Fonte: Agência Brasil)
dezembro 18, 2009 - 15:41
Nós somos peixes grandes!
Ao passarmos nas ruas da cidade com a blusa do Movimento “Termoelétricas Jamais!” e uns quadros na mão, um policial falou: “- todos ali são peixes pequenos”. Creio que o referido falante deveria estar na beira do mar usando óculos escuros, escondendo seu olhar, pois ele não consegue enxergar!!! O que foi dito alguém ouviu e o vento levou; afinal, ali estava um bagrinho (peixe sem muito prestígio) que ainda não se libertou das presas do tubarão.
A escravidão brasileira ainda estar no mar, encravada nas pedras rochosas.
É por isso que nós gritamos: queremos nadar a favor da maré e olhar para ver se dá peixe.
Venham pescar! Aqui se aprende em grupo, aqui se estuda Química, Física, Biologia e, principalmente, História do Brasil.
Acreditamos que nos próximos meses a maré vai dar peixe, pois o cardume está crescendo.
Quem era peixe grande viu a beleza dos peixes pequenos e mudou de cardápio.
Lá no meio da rua também se ouve. Tudo isto que esta acontecendo é carta marcada. E perguntamos: e quem marca?
Quanta pobreza espiritual!
Vimos capanga assustando o povo, presidente de órgão humilhando o povo. Vimos conselheiros escravizados sem dizer o que pensavam, lutando contra a maré.
Se ficarmos doentes, quem mesmo vai cuidar da gente????
O dinheiro???!!!!
E o dinheiro paga a saúde??? E o dinheiro devolve a beleza do mar???
Somos peixes pequenos para almas pequenas; o que formamos mesmo é um belo cardume lutando pelo progresso da Saúde Ambiental Preventiva.
Peixe!
Escravo!
Saúde!
Progresso!
Termoelétricas no Recôncavo Jamais!
As flores, as algas que estamos pintando serão capazes de encantar as pessoas????
Bem me quer!
Mal me quer!
Termoelétricas jamais!
Em pleno oceano da vida ainda existem homens de bem, com ética, que sabem remar na direção certa, a exemplo da conselheira que falou na reunião do CEPRAN: “eu tenho ÉTICA, preciso ouvir novo parecer do IMA”. Naquele dia, 8 conselheiros votaram pela ÉTICA e 11 votaram pela influência do “ditador.”. É só conferir a ata de reunião do dia 06 de novembro de 2009!!! Foi uma vergonha para historia da Bahia , assim afirmaram vários ambientalistas presentes.
A Bahia está cheia de caras feias, sem cor, sem identidade disfarçados entre os intelectuais destruindo a natureza!!.
Aqui nós nos declaramos: sou Ana de Zezito, sou Irá de Vardinho, sou Marta de Leonel
Em adjutórios quem já ouviu falar? Das parteiras que ajudam as parturientes a qualquer hora, cuidando do social sem ganhar dinheiro, quem já ouviu falar? O princípio de fazer o bem sem olhar a quem e não receber nada em troca ainda existe. O dinheiro não compra consciência!!!
Dinheiro, nunca encheu os olhos desses homens de bem e nunca encherão os olhos dessas sementes de flores, pois acima dele está o amor a natureza e a vida.
As três flores:
Marta, Irá e Ana
Vocês conhecem os primeiros quadros que pintamos?
Tivemos a idéia de cada artista da região pintar os seus quadros em protesto às termoelétricas para juntos fazermos uma grande exposição tanto das artes plástica como da música, da poesia com o objetivo também de descobrir novos talentos. O que vocês acham?
Camisas pintadas uma a uma com pincel. O valor arrecadado com a vendagem das mesmas foi destinado ao pagamento das despesas do ônibus São Felipe/Salvador/CEPRAN. Pintamos 50 camisas e vendemos a R$10,00 cada. Doamos, à comissão de São Felipe, portanto, o montante de R$ 500,00.
dezembro 22, 2009 - 8:21
O MTJ foi até Petrolina ver a tal termoelétrica. Para início e fim de conversa: O monstro só tem 8 motores, fica a 9 Km de Petrolina e só tem vegetação típica de área degradada. Não se vê fruta alguma no entorno.
dezembro 22, 2009 - 20:05
SOUBE QUE EMPA ESTA DISPENSANDO OS FUNCIONARIOS POIS NÃO TEM PREVISÃO DE RETORNO PARA CONTRUÇÃO DAS TERMOELETRICAS. SOUBE TAMBEM QUEA MULTINER ESTA BRIGANDO COM O PREFEITO POIS ELE MENTIU INFORMANDO QUE A CIDADE DE SAPEAÇU TINHA 40% DE ANALFABETOS E OMITIU QUE SAPEAÇU POSSUI UM FILHO DA TERRA QUE É PÓS DOUTOR EM QUIMICA.
PARABENS PROFESSOR PELO EXITO QUE O MTJ VEM CONSEGUINDO NA LUTA CONTRA AS TERMOELETRICAS EM SAPEAÇU.
janeiro 11, 2010 - 6:11
e graças a deus as obras das termoeletricas estão paradas a uns 05 meses. e com fé nesse mesmo deus eles vão embora da nossa região.
povo de sapeaçu e região diga não as termoeletricas movida a oleo pesado em sapeaçu
janeiro 18, 2010 - 14:40
Impressionante como em época de discussos inflamados em Copenhagen, em favor de uma redução dos gases causadores do efeito estufa, o Brasil e a Bahia se colocam na contra-mão. Aliás, andar na contra-mão da história sempre foi o forte do Brasil, mesmo que o discurso dos governantes sejam os mais discrepantes possível. Históricamente, a Europa, mais precisamente o leste europeu, sofrera muito por empregar as famigeradas usinas termoelétricas para a manutenção de sua malha energética. Pagou preços ambientais elevadíssimos e hoje tem verdadeira ojeriza por este tipo de geração de energia. Contrariando tudo, a Europa passou a investir massivamente em energias limpas (eólica, solar, geração de hidrogênio entre tantas outras), tendo na Áustria, Bélgica e Alemanha seus maiores e mais bem sucedidos exemplos.
Na contra-mão da história, O Brasil (como de costume) demonstra grandes interesses na geração de energia por esse meio. Impressionante como os discursos frenéticos em prol do ambiente e do desenvolvimento sustetável cai por terra quando analisamos apenas os atos. Prefeitos do PT, quase todos filiados e/ou fundadores de ONGs com finalidades de preservação do meio ambiente, estiveram reunidos em Maragojipe-BA, em 17/01/2010, para discutirem, juntamente com executivos ligados ao Governo Estadual e Federal, a implantação de uma termoelétrica na cidade de Sapeaçu. Como se não bastasse a usina empregará como combustível óleos residuais pesados (lixo da Petrobrás), que favorecerá muito a emissão de milhões de toneladas de monóxido e dióxido de carbono.
Prefiro, sinceramente, acreditar que esses prefeitos e executivos estejam apenas mal informados, que não têm a menor idéia do desastre ambiental que isso causará a médio e longo prazo. Prefro crer também que as pessoas que defendem tal causa estejam fazendo isso apenas pela manutenção de seus empregos, mas que também pensem em seus filhos e suas gerações seguintes.
Prefiro acreditar ainda, que esses políticos estejam pensando no bem-estar da população que eles têm a obrigação de representar e defender.
O território brasileiro é muito vasto e com amplas possibilidades de uso das mais diversas fontes de energia disponível, eólica (em toda a extensão litorânea), solar (já que temos um verão que dura quase o ano inteiro), hidroelétrica (já que temos grandes bacias hidrográficas). Ou então basta seguir, minimamente, o exemplo da Europa. Mais seguir bons exemplos no Brasil, certamente, é pedir muito!