Projeto resgata brincadeiras do folclore nacional

Postado em 04 setembro 2009 por Gustavo Medeiros

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quinta (03/09) e sexta-feira (04/09), na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), em parceria com o Projeto Cirandando o Brasil, curso de capacitação de 100 profissionais para o resgate da cultura das brincadeiras folclóricas brasileiras.

Fundado pela pesquisadora do folclore infantil Nair Spinelli Lauria, conhecida como “Nairzinha”, o Projeto Cirandando o Brasil já tem 37 anos resgatando cantigas de roda, acalantos, parlendas e jogos coletivos que fizeram parte, durante muito tempo, do imaginário infantil.

O projeto pretende capacitar os diretores, vices, coordenadores, auxiliares de creche e professores da rede municipal de ensino sobre a cultura das brincadeiras infantis. “As antigas brincadeiras não estimulam o consumo desenfreado, não criam competições e não passam erotismo às nossas crianças”, revela Nairzinha.

Outro fator importante abordado pela coordenadora do projeto é a pacificação dos momentos de lazer. “As brincadeiras do nosso folclore, além de ensinar identidade cultural para os estudantes, permite momentos de recreio com menos problemas e violência na escola”, acrescenta Nairzinha.

A equipe do Cirandando o Brasil já visitou 21 estados. Em Salvador, Nairzinha e sua equipe formada por pedagogos e músicos comandam o Projeto Memória da Brincadeira com 300 crianças moradoras dos bairros de Águas claras e Cidade Nova
Por Mauricio Medeiros

3 Comentários Para Este Artigo

1. Mirela Disse:

O projeto Cirandando Brasil desenvolveu um guia prático, com três discos, para interessados desenvolverem atividades lúdicas. Gostaria de obter o contato para fazer a aquisição desse material.

2. Martha Segatto Disse:

Na Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, já elaboramos pesquisas de resgate de brinquedos e brincadeiras da nossa região sul.

3. Almanaque de Brincadeiras e Dinamicas Disse:

Olá, quero compartilhar com vocês o Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas. Eles contêm 1000 atividades recreativas, dentre brincadeiras de rua, brincadeiras infantis, brincadeiras antigas, brincadeiras folclóricas, brincadeiras para jovens, dinâmicas de grupo e tarefas de gincana para todas as idades e ocasiões. É um monumento da recreação e seu download é totalmente grátis. Vale a pena baixar, divulgar… e brincar!

Por favor, acesse e divulgue: