Cruz das Almas recebe guarda provisória de área da União

Postado em 22 janeiro 2010 por Gustavo Medeiros

O prefeito Orlandinho assinou na última segunda-feira (18/01), na Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU/BA), em Salvador, o termo de guarda provisória de uma área de aproximadamente 8300 metros quadrados. O local abriga a Mata de Cazuzinha, declarada area de preservação permanente em junho do ano passado.

Na área cedida pela União, a Prefeitura de Cruz das Almas inicia ainda este ano a construção do Parque Florestal de Cazuzinha. Novos equipamentos públicos, espaços para caminhadas e locais de estudos serão instalados no local que ainda preserva uma faixa de Mata Atlântica.

A Mata de Cazuzinha pertencia a extinta Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA) e a doação foi possível graças à Lei nº 11.483/2007, que transferiu à Secretaria do Patrimônio da União os bens imóveis não operacionais da RFFSA.

Em julho, durante as festas em comemoração aos 112 anos de emancipação política, o município recebeu a doação de outra área da Rede Ferroviaria. O local recebe ainda no primeiro semestre de 2010 a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para receber pacientes de urgência e emergência de Cruz das Almas e municípios da região. Nesta área, a prefeitura pretende também construir o Centro Administrativo.

Por Mauricio Medeiros

 

 

1 Comentários Para Este Artigo

  1. Dulce Carolina Fonseca Marinho Disse:

    A Mata de Cazuzinha foi doada pelo meu bizavô, relmente com o intuito de preservar o rico espaço de cultura histórica e patrimônio florestal. No entanto ela não pertencia a FERROVIA citada, muito menos seus arredores. Espero contar com a sensibilidade dos referidos órgãos para reconhecer direito o processo e a intencionalidade da fampilia Fonseca.

    Atenciosamente,
    Dulce C. F. Marinho

Deixe uma Resposta