O Memorial divulga a sua nova identidade visual

Publicado: Segunda, 29 Fevereiro 2016 18:28

O prédio de São Bento das Lages foi o símbolo escolhido para representar o acervo remanescente da Escola Agrícola da Bahia (EAB) salvaguardado pelo Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (Measb). A nova marca, apresentada hoje pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRB, teve 430 votos dos 932  recebidos pela enquete que consultou a opinião das comunidades acadêmica e externa.

A EAB foi a primeira instituição de nível superior da América Latina voltada para a formação de engenheiros agrônomos, além de operários e regentes agrícolas de nível técnico. Foi inaugurada em 1877 no Engenho de São Bento das Lages, na cidade de São Francisco do Conde, mas sua trajetória se inicia 18 anos antes com a criação do Imperial Instituto Baiano de Agricultura em Salvador. A instituição foi criada como parte de uma política que visava enfrentar as dificuldades econômicas da época, por meio do investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o setor agrário.

As instalações da EAB contavam com laboratórios de química e física, museu de zoologia e mineralogia e uma biblioteca com mais de oito mil volumes. Funcionando em regime de internato, o prédio tinha capacidade para cem alunos. A formação em nível superior enfatizava o conhecimento teórico e a pesquisa; em nível técnico, prevalecia uma visão prática destinada a formar lavradores e regentes florestais.

O desenho geométrico e minimalistas do prédio colonial, hoje em ruínas, representa a memória das ciências e tecnologias desenvolvidas a partir do século XIX. A fonte utilizada foi a Montserrat em dois pesos - Regular e Black, inspirada na tipografia urbana da primeira metade do século XX. Conceitos como leveza, energia e vitalidade foram introduzidos pelas cores.

A nova identidade visual do Memorial foi pensada conjuntamente pelo Núcleo de Gestão do Memorial e Núcleo de Cultura, Comunicação e Divulgação da Coordenadoria de Cultura e Universidade da Proext. Valéria Gonzaga, Designer pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Designer Editorial pelo Instituto Politécnico de Tomar, com experiência no mercado internacional, é a responsável pela construção da nova identidade visual do Measb.

As regras e especificações sobre a utilização de marca estão no Manual de Identidade Visual disponibilizado no site do Measb. A marca em formato editável e em imagem também. A marca pode ser usada em duas versões: a vertical, de uso preferencial, e a horizontal.

O Measb, sediado no campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cruz das Almas, possui um rico e diversificado acervo, com peças datadas do século XVIII ao XX. Foi criado em 2004 com a missão de proteger e divulgar o patrimônio remanescente da Escola Agrícola da Bahia.

RESULTADO  DA ENQUETE:

OPÇÃO 01 – 397 votos

OPÇÃO 2 – 430 votos

OPÇÃO 3 – 68 votos

OPÇÃO 4 – 37 votos

TOTAL – 932 votos

Veja o Manual de Identidade Visual do Measb: https://www1.ufrb.edu.br/memorial/identidade-visual

Baixe a marca em vários formatos: https://www1.ufrb.edu.br/memorial/identidade-visual

Curta o Measb: www.facebook.com/memorial

#MEASBdecaranova