Proext e Measb divulgam a programação do Reviva

Publicado: Terça, 19 Abril 2016 17:34

Na semana passada, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia lançou um projeto que prevê a dinamização do Memorial do Ensino Superior Agrícola da Bahia. O Measb: Reviva essa Memória reúne ações educativas e culturais previstas para os meses de abril e maio, com o objetivo de tornar o Memorial mais visitado e conhecido, e de promover o debate sobre memória e preservação patrimonial.

Rodas de conversas, oficinas, visitas guiadas, cine memória, música, sarau e contação de história fazem parte da diversificada programação do Reviva. As próximas ações acontecerão nos dias 28 de abril e 5 de maio, no campus universitário da UFRB, em Cruz das Almas.

No dia 28, às 15h, os professores Leandro Costa Pinto de Araújo, Alino Matta Santana, Maria do Carmo Martins Marques da Costa e Benedito Marques da Costa participarão de Roda de conversa, na sede do Measb, com o tema Memórias da Escola de Agronomia. O evento do dia 28 também contará com a apresentação do Canto Coral UFRB.

No dia 5 de maio, às 14h, os professores Lucileide Costa Cardoso, Amilcar Baiardi e Diogo Valença participarão da Mesa Redonda Memórias de 64, no auditório da PPGCI.

CartazRevivaRodaDeConversa 071
Maitê Rangel, gestora do Measb, avalia que o acervo centenário do Memorial é pouco conhecido e aproveitado, apesar do seu reconhecido valor histórico, cultural e científico. Nesse sentido, explica que a criação do Reviva surge da necessidade de revitalizar o espaço do ponto de vista humano, resignificando a memória e os bens culturais sob a guarda do MEASB, e contribuir com a consolidação do Memorial e formação de público para as linguagens culturais.

"A principal contribuição do projeto é a aproximação entre a comunidade e o espaço de memória MEASB. Cada atividade é um espaço de convivência e comunicação importante para a valorização do patrimônio cultural. Quantas histórias de vida e de trabalho construíram essa instituição?”, problematiza Maitê Rangel.

O Measb, sediado no campus da UFRB, em Cruz das Almas, possui um acervo rico e diversificado com peças datadas do século XVIII ao XX.  A sua criação, em 2004, cumpre a função de reconhecer a importância histórica, cultural e acadêmica da coleção centenária sob guarda da Universidade.

*PROGRAMAÇÃO:

28 de abril | 15h | Roda de conversa Memórias da Escola de Agronomia