Evento! Encontro de Saberes - Nas tramas do Adire: fios e cores de urdiduras de memórias

O Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PPGMPHADI - divulga evento associado ao projeto Encontro de Saberes África nas Artes.

Informações sobre o evento podem ser conferidas a seguir:

A oficina  - Encontro de Saberes - Nas tramas do Adire: fios e cores de urdiduras de memórias propõe uma imersão vivencial com a artista e professora nigeriana Peju Layiwola cujo trabalho relaciona-se ao campo da memória, patrimônio de comunidades em perspectivas e práticas  situadas no Sul Global.  A partir do Adire, técnica de tingimento de tecidos iorubá, proposta por Peju Layiwola, teremos encontros com mestras e mestres que trabalham com tecidos, rendas, costuras, teceres e tingimentos do Recôncavo e arredores. Visamos urdir e fortalecer redes, campos e geografias inter e transdisciplinares, inter e pluriepstêmicas.

Neste território rico e diverso de produções artísticas e culturais, convidamos os participantes a refletir coletivamente a partir das tramas, urdiduras, invenção de padronagens através dos encontros entre Layiwola e mestres e artistas como  Marcos Couto Leite (mestre de renda Richilieu de oficinas da Irmandade da Boa Morte - Cachoeira), mestras da COOPERAFIS - Fibras do Sertão (Valente) e Mãe Nilza da Associação Ilê Axé Yepandá Odé (Santo Antônio de Jesus). Ensejamos abrir caminhos para a construção de diálogos, trocas e formas de conhecer, descolonizando saberes, as artes e a universidade.

São 15 vagas (mais 5 vagas reservadas para mestres e mestras participantes do Encontro de Saberes).

O Encontro ocorre entre os dias 05 e 09/12/2022.

Inscrições até 14/11/2022.

Link para inscrição: https://linktr.ee/africasnasartes

Mais informações no card abaixo:

Encontro da Saberes Áfricas nas Artes