Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Capacitação Continuada

Criado: Quarta, 19 Abril 2017 21:05 | Publicado: Quarta, 19 Abril 2017 21:05

CAPACITAÇÃO CONTINUADA DE CURTA DURAÇÃO

“Agricultura Irrigada e Recursos Hídricos”

Realização
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola
Núcleo de Engenharia de Água e Solo

 

Apresentação

O suporte para o desenvolvimento da agricultura moderna tem, entre os de maior impacto, o uso de altos níveis tecnológicos em irrigação, com mínimos custos energéticos e critérios sustentáveis que considerem fatores como a qualidade da água utilizada, aplicações de produtos químicos nas práticas agronômicas e fertilização com mínimos níveis de uso de energia. No entanto, é frequente encontrar a incorporação e o manejo inapropriado dessa tecnologia. Um inadequado manejo e projetos de sistemas de irrigação, aplicação e manejo de fertilizantes e, o uso de águas contaminadas, diminuem a capacidade produtiva do solo e afeta seriamente a qualidade da água, especialmente subterrânea, com consequente aumento dos custos.

A proposta de “CAPACITAÇÃO CONTINUADA” consiste na oferta de cursos de curta duração promovidos por docentes, pesquisadores convidados e, principalmente dos pós-doutorandos e discentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), sob a coordenação do PPGEA.

Os cursos deverão atender as demandas identificadas nas disciplinas de Graduação, bem como, aos interesses manifestados por discentes de Pós-Graduação. Sistematicamente e com a periodicidade necessária, atualizações na programação poderão ocorrer. De acordo com a conveniência de horários e períodos dos semestres acadêmicos da graduação da UFRB, as datas deverão ser ajustadas para compatibilizar e viabilizar a participação de maior número possível de interessados.

Justificativas

A escassa disponibilidade de água em muitas regiões e o custo de energia para sua captação e distribuição justificam a necessidade de utilizá-la eficientemente. Tratando-se da agricultura irrigada, os recursos hídricos se tornam cada vez mais questão crítica para o desenvolvimento agrícola, sendo notória a necessidade de procedimentos tecnológicos para o uso eficiente da água, reduzindo as perdas e tornando a atividade viável e competitiva economicamente, sustentável ambientalmente e socialmente justa.

É necessária a adoção de tecnologias apropriadas para o manejo e a conservação do solo e da água, minimizando os riscos de degradação dos recursos naturais. A consequência do uso inadequado da água, sem tecnologia ou manejo apropriado, é a alteração das características físicas, químicas e biológicas do solo, relacionadas à modificação da dinâmica da água e de solutos, lixiviação de elementos tóxicos no perfil do solo em direção ao lençol freático e comprometimento da aeração e da fertilidade do solo.

 

 

Fim do conteúdo da página