PPGEA recebe Pesquisadores do Instituto de Agricultura Sostenible - Córdoba/Espanha

Criado: Terça, 20 Agosto 2013 06:18 | Publicado: Terça, 20 Agosto 2013 06:18

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – PPGEA recebeu nos dias 12 e 13 de agosto a visita do Dr. Luciano Mateos e da Dra. Helena Gomez-Macpherson, pesquisadores do Instituto de Agricultura Sostenible (ISA), Córdoba-Espanha. A visita dos pesquisadores coincidiu com o início do semestre 2013-2. Além de proferirem palestras, os pesquisadores se reuniram com os doutorandos para uma exposição das principais linhas de pesquisa do IAS e possibilidades de intercâmbio para doutorado sanduíche. Vários doutorandos manifestaram interesse e vão continuar com contatos e preparação de propostas de trabalho. Os pesquisadores estão no Brasil participando do Ciência sem Fronteiras em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Engenharia de Irrigação (INCT-EI), do qual o Núcleo de Engenharia de Água e Solo do CCAAB também participa. Em seguida eles visitaram as áreas irrigadas do Vale do São Francisco, sendo recebidos por técnicos e pesquisadores da CONDEVASF e da EMBRAPA SEMIÁRIDO. Durante a estadia na UFRB foram recebidos pela Pro-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Ana Cristina Fermino. Com os professores do NEAS/PPGEA discutiram propostas de pesquisas em parceria com o IAS e INCT-EI. O entendimento inicial é pela elaboração de proposta de trabalho que contemple o contexto da “Conservação da água e do solo e transferências de tecnologias apropriadas para o uso eficiente dos recursos naturais”. No próximo mês de setembro o PPGEA vai receber a visita dos Profs. José Antônio Frizzone e Sérgio Nascimento Duarte, da ESALQ/USP e INCT-EI, que integram o PROCAD-CAPES, com programação de atividades em disciplinas e discussão de projetos em parceria.