CONSUNI aprova revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRB

Publicado: Segunda, 17 Abril 2023 08:40

Em reunião realizada no último dia 29 de março, O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou, por unanimidade, a proposta de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2030.

A revisão foi executada conforme a orientação da Instrução Normativa Nº 24, de 18 de março de 2020, levando em consideração: o cenário interno e externo, as limitações verificadas na execução, a ampla participação da comunidade académica e a manutenção da agenda de discursão do PDI aprovado em 2018.

Foram oito meses entre o início das atividades e a aprovação no CONSUNI. De acordo com Geovane Santana Santos, coordenador de Orçamento e Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (CODIN/PROPLAN), "foi um período muito intenso, realizamos diversos encontros com a comunidade acadêmica, nos Centros de Ensino, nas Pró-Reitorias, nas Superintendências e na Administração Central. Relizamos seminários, oficinas, aplicação de questionário e a realização de reuniões setoriais".

O produto final deste processo foi a adequação da estrutura de planejamento, com a construção das fichas técnicas para os Programas Estruturantes; readequação dos objetivos estratégicos – redução de 42 para 9 - e construção das suas respectivas fichas técnicas; supressão das linhas de ação e readequação conceituais das metas.

A inclusão no documento dos parâmetros para a vinculação entre o PDI e o PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) e a criação do Sistema de Monitoramento do Desenvolvimento Institucional (SMDI), composto pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), Superintendência de Registro das Atividades Acadêmicas (SURAI) e CODIN/PROPLAN. No acompanhamento, a substituição do SIGPP por uma ferramenta de Business Intelligence (BI) e integração da percepção da comunidade a respeito da execução do PDI.

Agora a Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da CODIN, voltará para os Centros e unidades da administração para pactuar as iniciativas e metas para o biênio 2023/2024.

Confira as alterações no PDI 2019-2030.