Início Inscrições e Seleção
Inscrições e Seleção | Imprimir |

A seleção Para Programa de Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento consistirá de prova escrita, avaliação do curriculum vitae e entrevista, como etapas eliminatórias, e prova de língua estrangeira como classificatória.  

A prova escrita estará baseada em literatura científica a ser indicada no site do programa (www.pgcienciassociais.ufrb.edu.br). A avaliação curricular se baseará nas experiências acadêmicas e profissionais dos candidatos apresentadas no Currículo Lattes, e devidamente comprovadas. A entrevista basear-se-á no exame do projeto de dissertação encaminhado pelo candidato. A prova de língua estrangeira consistirá em interpretação de texto acadêmico escrito em inglês.

A média para aprovação é 7 (sete) e os pesos das provas são os seguintes: escrita 5 (cinco), currículo 2 (dois) e entrevista (3).

Para inscrição os candidatos devem apresentar um requerimento simples e anexar ao mesmo comprovação de graduação plena em qualquer área, histórico escolar, currículo com comprovações e projeto com até 15 pgs escrito no estilo Times New Roman, com fonte 12 (doze) e com espaço 1,5 (hum e meio).  

Os candidatos brasileiros devem também anexar ao requerimento, cópias de documentos pessoais como RG, CPF comprovante de votação nas últimas eleições e no caso de candidato do sexo masculino comprovante de quitação com o serviço militar.

Os candidatos de outros países devem apresentar como documentos pessoais cópia das primeiras folhas do passaporte, cópia do comprovante de legalidade no país (cópia do visto de estudos ou permanente) e comprovante de proficiência em Língua Portuguesa emitido por embaixada ou consulado no país de origem, exceto para candidatos de países cujo idioma oficial seja o Espanhol;


No ato da inscrição deve também ser anexado ao requerimento recibo do pagamento da taxa de inscrição ou comprovante original de depósito, valor da taxa: R$ 30,00 (trinta reais) que deve ser realizado no Banco do Brasil, conforme as instruções abaixo:

Para o pagamento da inscrição é necessária a impressão da GRU simples (Guia de Recolhimento da União), que pode ser impresso a partir de:  

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp,adicionando os seguintes dados: UG: 158092, Gestão: 26351, Código da GRU: 28830-6,

Número de referência: 26351, Nome e CPF do contribuinte.  

As inscrições podem ser feitas pessoalmente na secretaria da sede do Centro de Artes, Humanidades e Letras, CAHL, localizado no Quarteirão Leite Alves, Centro, na cidade de Cachoeira. As mesmas estarão abertas de 05/10/2009 a 05/11/2009. Serão aceitas inscrições via correio/sedex, postada até a data de encerramento divulgada no edital.

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas mediante contato através do telefone 75 3425-2242.