“Viva cultura viva”
O Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC), é uma rede de criação e gestão cultural, mediado pelos Pontos de Cultura, sua principal ação. O programa estimula a criatividade, assume a cultura, a educação e a cidadania, enquanto incentiva, preserva e promove a diversidade cultural do país. Por meio da Secretaria de Programas e Projetos Culturais, o MinC iniciou, em 2004, a implantação dos Pontos de Cultura, com a missão de reconhecer e reverenciar a cultura viva de povo brasileiro. O papel da coordenação do programa será o de fomentar o processo de reinterpretação cultural, estimulando a aproximação entre diferentes formas de representação artística e visões de mundo.
Os Pontos de Cultura são uma parceria entre Estado e sociedade civil. Para se tornar um é preciso participar da seleção por meio de edital público, atualmente, há mais de 650 Pontos de Cultura espalhados em todo o território brasileiro. Com o convênio firmado, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 185 mil reais, para articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades. Uma parte desse dinheiro é utilizado para aquisição de equipamento multimídia em software livre (os programas serão oferecidos pela coordenação), composto por microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição e o que for importante para o Ponto de Cultura.
O MinC também oferece equipamentos que amplifiquem as possibilidades do fazer artístico e recursos para uma ação contínua junto às comunidades, seja na compra de instrumentos, figurinos, equipamentos multimídias, seja na contratação de profissionais para cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, entre outros. Ao lado dos Pontos de Cultura, o Programa Cultura Viva integra outras quatro ações: Cultura Digital, Agente Cultura Viva, Griô e Escola Viva.
Site do Ministério da Cultura:
http://www.cultura.gov.br/cultura_viva/?page_id=31
Imagens das atividades desenvolvidas nos Pontos de Cultura.


Data: 15 de dezembro de 2009
Categorias: Notícias

