Fechar
Evento

IV Maio Negro no Centro de Formação de Professores

23/05 19:30 a 25/05 17:00

Centro de Formação de Professores, Amargosa -

No período de 23 a 25 de maio, acontece no Centro de Formação de Professores a quarta edição do Maio Negro, cujo tema central é Racismo Institucional. O evento possui uma programação diversificada, com mesas-redondas, apresentação de curtas e grupos de discussões, além de lançamentos de livros ligados as temáticas das relações raciais, com foco no racismo e na exclusão do negro na sociedade brasileira. A proposta está intimamente ligada a uma postura crítica frente a narrativa histórica épica da libertação dos escravos ocorrida no dia 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Aurea pela então Princesa Isabel.

O Maio Negro tem por objetivo trazer a cena discussões ligadas a questões das relações raciais no Brasil e pretende marcar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, além do Fórum 20 de Novembro,  mais um tempo e um período de debates sobre o fenômeno da escravidão diante da estruturação do racismo em contextos diversos, cujas consequências são sentidas nos dias de hoje. O Maio Negro é um evento que teve sua origem no Centro de Formação de Professores e desde 2015 começou a se expandir pelos demais Centros da Universidade, alcançado cada um público maior na medida em que cria espaços para as diversas discussões segundo a realidade de cada centro.

O Maio Negro procura fomentar o debate acadêmico sobre as questões raciais, tendo em vista a constituição de uma sociedade cujas bases escravistas sustentam até os dias atuais um regime de exclusão que envolve várias dimensões da sociedade, uma vez que  o racismo forjado historicamente ainda se faz presente no cotidiano do país, adquirindo diversos modos de atuação, com uma dinâmica de operação que chega as instituições. Pretende-se, reunir pesquisadores e pessoas que tratem de relações raciais na educação e em outras esferas sociais, como setores da comunicação e cultura, a fim de criar propostas interdisciplinares que visem a análise de discursos que são, em alguma medida, (des)informativos e promovem o preconceito e a discriminação que impera em nossa sociedade.

Programação

Dia 23 de maio de 2017

Horário: 19h30 – Sala 07

CINE AURORA: Exibição do Curta-metragem “O dia em que Dorival encontrou o guarda”

MESA-REDONDA: Relações de Poder e Racismo – a estruturação e sistematização de práticas e discursos racistas à luz da Filosofia.

Dra. Giovana Carmo Temple (UFRB), Professor Reinaldo Batista dos Santos Filho e  Me. Marcelo Santana (UFRB)

Dia 24 de maio de 2017

Horário: 16h00 – Sala 07

MESA-REDONDA: Educação e Racismo: currículo e epistemologia na constituição do preconceito e discriminação racial.

Me. Maicelma Maia Souza  (UFRB) e Dr. Fernando Henrique Tisque (UFRB)

Coordenação: Prof. Alequissandro Costa Santos

Dia 24 de maio de 2017 Sala 07

Horário: 19h30 - Sala 07

GRUPO DE DISCUSSÃO: Racismo Institucional, Educação e Cultura.

Dra. Anália Moreira (UFRB)/ Jairo Pinto (Poeta)/ Gabriel Lima (Estudante da UFRB)/ Me. Maicelma Maia Souza (UFRB)/ Dr. Jean Adriano (UFRB)

LANÇAMENTO COLETIVO DE LIVROS

Poema Dedicado/ A Lei 10.639/2003: Desafios e Perspectivas (Anália Moreira)

Por onde Começar: antologia poética (Jairo Pinto)

Projetos Pedagógicos na Escola e Relações Étnico-Raciais: o que dizem as experiências dos professores? (Maicelma Maia Souza)

Capoeira e Crianças - Jean Adriano Barros da Silva

Emanoel Luís Roque Soares

Dia 25 de maio de 2017— Sala 07

Horário: 14h30

CINE RAPADURA E PROJETO CAFUNÉ - Roda de Conversa: “Eu não sou racista, já até namorei uma negra”.

Me. Lucas Bonina (UFRB) / Profa. Jorsy Santana/ Graduanda Ana Souza/  Me. Marcelo Santana.

Evento publicado em: 24/05/2017

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!