Fechar

I Exposição de Cultura e História Americana: Picturing USA

I Exposição de Cultura e História Americana: Picturing USA

A I exposição de Cultura e História Americana: Picturing USA tem como proposta retratar a cultura americana e fatos da história dos EUA. É uma exposição de pôsteres do material “Picturing America” e “Picture US” que engloba uma coleção de trabalhos artísticos diversos que visam apresentar a história e cultura americanas, desde a década de 1920. Esta exposição visa trazer não somente um significativo enriquecimento cultural sobre a vida nos Estados Unidos para a comunidade acadêmica e externa, mas também provocar uma reflexão que permita aos visitantes fazerem uma viagem ao passado através das imagens e visualizar alguns marcos da história dos EUA ao longo dos anos.

Público-alvo: Discentes da UFRB, estudantes de escolas da rede pública e particular e público em geral.

 

Proposta

Esta exposição de pôsteres do “Picturing America” e “Picture US” engloba uma coleção de trabalhos artísticos diversos que visam apresentar a história e cultura americanas. Haverá tambem um momento destinado a apresentação cultural e uma roda de conversa que abordará tópicos culturais tais como, festivais, estilo de vida, comida típica, lugares turísticos e esportes nos EUA. 

Picturing America foi um projeto do National Endowment for the Humanities (NEH) que trouxe obras-primas da arte americana em salas de aula e bibliotecas em todo o país. O projeto foi concluído em 2009. No entanto, muitos dos materiais educacionais criados para o programa ainda estão disponíveis para uso por estudantes, professores e aprendizes ao longo da vida. Nesta coleção, temáticas como revoluções, valores americanos, marcos históricos e conexão a outras culturas são abordadas nos diversos pôsteres da mesma.

Picture US é uma coleção de 26 cartazes coloridos, no formato A3, que mostram várias cenas em torno dos Estados Unidos (mercado dos fazendeiros, artesanato, crianças ouvindo o professor contar histórias sobre o Thanksgiving , rodeio, feira, sala de aula nos EUA, etc.). As fotografias destinam-se a estimular e motivar os alunos nas atividades de conversação. É uma coleção que visa auxiliar o professor em sala de aula, partindo da idéia de que as imagens são ferramentas úteis para o ensino e aprendizagem da língua e que trazem vida e realismo as aulas e motivam os aprendizes a produzir a linguagem.

Pretende-se com esta exposição, retratar a cultura americana e fatos da história dos EUA e também oportunizar aos visitantes uma viagem ao passado através das imagens na história americana, assim como proporcionar a comunidade acadêmica, diálogos sobre estilo de vida, costumes na América.
Vale ressaltar que a exposição será realizada no mês de Julho por ser o mês da Independência dos Estados Unidos e por ser um marco na história e cultura americana.

Diante do exposto, pode-se concluir que esta proposta é de suma importância para os discentes do curso de Letras – Língua Portuguesa e Libras/ Língua inglesa, e também para a comunidade externa local, visto que na aprendizagem de uma língua estrangeira, discussões sobre cultura é fundamental, pois língua e cultura são indissociáveis.

 

Onde?

Praça do Bosque - Amargosa/Ba

Quando?

04/07 08:00 17:00

Site

http://www.facebook.com/expousaufrb

Contato

expousaufrb@gmail.com

Programação em breve...

 

Folder do Evento

Coordenação Geral da exposição:

Profª Margarete Virgínia das V. Barbosa
Centro de Formação de Professores – CFP
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
margarete.barbosa@ufrb.edu.br

 

Comissão Organizadora

Docente:
Profª Margarete Virgínia das V. Barbosa

 

Discentes:

Ana Cláudia dos Santos Pereira
Bruna de Almeida Oliveira Moreira
Emilly Nascimento Santos
Gustavo Amancio de Souza
José Ronaldo Sampaio
Laís Andrade Cortes
Silvia Letícia da Silva Santana

 

Monitores voluntários:

Évila dos Santos Santiago
Felipe Andrade Miranda da Silva
Jaivan Silva dos Santos
Juliane Ferreira da Rocha Marques
Leandro Andrade Lima
Letícia Santana de Souza
Malu Santos da Silva
Nadilza da Silva Cruz
Pricila Mota Medrado
Valnei Cardoso de Jesus

 

Colaboradora:

Maíse Cristina das virgens Barbosa 

 

Embaixada Consulado do Rio de Janeiro

 

amargosa cafe modelo 

 logo grupo escolar sonho meu     LOGO GRAFICA     IMG 20170628 WA0003

rede de postos dal   cemaly

Período de Inscrição: 04/07 a 04/07

Vagas: Ilimitado

Valor: Gratuito

Observações:

Inscrições no local!

Público-alvo: Discentes da UFRB, estudantes de escolas da rede pública e particular e público em geral.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!