Fechar
Página inicial Notícias UFRB abre inscrição para professor enviar propostas para o PIBITI
PROCESSO SELETIVO

UFRB abre inscrição para professor enviar propostas para o PIBITI

O prazo para recebimento de propostas do Professor Orientador acontece no período de 25 de março a 24 de abril.
20/03/19 14:43 , 16/04/19 09:55 | 3105

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), divulga o recebimento de propostas ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBITI – 2019/2020). O PIBITI busca estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

O prazo para envio de propostas, obrigatoriamente, pelo Professor Orientador, acontece no período de 25 de março a 24 de abril. A inscrição acontece, exclusivamente, pelo endereço online https://www.sapx.ufrb.edu.br/2019/index.php . Os modelos de documentos necessários e indispensáveis estão disponíveis no site www.ufrb.edu.br/pibic.

O edital informa que será aceito apenas um projeto por professor orientador com até três planos de trabalho distintos vinculados ao projeto, podendo ser contemplado com até três bolsas para alunos, regularmente matriculados em cursos de graduação da UFRB. Estas bolsas terão início em 1º de agosto de 2019 e término em 31 de julho de 2020.

O PIBITI é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela UFRB, por meio do sistema de cotas institucionais e em conformidade com às normas do Programa de Bolsas das Instituições Financiadoras (RN 17/2006 do CNPq) e às Normas do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRB (RN 17/2006 do CNPq e Normas da UFRB).

Prazos

De 22 de abril até às 23h 59min do dia 03 de maio, os Comitês Internos dos Centros de Ensino vão fazer a avaliação das propostas dos professores interessados. A divulgação dos resultados das propostas aceitas acontece até o dia 08 de maio.

Em relação à UFRB, entre os objetivos específicos, o PIBITI busca incentivar a  instituição na formulação de uma política de iniciação em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação e possibilitar maior interação entre atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação desenvolvidas na graduação e na pós-graduação.

Para os professores orientadores, o PIBITI busca estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes do ensino superior em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação.

Para os bolsistas, o objetivo é proporcionar a eles, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Participação de alunos

Após a seleção das propostas dos professores orientadores pelos Comitês Internos dos Centros de Ensino, a próxima etapa é a seleção dos alunos que vão receber bolsas.

Para essa etapa, entre os critérios,  o candidato à bolsa deve ser aluno regularmente matriculado em cursos de graduação da UFRB, deve ter bom desempenho acadêmico, com coeficiente escolar igual ou superior a 5,0; deve ter disponibilidade de 20 horas semanais para dedicar-se às atividades de pesquisa; não ter vínculo empregatício nem ser beneficiado por outra bolsa, de qualquer natureza, durante a vigência da bolsa do PIBITI; possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; e conhecer a Orientação Técnica 001/2018 de IC&T-UFRB e a Resolução Normativa de Programa de Bolsas da Instituição financiadora (RN 17/2006 do CNPq).

O candidato a bolsista não pode apresentar qualquer grau de parentesco com seu provável orientador; e deve estar obrigatoriamente vinculado a um grupo de pesquisa com o seu orientador. Cada aluno só poderá se candidatar com um único plano de trabalho e com apenas um professor orientador.

Mais informações

Esclarecimentos e informações adicionais sobre o Edital – Iniciação Científica (PIBIC/PIBIC-AF/IC) poderão ser obtidos na Secretaria do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRB (Prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação Rua Rui Barbosa, 710, Cruz das Almas - Bahia, CEP 44380-000), ou pelo telefone (75) 3621-2002 ou pelo e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou no núcleo de gestão de pesquisa de cada Centro de Ensino.

Edital PIBITI.

https://www.sapx.ufrb.edu.br/2019/index.php

www.ufrb.edu.br/pibic

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!