Fechar
Evento

100 anos da revolução russa: tudo que é sólido se desmancha no ar?

29/08 08:00 a 31/08

Auditório do Quarteirão Leite & Alves, Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Cachoeira e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA - Cachoeira

Acessar Site do Evento

O Grupo de Pesquisa e Estudos Marxistas (GEPM) da UFRB promove seminário em homenagem aos 100 anos da revolução russa de 1917 em conjunto com a APUR, ASSUFBA, Movimento Negro Unificado, Andes, Grupo de pesquisa GEPS/UFRB e outros grupos e entidades, nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2017 o seminário nacional “100 anos da Revolução Russa - Tudo que é sólido se desmancha no ar?. A iniciativa será realizada no auditório do Quarteirão Leite & Alves, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e um dia na UFBA na Faculdade de Filosofia. 

“Nossa ideia com este seminário é homenagear um grande marco histórico mundial que completa 100 anos, tendo como objetivo manter viva a memória daqueles acontecimentos e manter no horizonte esse fato até para pensar em transformações futuras. A ideia central é inserir o Recôncavo da Bahia (e a UFRB) dentro desse cenário internacional de homenagens e de reflexão crítica e acadêmica. Pretende-se também, através do evento, fomentar o desenvolvimento reflexivo sobre o que foi a revolução, seus desdobramentos e as lições para o presente. A revolução russa abalou o mundo e foi realizada pelxs trabalhadorxs (proletários), camponeses e pela população em geral e primou pela auto-organização, tanto de trabalhadores da área urbana quanto do campo, consolidando uma nova etapa social, política e cultural, além de deixar um exemplo histórico e político de que é possível enfrentar a hegemonia capitalista e balançar suas estruturas”, complementa Bruno Durães, membro do GEPM, professor de Sociologia da UFRB e integrante da Comissão Organizadora do Seminário.

O evento começará no dia 29.08 14hs na Faculdade de Filosofia da UFBA com a mesa A Revolução Russa e participação das mulheres, seguido do lançamento do livro “A revolução das mulheres” (da prof.Graziela Scheneider Urso, pela Editora Boitempo) e às 19hs no CAHL/UFRB teremos exibição de filme sobre a revolução russa com o professor Gabriel Ávila. Já no dia 30, em Cachoeira, o evento contará com três mesas que abordarão os seguintes temas: a Revolução Russa: camponeses, proletários e a luta social hoje; a arte e a Revolução Russa e a Revolução Russa e o protagonismo das mulheres, além de contar também com o lançamento do livro “A revolução das mulheres”.  Para o segundo dia (31/08), a programação proposta inclui os temas Revolução Russa e as lutas anticoloniais na África e na América Latina, a Revolução Russa: socialistas, proletários, campesinos, anarquistas e outros grupos e a Revolução Russa ontem e hoje, além da exibição do filme “O Encouraçado Potemkin” com debate com o Prof. Roberto Duarte do Curso de Cinema do CAHL.

Para o Seminário “100 anos da Revolução Russa: tudo que é sólido se desmancha no ar?”, teremos os seguintes convidadxs: Antônio Câmara/UFBA, Luis Acosta/UFRJ, Milton Pinheiro/UNEB, Graziela Scheneider Urso/USP, Henrique Sena/UFRB, Sofia Manzano/UESB, Silvio Benevides/UFRB, Eurelino Coelho/UEFS, Jorge Almeida/UFBA, Bas’ilele Malomalo/Unilab, Ronaldo Barros/UFRB, Rosenária Ferraz/UFRB, Bruno Durães/UFRB, Rosana Soares/UFRB, Carlos Baqueiro/Anarquista, Aldrin Castellucci/Uneb, Antônio Bonfim/Assufba-BA, Maíra Kubik/NEIM/UFBA, Luis Flávio Godinho/UFRB, Pascoal Carneiro/CTB-Bahia, Leila Maria/UFRB, Silvia Pereira/UFRB, Heleni Ávila/UFRB/APUR, Job Paulo Filho/Fórum Anarquista Especifista, AriFrost/UFRB, Carlos Zacarias Sena/UFBA, Edcarlos Bonfim/UFRB, Zilmar Alverita/UFBA e Diogo Valença/UFRB. Ademais, teremos a apresentação da Filarmônica de São Felix e da Cantora Larissa Neres.

Este evento também é parte do Epmarx  - Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas, que terá sua IX Edição esse ano entre os dias 21 e 23 de novembro na Universidade Federal de Pernambuco, http://epmarx2017.blogspot.com.br/. O Seminário “100 anos da Revolução Russa: tudo que é sólido se desmancha no ar?” é considerado como um seminário pré-epmarx. Outros eventos estão ocorrendo no Brasil como preparação para o Epmarx e como homenagem ao centenário da Revolução Russa.

 

Evento publicado em: 08/08/2017

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!