Fechar
Evento

I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia

11/11 17:00 a 14/11 18:00

Anfiteatro da Reitoria - Cruz das Almas

Acessar Site do Evento

reboucas.marcela@ufrb.edu.br

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e do Núcleo Tecnológico de Estudos dos Impactos da Mineração (NEIM) promovem o “I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia”, no período de 11 a 14 de novembro, no Campus Cruz das Almas.

O evento tem como proposta reunir estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores de temáticas relacionadas à mineração e meio ambiente e a comunidade afetada, a fim de aprimorar o conhecimento produzido na área acerca dos impactos socioambientais da atividade mineradora, com exemplos simbólicos no contexto do Brasil.

A inscrição para o evento está aberta. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. A título de contribuição solidária, no dia do credenciamento, cada participante inscrito deverá entregar 1 quilo de alimento não perecível ou 1 pacote de fralda geriátrica.

A ideia do evento nasceu a partir da experiência exitosa adquirida com a conclusão da primeira turma do curso de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade Ensino à Distância (EaD) do curso de Mineração e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O curso, promovida pelo Núcleo Tecnológico de Estudos dos Impactos da Mineração (NEIM) e pelo Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), foi concluído recentemente.

O curso de especialização considerado único nesta modalidade em território nacional, dentro de seus componentes discutiu diferentes abordagens ao discurso ambiental, econômico e social da mineração, dentro de sua importância fundamental à economia brasileira.

Trabalhos científicos

A organização do evento informa que serão aceitos trabalhos em formato de resumo. A recepção dos resumos acontece até o dia 05 de outubro próximo. A divulgação dos resumos aceitos acontece até dia 22 de outubro próximo.

As apresentações dos trabalhos, desde que aceitos pela Comissão Científica, será feita em formato de pôster.

Os resumos serão publicados nos Anais do I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia, publicados em formato de Cadernos de Resumos, com ISBN. Cada participante poderá submeter até um trabalho como primeiro autor/apresentador.

Os trabalhos deverão se inserir nos seguintes eixos temáticos: (1) Recursos Naturais; (2) Planejamento Ambiental e Mineração; (3) Mineração, Conflitos Ambientais e Responsabilidade Social; (4) Recuperação de Áreas Degradadas; (5) Novas Tecnologias da Mineração; e (6) Políticas Públicas da Mineração.

Programação provisória

O evento prevê palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos em formato de pôster. Serão discutidos aspectos legais relacionados ao tema, potenciais minerais do Brasil, recuperação de áreas degradadas, conflitos relacionados ao tema, entre outras temáticas relevantes e atuais do setor mineral. O objetivo é que este Seminário seja oferecido regularmente nos próximos anos, fomentando ainda mais as discussões sobre uma temática tão importante.

11/11/2018 (domingo)

17h às 19h – credenciamento.

19h – Boas vindas e palestra de abertura com a apresentação do NEIM com o professor Paulo Gabriel Soledade Nacif. Em seguida coquetel e apresentação cultural.

12/11/2018 (segunda-feira)

8h às 9h – Palestra: “Avaliação dos Impactos Ambientais dos rejeitos de minério da SAMARCO na biogeoquímica dos solos, biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas bentônicos”, com o professor doutor Tiago Osório Ferreira – ESALQ/USP.

9h às 9h15min – Intervalo.

9h15min às 11h – Mesa Redonda (I):  “Desafios ao modelo mineral brasileiro” Participantes: A confirmar em breve.

11h às 12h – Palestra: “Exploração e distribuição da riqueza dos recursos minerais no Brasil” Palestrante: Rafael Avena - Diretor Técnico da CBPM.

12h às 14h – Intervalo.

14h às 18h – Minicurso (programação a confirmar).

18h30min – Momento cultural.

13/11/2018 (terça-feira)

 8h às 10h – Mesa Redonda (II): “Aspectos históricos e contemporâneos da contaminação por metais em Santo Amaro.” Participantes: Prof. Dr. Jorge Gonzaga, Prof. Dr Fábio Oliveira (UFRB).

10h às 10h15min – Intervalo.

10h15min às 12h: Mesa redonda (III) – “Conflitos Ambientais na Mineração.” Participantes: Prof. Ms. Lucas  Zenha (GEOGRAFAR/UFBA) e outro(a) participante a confirmar em breve. Mediadora: Juliana Neves Barros.

14h às 18 h – Minicurso (Oferta a confirmar em breve).

18h30min – Momento cultural.

14/11/2018 (quarta-feira)

8h às 1h – Mesa redonda (IV): “Políticas Regulatórias da mineração” Participantes: Dr.ª Luciana Espinheira da Costa Khoury - Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Defesa do Rio São Francisco; Marco Antônio Freire Ramos; Katia Visentainer - Representante do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração; outro(a) participante a confirmar em breve. Mediadora: Juliana Neves Barros.

10h às 10h15min – Intervalo.

10h15min às 12h: Mesa redonda (V) – “Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração: experiências e desafios.” Participantes: Prof. Dr. Carlos Ernesto Schaefer - UFV, Dr. Fabio Perlatti - Agência Nacional de Mineração - ANM e outro(a) participante a confirmar em breve. Mediadora Mônica Arlinda Vasconcelos Ramos.

A partir das 14h os pôsteres serão inseridos nos painéis.

A inscrição pode ser feita aqui.

Mais informações no site do evento.

Evento publicado em: 13/09/2018

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!