Fechar
Evento

VIII Seminário do PPGCS e II Encontro Brasil-Colômbia

24/09 08:00 a 28/09 22:00

Auditório da Fundação Hansen e Auditório do Leite Alves/ CAHL/UFRB - Cachoeira

Acessar Site do Evento

estefania@ufrb.edu.br

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento (PPGCS) promoverá entre os próximos dias 24 e 28 de setembro de 2018 – semana de início do semestre letivo da graduação na UFRB – a 8ª edição de seu seminário anual.

Este ano, o evento será realizado conjuntamente com o II Encontro Brasil-Colômbia, ampliando a rede de relações internacionais do PPGCS, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e da própria UFRB.

Todas as atividades do II Encontro Brasil-Colômbia e do VIII Seminário do PPGCS/UFRB irão ocorrer nas dependências do Quarteirão Leite-Alves, da UFRB, Campus de Cachoeira e São Félix.

Os dois eventos, II Encontro Brasil-Colômbia e VIII Seminário do PPGCS, foram sintetizados na temática geral “Sul Global: distâncias e vizinhanças”, contando com apoio financeiro da CAPES em seu Programa de Apoio à Eventos no País (PAEP).

Um dos objetivos do VIII Seminário do PPGCS será realizar o intercâmbio de conhecimentos e troca de experiências entre discentes e docentes do Programa, dos cursos de graduação do CAHL, pesquisadores de instituições universitárias de outros estados brasileiros e da Colômbia. Serão oferecidos minicursos, grupos de trabalho, mesas-redondas e conferências.

A conferência de abertura, “Terra, territórios e alimentos na Colômbia”, no dia 24 de setembro de 2018, às 18 horas, será proferida pelo professor Héctor Mondragón, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Mondrágon é grande conhecedor da história da América Latina e atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: economia agrária, povos indígenas, território, movimentos sociais, direitos humanos, dentre outros.

Dentre as mesas-redondas, as temáticas versam sobre assuntos que dizem respeito ao conjunto do Sul Global, com algumas delas se debruçando sobre comparações mais específicas entre Brasil e Colômbia. Os temas são: política e religião; ciências sociais no Brasil e África; tecnologia, cultura e educação; sociologia econômica no Sul Global; violência e processos guerrilheiros na América Latina; movimentos sociais no Cone Sul; educação, saúde e inclusão social; Antropologia e performance; sistema prisional brasileiro; arte e cultura no Sul Global; circulação transnacional da cultura; gênero, família e trabalho.

O VIII Seminário do PPGCS oferecerá, ainda, três minicursos: 1) “Métodos Quantitativos e Qualitativos nas Ciências Sociais”, ministrado pela professora Iris Gomes dos Santos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); 2) “Tráfico de Pessoas a partir do Sul Global”, ofertado pela professora Fátima Lucena, assistente social e Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); 3) “Cultura Política nas Ações Coletivas Colombianas”, sob responsabilidade de Dana Milena  Chávarro Bermeo, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

No dia 25 de setembro de 2018, ocorrerá a “Conversa com o Autor” em que o professor Kabengele Munanga irá compartilhar com o público um pouco da sua prestigiosa carreira acadêmica na Antropologia africana, brasileira e internacional. Professor Munanga é Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, atua como Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O professor Munanga também irá participar como debatedor de uma das mesas-redondas, cuja temática central será o desafio da pesquisa sobre África nas ciências sociais a partir do Brasil.

São sete os grupos de trabalho: 1. As ciências sociais em África e América Latina: teorias, métodos e perspectivas comparadas; 2. Práticas políticas e pesquisa engajada na produção de conhecimentos descoloniais; 3. Gênero, violência e políticas públicas; 4. Economia simbólica e práticas culturais; 5. Política, sociedade e economia; 6. Dinâmica das relações de gênero, raça e sexualidade; 7. O Golpe de 2016: interrupção da democracia e retirada dos direitos. As sessões dos GT’s ocorrerão entre os dias a partir do dia 25/09 no turno vespertino.

A conferência de encerramento, a ser realizada às 18 horas do próximo dia 28,  com o título “A atualidade de Florestan Fernandes: dominação política e desigualdades no Brasil e América Latina”, será proferida pelo professor doutor Sedi Hirano, Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia desta mesma Universidade. Professor Hirano realiza pesquisas e possui publicações nas áreas de teoria sociológica e sociologia das desigualdades sociais.

A programação completa do Seminário poderá ser visualizada na página conjunta dos dois eventos: cisoufrb.com.br.

Evento publicado em: 18/09/2018

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!