Fechar
Evento

Simpósio: Faces e Interfaces da Cultura e das Identidades Surdas

01/12 08:00 12:00

Anfiteatro da Reitoria - Cruz das Almas

Acessar Site do Evento

anderson.nascimento@ufrb.edu.br

O Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI) vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) realiza o Simpósio: Faces e Interfaces da Cultura e das Identidades Surdas, no próximo dia 1º de dezembro, às 8h, no Anfiteatro da Reitoria da Universidade Federal no Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Cruz das Almas.

As inscrições encontram-se abertas até o dia 30 de novembro.

O evento é destinado as comunidades externa e interna – professores, técnicos administrativos e alunos.

Os palestrantes confirmados são professores de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na UFRB. O Professor Anderson Siqueira (Santo Amaro, CECULT) e Chefe do Núcleo de Políticas de Inclusão/PROGRAD; Professor Carlos Franco (Amargosa, CFP); Professor Charles Ferraz (Amargosa, CFP); Professora Fabíola Barbosa (Amargosa, CFP) e Líder do Movimento Surdo em Favor da Educação e Cultura Surda no Brasil; Professora Ismália Nasser (Feira de  Santana, CETENS); Professora Verena Fontes (Cachoeira, CAHL).

Pesquisas

Ao longo dos anos pesquisas interdisciplinares sobre surdez e sobre as línguas de sinais, realizadas no Brasil e no mundo, têm contribuído para uma gradativa mudança na visão social e representativa dos surdos diante da sociedade majoritariamente ouvinte.

A criação da lei 10.436/2002 reconhece a Libras como meio de comunicação legal da comunidade surda brasileira; e o decreto de Lei 5.626/2005 regulamentou a Lei citada e estabeleceu um prazo para a inserção de Libras como componente curricular na grade das licenciaturas.  

Considerando que os surdos pertencem a um grupo linguístico-cultural distinto da maioria linguística-cultural brasileira, podendo ser comparados a imigrantes em seu próprio país. Afirma-se isso, por reconhecer que o povo surdo possui características, comportamentos e especificidades que caracterizam o que denominamos de Cultura. Além dos aspectos culturais do povo surdo, há ainda que se considerar as múltiplas identidades surdas. Nessa perspectiva, O Núcleo de Políticas de Inclusão – NUPI, núcleo da Pró-Reitoria de Graduação promove esse simpósio e convida quatro perfis distintos de representantes das identidades surdas. 

O evento será em Libras com interpretação para o Português.

Programação

Sábado, 01 de Dezembro de 2018

​8h-9h - Credenciamento

​9h-9h30min - As multiplicidades das Identidades Surdas: Prof. Anderson Siqueira

​9h30min-12h - Bate Papo: algumas das identidades surdas.

Mediação: Professora Fabíola Morais Barbosa

​12h - Encerramento

Site: https://andersonrafaellibr.wixsite.com/faceseinterfaces

Outras informações em nupi@prograd.ufrb.edu.br

Evento publicado em: 06/11/2018

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!