Fechar
Evento

II Congresso Internacional de Saúde Mental da População Negra e Educação Superior

09/07 08:00 a 10/07 18:00

Centro de Ciências da Saúde (CCS) e UNEB Campus V - Santo Antônio de Jesus

Acessar Site do Evento

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizarão o II Congresso Internacional de Saúde Mental da População Negra e Educação Superior, nos dias 09 e 10 de julho, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e UNEB Campus V, em Santo Antônio de Jesus.

A inscrição para os interessados encontra-se aberta, em site específico.

Os professores, pesquisadores e estudantes interessados em apresentar resumos para os seis Grupos de Trabalho têm até as 23h59 minutos do dia 17 de junho. O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado em 28 de junho.

O evento, de porte internacional, é parte das atividades em comemoração aos dez anos de existência do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise, Identidade, Negritude e Sociedade (NEPPINS).

Este ano, em outra inovação, acontece a parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus V. O professor doutor João Neto, diretor do campus e o professor Sandro Correia apóiam o evento.

A Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) também apoia o evento, por meio da presença do Professor Visitante em Estagio Pós Doutoral, Dr. Paulo Alberto Santos Vieira, neste ano fortalecendo os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão do NEPPINS/CNPQ/UFRB.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) é outro apoio expressivo na condução epistemológica do evento, considerando que o Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia, possui referências e parcerias de estudos sobre saúde mental da população negra, através da presença do Professor Associado Doutor Abrahão de Oliveira Santos que integra a mesa de discussão sobre experiências negras na construção da psicologia

O palestrante internacional é Sheik Modibo Dadiarra (Senegalês, Intelectual e escritor pan-africanista, desenvolve técnicas de saúde e bem estar a partir da tradição e epistemologias africanas na Comunidade Madinatu Munawara Keur Baba Lima, Senegal - C.M.M)

 A tradução da conferência principal de abertura e participação com alguns apontamentos será feita pelo Professor Doutor Bas´Ilele Malomalo (Filosofo, Doutor em Sociologia, docente da UNILAB e Pesquisador do Cladin/UNESP/SP) personalidade senegalesa que desenvolve há mais de 20 anos atividades em saúde física e mental a partir de epistemologias originarias da ancestralidade africana.

Experiências

Na manhã do dia 9 de julho acontecerão duas vivências em Saúde Mental que abrirão o Congresso com a participação de todos os congressistas: a) Plantando o Ipê Irokô e b) Danças Circulares.

Estas vivências serão realizadas por personalidades da ciência psicológica acadêmica e do campo das práticas integrativas em saúde mental e bem estar emocional, como integrantes da Associação Ylé Axé Oponda Odé, da Baixa do Morro em Santo Antônio de Jesus, coordenado pela Professora e Yalorixa Mãe Nilza da Oxum, da Comunidade São Benedito, através do Psicólogo Clinico e Padre Edson Vieira além da atuação dos alunos e coordenação do curso de psicologia da FACEMP, durante as dinâmicas e oficinas em Saúde Mental.

Pesquisadores experientes da Bahia, do Brasil e do mundo, no campo das Relações Étnico Raciais, Educação, Quilombos e Saúde Mental integram o Comitê Cientifico do Congresso que avaliarão os trabalhos a serem apresentados nos seis Simpósios (GTs) de pesquisa em comunicações orais e pôsteres: UNEB, UESB, UFRB, UNILAB, UFF, UFRJ, UFSCAR, UFBA, Universidade Nacional da Colômbia, Universidade Paris VII e o Centro Médico Psicológico Minkowiska em Paris.

No dia 10 de julho, rodas de conversa, mesa redonda, palestras e lançamento de e-books e livros impressos.

Os e-books são “Psicologias, pedagogias e tecnologias em quilombos” (Cruz das Almas, EDUFRB, 2019) e Quilombos: Saúde mental, psicologias e outras visões (Cruz das Almas, EDUFRB, 2019), ambos organizados pela professora e pesquisadora Regina Marques de Souza Oliveira; e dois livros impressos, “Sereia Dandara na Cachoeira de Oxum”, de poesia juvenil, de autoria de Regina Marques de Souza Oliveira (Cruz das Almas, EDUFRB, 2019) e “Tô Guto e Seu Padrinho”, de conto infanto-juvenil, de autorias de Regina Marques e Claudia Silva (Cruz das Almas, EDUFRB, 2018).

Segundo os organizadores, todas as pessoas da comunidade universitária e de setores da sociedade civil estão sendo convidados para celebrar 10 anos de existência do NEPPINS/CNPQ/UFRB.

Dia 09/07/2019

Manhã  - Local : CCS/UFRB (Área Externa do NEPPINS/CNPQ/UFRB)

Tarde - Local: UNEB-Campus V (Pavilhão da Pós-Graduação)

Noite - Local: Auditório do IFBA - Santo Antônio de Jesus/BA

Dia 10/07/2019

Manhã e Tarde  - Auditório do IFBA - Santo Antônio de Jesus

Site do evento https://comunicacaocampus5.wixsite.com/neppins10anos

Evento publicado em: 24/05/2019

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!