Fechar
Evento

I Colóquio Internacional de Literaturas Africanas da UFRB

09/12 14:00 a 11/12 22:30

Centro de Formação de Professores (CFP) - Amargosa

gpliteraturaafricana@gmail.com

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promove nos dias 09, 10 e 11 de dezembro, no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, o I Colóquio Internacional de Pesquisa em Literaturas Africanas da UFRB.

As inscrições podem ser feitas em https://sites.google.com/view/coloquioliteraturaafricanaufrb/p%C3%A1gina-inicial/inscri%C3%A7%C3%B5es?authuser=0.

O evento contará com palestras, mesa redonda, apresentação de pôsteres e comunicações orais.

Criado pelo grupo de pesquisa LITERÁFRIKA- "Literaturas Africanas, Historia e Pós-Colonialismo”, o evento busca preencher uma lacuna sobre as pesquisas acadêmicas em Literaturas Africanas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O coordenador do grupo de pesquisa, professor doutor Silvio Ruiz Paradiso e os membros efetivos do grupo estão organizando o colóquio para discussão e apresentar pesquisas sobre as Literaturas Africanas na universidade, por meio do componente "Literaturas Africanas em Língua Portuguesa", pesquisas de Iniciação Científica, pesquisas do Grupo de Pesquisa e pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Haverá a participação de pesquisadores da própria universidade, bem como do UFBA, da UNILAB e da UESB, além de escritores de Angola. As modalidades de inscrição são de ouvintes e apresentação de trabalho (painel e comunicação), sendo que todos resumos serão publicados em caderno com ISBN. O certificado do evento é de 20 horas

Programação

09 de dezembro (segunda-feira)

Tarde

14h-17h - Exposição de pôsteres e Exposição de arte africana

17h-19h - Roda de Conversa - "Chimamanda Adiche e o Feminismo" (Professora doutora Débora Rosa / UFRB) e "Corpo no Currículo Afrobrasileiro" (Professor doutor Emanoel Soares / UFRB)

Mediador: Alexandre Souza (Grupo LITERÁFRIKA / CNPq)

Noite

19h- Mesa de abertura / Momento Cultural

Mediador: Emanoel L. S. Soares (Grupo LITERÁFRIKA / FAPESB)

Diretores do CFP-UFRB

Professora Doutora Jaqueline Lé (Coordenador do Colegiado do Curso - Licenciatura em Letras)

Professor Doutor Silvio Ruiz Paradiso (Coordenador do grupo de Pesquisa LITERÁFRIKA)

19h30-22h - Conferência de Abertura - "Literatura em África: Experiências práticas e a realidade dos novos escritores" (Escritor João Canda/Angola)

Dentre os aspetos fundamentais e influenciadores na literatura africana, a mais importante são as línguas e suas variantes. Elas têm mudado a forma de fazer literatura em África, usada não só para manter vivas as memórias e tradições orais, hoje ela é também uma forma de continuar a revolução necessária, expressar as expectativas, anseios e contar a história de dentro para fora, sem qualquer ideologia eurocêntrica. Um continente cuja diversidade linguística está espalhada de forma impressionante.

A literatura em África foi um grande instrumento de luta de libertação durante o jugo colonial no continente-berço. Hoje, ela tem ocupado um papel especial. Com uma nova visão e criatividade, os novos escritores se tornaram personagens importantes no continente, conquistando cada vez mais espaços e os transformando com uma literatura inspiradora e representativa. Nessa palestra, vamos estudar e refletir essas e outras questões fundamentais. Afinal, existe ainda uma África que não é lida, porque não foi escrita e que, somente agora, vem sendo escrita pelos novos escritores africanos.

Mediador: Professor Silvio Ruiz Paradiso (UFRB)

Coquetel e Sorteio de Livros

10 de dezembro (terça-feira)

Tarde

14h-17h - Exposição de pôsteres e Exposição de arte africana

17h-19h - Roda de Conversa - "África em Mãos" (Professor Mestre Wermerson Silva / UESB - LIBRAS)

Mediadora: Jéssica Carla Gomes dos Santos (Grupo LITERÁFRIKA)

Noite

19h30h-22h30 - Mesa de Diálogos - "Escritoras de Moçambique" (Professora Doutora Ana Rita Santiago / UFRB) e "Escritoras Sul-Africanas" (Professora Doutora Ludmylla Mendes Lima / UNILAB)

Mediadora: Mirela Coutinho Sacramento (Grupo LITERÁFRIKA / CNPq)

11 de dezembro (quarta-feira)

Tarde

14h-15h30 - Mesa com o grupo de Pesquisa LITERÁFRIKA (Mirela Sacramento, Alexandre Souza, Emanoel Soares, Thaiely Batista, Andreza Santiago e Elivelton Melo)

16h-20h - Comunicações Orais

20h-22h30 - Mesa de Encerramento - "Literaturas Africanas: Diálogos com Realidades e Ficções Contemporâneas" (Professor Doutor Jesiel Oliveira / UFBA)

Mediador: Professor Silvio Ruiz Paradiso (UFRB)

Lançamento de Livros

Sorteio de livros no final das palestras

Evento publicado em: 25/10/2019

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!