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Evento

Seminário Conflitos em Escolas Quilombolas no Campo Baiano: Identificando Conflitos, Mapeando Resistências

24/10 08:00 16:00

Sala 7 –CFP/UFRB - Amargosa

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoverá o seminário Conflitos em Escolas Quilombolas no Campo Baiano: Identificando Conflitos, Mapeando Resistências, a partir das 8h, do próximo dia 24, na Sala 7, do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa.

Histórico

Dados do movimento quilombola apontam a existência de mais de cinco mil comunidades no País, das quais mais de três mil já foram reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares (FCP). O estado da Bahia apresenta o maior número de quilombos, 991, dos quais 736 já foram reconhecidas pela FCP.

Constituinte dos territórios quilombolas, a questão da educação escolar tem sido pauta dos quilombos do Estado. A partir das mobilizações das comunidades quilombolas que elas conquistaram, em 2012, uma diretriz escolar própria: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (BRASIL, 2012). Segundo dados do Censo Escolar de 2015, 2.336 escolas foram consideradas quilombolas no Brasil.

Segundo os organizadores do evento, em que se pesem números bastante significativos, os dados não permitem analisar se e de que modo às escolas quilombolas constroem seu cotidiano de socialização; se são baseadas nos princípios da Educação Escolar Quilombola; se os Projetos Políticos Pedagógicos estão baseados nas Diretrizes; se os Currículos são construídos a partir dos valores e saberes das comunidades; assim como se a gestão escolar se baseia no diálogo entre a coordenação pedagógica e o movimento social.

Na Bahia, estado com maior número de comunidades, são 575 escolas quilombolas, com 86.116 alunos matriculados. “O processo de implementação das diretrizes tem apresentado questionamentos e tensões internas em algumas comunidades, em outras, mesmo sem auxílio do poder público, a implementação das diretrizes tem se dado pela luta das próprias comunidades”, afirmam os organizadores.

O Seminário, organizado pelo Grupo de Pesquisa EEtnografAR – Etnografias da Educação, do Trabalho e das Geografias dos Povos do Campo (UFRB/CFP/CNPq), busca debater das experiências e possibilidades da construção da Educação Escolar Quilombola na Bahia.

Programação

Manhã

08h – Credenciamento.

08h30min - Mística de Abertura – Discentes da Licenciatura em Educação do Campo do CFP/UFRB.

09h - Mesa Institucional de Abertura – Coordenação professor doutor Tiago Rodrigues Santos.

09h30min - Mesa 01 – A Educação Escolar Quilombola na Bahia: experiências de construção no chão das Escolas Quilombolas – Coordenação: Prof. Carlos Adriano da Silva Oliveira Expositores: Joseilton Purificação (Assessor do CEAQ – Bahia e Membro do Fórum de Educação Quilombola); Michele Matos (Mestranda em Relações Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB) Amilton dos Santos Pereira (Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB).

11h 20min – Debate.

12h – Intervalo para almoço.

Tarde

14h - Mística de Abertura.

14h30min - Painel 01 – Os desafios da construção da Educação Escolar Quilombola: conflitos e resistências Expositores: Professoras/as, Coordenadores/as, Moradores de Comunidades Quilombolas da Bahia.

Evento publicado em: 09/10/2019

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