Fechar
Evento

II Santo Amaro Afro

21/11 a 24/11

Cecult/UFRB e Campus Malês/UNILAB - Santo Amaro e S. Francisco do Conde

O II Santo Amaro Afro: Percurso da Memória, descolonização do saber e um olhar para o afrofuturismo, evento institucional da UFRB, em parceria com a UNILAB, vinculado ao Fórum 20 de Novembro. O evento será realizado na cidade de Santo Amaro/BA, no período de 21 a 23 de novembro de 2017, no campus CECULT da UFRB, e no dia 24 de novembro na cidade de São Francisco do Conde/BA, no campus dos Malês da UNILAB.

Inscrições para monitoria

As atividades de monitoria serão realizadas de 21 a 23 de novembro, em Santo Amaro.

Para auxiliar na organização e execução do evento estão sendo disponibilizadas 30 vagas de monitoria. O candidato deverá ter carga horária mínima de 4 horas nos dias de realização do evento, podendo inscrever-se estudantes da UFRB e de outras instituições de educação superior.

Para participar, basta enviar um e-mail com dados de identificação pessoal e informar em qual instituição de ensino superior está matriculado para o endereço eletrônico: santoamaroafro@evento.ufrb.edu.br

As inscrições podem ser realizadas até 12 de novembro.

Submissão de trabalhos 

As apresentações de trabalho ocorrerão entre os dias 22 e 23 de novembro no CECULT/UFRB.

As propostas de trabalho deverão indicar um dos eixos temáticos:

1 – Percurso da memória

Memória não apenas como algo que lembra o passado, mas que presentifica o próprio jogo das relações sociais, culturais e religiosas. A memória é algo que mobiliza fluxos e tensionamentos e é a manifestação da liberdade de um povo, além de ser a expressão de atitude política e de autoafirmação. Preservá-la é preservar presente, futuro e a identidade da comunidade.

2 – Descolonização do saber

O saber foi colonizado, eurocentrado e etnocentrado, no entanto, há uma série de movimentos sociais que busca descolonizar o saber e abrir espaços para os saberes locais. Refletir sobre as hierarquias ainda existentes e divulgar as lutas, os enfrentamentos, os saberes que estão se sobressaindo e se colocando em pé de igualdade com a oficialidade faz-se necessário, sobretudo no combate ao racismo.

3 – Afrofuturismo

Um dos movimentos cultuais artísticos e políticos mais potentes da atualidade é o afrofuturismo, que parte tanto da memória da ancestralidade, como da descolonização do saber para propor novos e outros olhares sobre as questões da cultura negra. Trata-se de um movimento pluridisciplinar e interartístico que olha para o futuro, sem se desconectar do passado ou das raízes

Cada participante poderá submeter, no máximo, dois resumos como primeiro autor, desde que em eixos diferentes, e até dois resumos para participação como coautoria. Salienta-se que não será cobrada taxa de pagamento para inscrição no evento e/ou submissão dos resumos.

Cada autor que deseja submeter seu resumo à avaliação deverá escolher um dos eixos temáticos da lista ofertada anteriormente e enviar um resumo estruturado informando título, autor (es), introdução, metodologia, conclusões - considerando o limite de 1.000 a 3.000 caracteres com espaço.

Os trabalhos submetidos serão apresentados na modalidade oral e será reservado um período de 15 minutos para cada apresentação, além de um período para intervenções e discussões mediado pelos coordenadores do GT.

As propostas deverão ser apresentadas exclusivamente por meio do envio do resumo para o e-mail santoamaroafro@evento.ufrb.edu.br, no período compreendido entre 19 de outubro a 06 de novembro de 2017, e devem identificar o Eixo Temático principal.

A divulgação das propostas de trabalho aprovadas ocorrerá no dia 13 de novembro de 2017 no site do evento e das instituições organizadoras. Na divulgação será informada a data de apresentação e horário.

Submissão de Trabalhos

Inscrição para Monitoria

Programação

Mais informações: https://www.ufrb.edu.br/cecult

Evento publicado em: 30/10/2017

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!