Fechar
Evento

XIV SEMULPATO - Seminário Multiprofissional de Patologia

17/07 09:00 17:00

Mutuípe

O Seminário Multiprofissional em Patologia (SEMULPATO) está em sua décima quarta versão, já sendo caracterizado como um evento de extensão permanente no Centro de Ciências da Saúde. Nesse semestre o tema central do evento é “Saúde em comunidades vulneráveis”. Os organizadores apostam em um seminário itinerante, transformando essa oportunidade em uma ação científica, cultural e solidária. Os trabalhos acontecem nas cidades do vale do Jiquiriçá, com execução da ação em Mutuípe-BA, município que se originou de uma aldeia de Índios Cariris, adquirida por volta de 1860 uma área por Manuel João da Rocha, que passou a ser conhecida por fazenda Mutum, nome dado pela abundância dessa espécie de aves no local.

Mutuípe está localizado no Sudeste da Bahia, na zona fisiográfica do Recôncavo Sul; se encontra na 29ª Região Administrativa –DIRES e DIREC com sede em Amargosa; Apresenta uma extensão territorial de 358 km. A cidade se encontra a 119 metros de altitude em relação ao nível do mar (em Valença). As estradas que cortam o município de Mutuípe e que fazem a ligação com os outros municípios são: BR420 (passa no centro da cidade) ligando a BR-101 (entroncamento de Laje) a BR-116 (entroncamento de Jaguaquará). Centro polarizador no Vale do Jiquiriçá. Mutuípe mantém um grande fluxo de pessoas e mercadorias devido às atividades econômicas e áreas de serviços com os municípios vizinhos e ainda Amargosa e Santo Antônio de Jesus dos quais dista, respectivamente, 34 e 55Km.

Nessa região aponta condição de endemia de doenças tropicais a citar a Leishmaniose e a Esquistossomose, morbidades prevalentes oriundas de uma franca exposição a zona da mata através da antropização e expressiva contaminação do rio Jiquiriçá, em detrimento a canalização de esgoto para o mesmo, vulnerabilizando assim um contingente populacional expressivo dessa região, gerando prejuízo para manutenção da saúde da população que se expõe de maneira inevitável, além do prejuízo para o turismo loco regional.

Sobre o evento – O SEMULPATO ocorre a cada semestre e os alunos se mobilizam para a sua construção há 60 dias, antecedendo a data de culminância do evento. O seminário envolve discentes dos cursos de graduação em Bacharelado Interdisciplinar Enfermagem, Nutrição e do Bacharelado Interdisciplinar de Saúde, Medicina, Psicologia desse centro. Os estudantes são divididos em 10 grupos para discutir multiprofissionalmente subtemas relacionados ao tema central. Os discentes envolvidos na atividade buscam patrocínio, apoiam as oficinas, promovem a divulgação no meio acadêmico e na comunidade local.

Evento publicado em: 18/06/2019

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!