Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Evento

Jornada Merleau-Ponty

Publicado: 13/03/18

14/03 14:00

Sala de Conferências da Aliança Francesa de Salvador - Salvador

O filósofo francês Maurice Merleau-Ponty completaria 110 anos na próxima quarta-feira, dia 14 de março. Com o propósito de celebrar seu nascimento e reconhecer a presença de sua obra entre nós, acontece a Jornada Merleau-Ponty, uma promoção dos Grupos de Pesquisa Estética e Existência (Filosofia-UFBA) e Corpo e Cultura(Comunicação-UFRB). Tendo o apoio da Aliança Francesa de Salvador, o evento acontecerá na Sala de Conferências de sua sede da Barra, entre 14 e 18 horas.

A atividade contará com uma apresentação geral, sobre a vida e a obra do autor, e duas mesas-redondas que procurarão refletir sobre a importância de suas ideias, para as pesquisas atuais de cada um dos palestrantes. A primeira mesa reunirá dois orientandos de doutorado, Gustavi Marques (Programa de Filosofia / UFBA) e Ethevaldo Cruz (Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade / UFBA). A segunda mesa contará com seus respectivos orientadores, que são também os coordenadores dos dois Grupos de Pesquisa mencionados, os professores Monclar Eduardo Valverde (UFBA) e Renata Pitombo Cidreira (UFRB).

O pensamento de Merleau-Ponty tem, entre outros méritos, a capacidade de aproximar a filosofia das ciências humanas, promovendo também o seu diálogo com as artes. No que se refere mais especificamente a sua contribuição conceitual, o autor redimensiona a démarche fenomenológica, a partir das contribuições da psicologia da Gestalt e da hermenêutica, destacando a experiência corporal, a percepção e o movimento, bem como a expressão verbal, a comunicação e a conduta, em sua dimensão histórica e política.

Suas últimas obras (deixadas inéditas, em grande parte) investigam uma ontologia do ser bruto, a partir da noção de entrelaçamento (quiasma). Apesar de ter vivido apenas 53 anos, suas ideias continuam suscitando admiração e estudos, em várias partes do mundo, como bem atestam diversas publicações sobre ele, entre as quais, a importante revista Chiasmi Internacional, publicada desde 1999 e já com 18 ricas e densas edições.

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

Fim do conteúdo da página