Fechar
Página inicial Notícias UFRB lança Kit Pedagógico Missão Zika Zero contra o Aedes aegypti
Combate

UFRB lança Kit Pedagógico Missão Zika Zero contra o Aedes aegypti

20/07/16 16:29 , 20/07/16 17:00 | 1513
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) fez o lançamento do Kit Pedagógico Missão Zika Zero, na última terça-feira, 19 de julho, no auditório da Biblioteca do campus Cruz das Almas. O material, que tem como público-alvo estudantes das séries fundamentais, foi elaborado pelo Grupo de Trabalho da UFRB contra o Aedes aegypti e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext).

“São as crianças na escola que efetivamente irão levar informações aos seus pais e familiares e alterar a realidade que essas doenças representam para o nosso país. A contribuição da UFRB nesse processo para o recôncavo pode, deve e será bastante significativa”. Em sua fala, o reitor Silvio Soglia destacou a parceria fundamental entre a Universidade, as secretarias de saúde e os comitês de mobilização dos municípios e do estado. Ele ainda lembrou as ações realizadas na UFRB: com o objetivo de combater o mosquito, os mutirões foram realizados em todos os campi da UFRB. “Antes de sair para a rua, nós tínhamos que fazer o dever de casa”, pontua.

Uma das autoras do material pedagógico, a técnica em assuntos educacionais do Núcleo de Formação da Proext, Tábata Dourado, também acredita no potencial multiplicador das crianças. Ela explica o projeto: “a ideia foi utilizar o gênero história em quadrinhos para abordar a temática do combate ao Aedes aegypti com crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental”. Em sua opinião, assim, os estudantes aprendem formas de prevenção e eliminação dos nascedouros do mosquito de uma forma lúdica. Também da Proext, a Coordenadoria de Cultura e Universidade (CCU), Valdíria Rocha, além de falar sobre o projeto de elaboração do material pedagógico, destacou a importância da extensão universitária: “é por meio da troca de conhecimento que nós refazemos a leitura do real e podemos interferir nele de uma forma mais transformadora".

Já a professora Silvia Arantes, coordenadora do grupo de trabalho da UFRB contra o Aedes aegypti, abordou o histórico das doenças transmitidas pelo mosquito e suas conseqüências: a Dengue, a Febre Chikungunya e o Vírus Zika. Explicou ainda a criação do grupo de trabalho (Portaria Nº 146/2016, com base no Decreto Presidencial Nº 8.662/2016), que possui representantes de todos os campi da UFRB.

Kit Pedagógico Missão Zika Zero: na história em quadrinhos, Bia e Vitor são os personagens que vão tentar combater a aproximação do Aedes com roupas apropriadas, raquete, repelente e ainda com a ajuda dos superamigos da natureza, o sapo e a libélula, lembrando da importância do controle biológico e natural das pragas urbanas. Ao final, eles convidam o leitor a também fazer parte da “turma mosquito destruidora”. No material, foram incluídos ainda jogos e curiosidades.

Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mais informações: www.ufrb.edu.br/combateaedes

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!