Fechar
Página inicial Notícias Estudante da UFRB ganha edital do Canal Futura para produzir curta
Curta Universitário

Estudante da UFRB ganha edital do Canal Futura para produzir curta

17/08/16 15:30 , 17/08/16 15:32 | 10200
imagem sem descrição.

O projeto Lélia Gonzalez da estudante Beatriz Santos Vieira, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está entre os vencedores do Edital Curtas Universitários 2016/2017 e será exibido pelo Canal Futura.

No total, foram selecionadas na chamada 20 propostas de reportagem documental, com duração de 13 minutos, que contemplam diversidade de olhares, linguagens e narrativas com relevância contemporânea para o Brasil e para o mundo. As propostas de produção foram apresentadas por estudantes de cursos ligados à área audiovisual em fase de elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O documentário da estudante da UFRB retrata a vida de Lélia Gonzalez, mulher negra, professora e antropóloga brasileira, protagonista na militância junto ao movimento negro e de mulheres. De acordo com a sinopse, trata-se de “um retrato guiado pela voz de ancestrais africanos que apontam no presente rastros da memória de um povo”. O curta encontra-se na fase de pré-produção. As filmagens acontecem entre os meses de setembro e novembro, nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Cachoeira.

Organizadora e idealizadora do Seminário Cinema Negro Brasileiro e pesquisadora do tema mulheres negras nos cinemas negros brasileiros, a estudante Beatriz Vieira considera que o projeto sobre Lélia Gonzalez é, antes de qualquer coisa, resistência. “É a voz do povo negro, que rompe com um silêncio imposto. É a voz e olhar das mulheres negras que afirmam existência e se firmam como sujeitos políticos atuantes na frente de lutas e atrás das câmeras”, definiu, em sua proposta.

Nos dias 28 e 29 de setembro, Beatriz participa de um encontro de capacitação no Rio de Janeiro que irá reunir os demais representantes dos projetos selecionados e profissionais da Rede Globo. Entre palestras, oficinas e visita à Central Globo de Produções, no Projac, estes vão fornecer conteúdo prático para auxiliar os selecionados na construção de cada curta documental.

Os filmes irão ao ar a partir de 2017 na faixa Sala de Notícias, no Canal Futura. O programa é exibido de segunda a sexta, às 14h30, com reprise toda quinta-feira, às 21h00. Os documentários produzidos também permanecem disponíveis no site do programa, no endereço: www.futura.org.br/saladenoticias.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!