Fechar
Página inicial Notícias UFRB inicia implantação de sinalização interna com acessibilidade
Sinalização

UFRB inicia implantação de sinalização interna com acessibilidade

10/01/17 15:26 , 10/01/17 15:26 | 1916
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início à implantação do sistema de sinalização interna em seus campi. Com a informação disponível para leitura em QR-Code e em braile, as placas começaram a ser instaladas na Reitoria, campus Cruz das Almas, na última sexta-feira, 06 de janeiro. A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) e a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) foram os desenvolvedores do sistema de sinalização.

As placas de sinalização em mdf e acrílico têm o objetivo de fornecer uma melhor acessibilidade à comunidade acadêmica.  As placas de informação, a serem disponibilizadas em todas as salas e prédios da UFRB, atendem à norma nacional ABNT 5090 de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

“A sinalização é importante não apenas como um sistema de informação, mas também por promover acessibilidade aos espaços da Universidade, fator que corrobora o atendimento ao interesse público e segue parâmetros da norma nacional de acessibilidade”, explica o superintendente da SEAD, Ariston Cardoso.

O conjunto de informações é formado por duas placas: a) placa central da porta contém o nome da UFRB, sigla da Pró-Reitoria, Superintendência ou Centro de Ensino, sigla da unidade e nome por extenso, telefone, e-mail institucional, código de barras direcionando à página oficial do setor; b) placa com o nome do setor, código de barras para utilização de aplicativo institucional de leitura e sigla em braile para acesso de pessoas com deficiência visual, com altura compatível também a cadeirantes.

Ao fazer a leitura da barra QR-Code, código de barras bidimensional que pode escanear por meio de celulares equipados com câmera, o usuário é direcionado ao site do setor, com descrição e informações sobre serviços ofertados no local. O Laboratório de Tecnologias Educacionais do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) foi o responsável pelas confecções das placas contendo o QR-Code e escrita em braile.

“O projeto tem como perspectiva auxiliar na consolidação da identidade visual da UFRB, com ações nos espaços internos e externos da instituição, e certamente contribuirá para que toda a comunidade se movimente com mais segurança e qualidade”, afirma o pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas.

Além da Reitoria da UFRB, em ordem de atendimento do envio de informações, o Centro de Formação de Professores (CFP) e Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) são os próximos locais onde as placas sinalizadoras serão instaladas, ainda no primeiro semestre de 2017. Os gerentes técnicos das demais unidades devem entrar em contato com a SEAD para responder o formulário para confecção das placas.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!