Fechar
Página inicial Notícias Estudantes do ensino médio do Colégio Cruz das Almas visitam campus da UFRB
Integração

Estudantes do ensino médio do Colégio Cruz das Almas visitam campus da UFRB

22/03/17 08:41 , 22/03/17 10:46 | 3605
imagem sem descrição.

Aproximar os estudantes do ambiente universitário e despertar o interesse pelos cursos do ensino superior. Esse foi o objetivo da visita da turma do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Cruz das Almas ao campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na última sexta-feira, dia 17. Os alunos visitaram laboratórios do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), além do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV), onde puderam conhecer pesquisas e procedimentos realizados nestes locais.

A experiência foi proporcionada por meio do Projeto de Visita Social da UFRB, em que a universidade abre suas portas para receber instituições de ensino e/ou grupos que queiram conhecer seus cursos e campi. As visitas são direcionadas ao interesse dos solicitantes e guiadas pelo Núcleo de Relações Públicas da UFRB. O professor Cristiano Dias, que ensina Matemática no Colégio Cruz das Almas, acompanhou os alunos e relatou o entusiasmo deles em conhecer de perto práticas dos cursos que pretendem ingressar futuramente. “Essa turma já havia demonstrado interesse nas áreas de Engenharia e Agrárias. Trazê-los até a universidade é aumentar esse entusiasmo”, disse.

A primeira visita do grupo foi ao Laboratório Multifuncional I do CCAAB, no Bloco M. A turma foi recebida pela técnica em Química, Elisângela dos Santos, que apresentou o local e falou sobre suas funcionalidades. O professor Cristiano aproveitou para esclarecer sobre os cuidados que o pesquisador deve ter ao utilizar os laboratórios para fazer os experimentos, como higienização do ambiente de trabalho e uso de luvas e jalecos. No mesmo bloco, os alunos também conheceram o Laboratório de Recursos Genéticos Vegetais e o professor relembrou alguns assuntos da área de Biologia já estudados pela turma, como separação de substâncias.

Foi o primeiro contato da estudante Paula Araújo, que pretende cursar Medicina, com a universidade e os laboratórios. Ela achou interessante conhecer, de forma mais detalhada, os cuidados dos pesquisadores em manter a organização do seu ambiente de trabalho. A importância desses procedimentos também foi destacada na visita ao Laboratório de Fitoquímica do CCAAB, no bloco L. Nele, os estudantes foram recebidos pela doutoranda Sara Brito, do programa em Ciências Agrárias, que falou de sua pesquisa sobre o uso dos compostos bioativos das plantas medicinais na agricultura. “A principio vocês podem achar um bicho de sete cabeças, mas aqui lidamos com o básico de Química e Física que vimos na escola”, explicou.

Já o estudante Pedro Augusto, que pretende cursar Engenharia Mecânica, ficou mais interessado na visita ao Laboratório de Física Geral e Experimental III do CETEC, no bloco T. Lá, a turma foi recebida pelo técnico de Laboratório, Augusto César Carvalho, que falou sobre a importância de alguns conceitos desenvolvidos pela Física para outras disciplinas e demonstrou práticas das aulas de Eletromagnetismo. Pedro acompanhou tudo e aproveitou a visita para esclarecer suas dúvidas sobre o curso e a universidade. “Estou vendo que aqui tem uma boa estrutura para ensino e pesquisa e isso vai me ajudar bastante”, disse. “Vocês têm uma universidade federal na porta de casa, a maioria não tem a possibilidade conhecer isso de perto”, incentivou Augusto.

A visita foi finalizada no Hospital Veterinário, onde os estudantes foram recebidos pela assistente social Andressa de Oliveira, que apresentou as instalações e falou sobre o funcionamento do local. O professor Cristiano já garantiu nova visita à UFRB em breve. Outros colégios que desejarem conhecer os campi da UFRB devem entrar em contato com o Núcleo de Relações Públicas por meio do formulário disponível online em: www.ufrb.edu.br/ascom/visita-social. As solicitações devem ser efetuadas em até 15 dias antes da visita.

Confira as fotos:

 

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!